Você está aqui: Página Inicial > Notícia > TV Digital Interativa abre portas para escola do século XXI

Todas as notícias Categorias

16/12/2003 Undime

TV Digital Interativa abre portas para escola do século XXI

Ao lançar, no 15 de dezembro, o programa TV Escola Digital Interativa, o Ministro da Educação, Cristovam Buarque, destacou a importância de se dar o primeiro passo para colocar a escola pública brasileira no século XXI. “Do ponto de vista técnico, pela sua modernidade; e do ponto de vista ético, por ser um instrumento que vai chegar a todas as escolas, em todos os lugares”, disse Cristovam.

A TV Escola Digital Interativa, desenvolvida com tecnologia brasileira, será implantada imediatamente em 18 escolas públicas e em sete núcleos de tecnologias da educação no Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. A nova tecnologia vai permitir que professores e alunos tenham acesso a conteúdos para pesquisa e estudo, usando programas para TV, independente da escola ter acesso à internet. De acordo com Cristovam Buarque, em 2004, ela estará em pelo menos uma escola de cada município e, em quatro anos, em todas as 180 mil escolas públicas.

Na avaliação do Ministro da Educação, a chegada da TV Escola Digital Interativa é um passo importante na solução do problema da exclusão social. “A desigualdade é produzida pela diferença na educação que recebem os alunos, mas a igualdade na educação não vai ser atingida sendo todos os prédios das escolas iguais, o que seria impossível, nem quando todos os professores tiverem os mesmos salários, o que é uma luta nossa”, disse. E continuou: “Mas ter uma televisão com acesso às coisas do mundo inteiro em cada escola, isso é possível e a gente vai fazer”.

O Ministro destacou que o programa tem custo baixo quando comparado com outras alternativas – que dependem de telefone, cabos e internet – porque, além de precisar apenas de um satélite e de um aparelho de TV, foi criado por uma equipe dedicada de profissionais do Ministério.

Revolução escolar – O chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Ministro Luiz Gushiken, que participou do lançamento da TV Escola Digital Interativa, afirmou que, com o programa, o Ministério da Educação “está fazendo uma revolução nas escolas, a partir de uma tecnologia singular e brasileira”. Jorge Werthein, representante da Unesco, no Brasil, lembrou que a base para definir uma combinação apropriada ao sucesso da educação tem alguns fatores. Entre eles, a aprendizagem, que é um processo que envolve tanto atividades interativas quanto aquelas que podem ser realizadas de forma independente pelos alunos; e que os livros podem ser enriquecidos pelas mídias, como peças fundamentais na construção do conhecimento.

Convite – Durante o lançamento, Jorge Werthein, a pedido do diretor da Unesco, Koichiro Matsuura, convidou o Ministro Cristovam Buarque a apresentar o TV Escola Digital Interativa na reunião dos nove países mais populosos do mundo, que se realizará a partir do dia 18 deste mês, no Cairo.


Parceria institucional