Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Semec e Itaú assinam convênio que envolve escolas de Belém

Todas as notícias Categorias

24/03/2004 Undime

Semec e Itaú assinam convênio que envolve escolas de Belém

Na última quinta-feira, 12 de fevereiro, o prefeito Edmilson Rodrigues e a secretária municipal de Educação, professora Luciene Medeiros, assinaram convênio com o Banco Itaú para a promoção de um concurso de redação sobre os símbolos de Belém.

A iniciativa partiu do Banco Itaú, que estará lançando oficialmente no dia 4 de março, a Campanha "Eleja Belém", com o objetivo de escolher um símbolo que melhor represente a capital paraense. Além da votação popular, uma das ações da campanha será o concurso de redação, que vai envolver as 59 unidades de educação do município.

O concurso é dirigido a alunos de 8 a 12 anos do ensino fundamental, dos ciclos 1, 2 e 3. As redações, de no máximo 30 linhas, deverão ter como tema um dos símbolos indicados na cédula da campanha que irá a votação popular. São eles: Basílica de Nazaré, Ver-o-Peso, Rua das Mangueiras (Av. Nazaré), Praça Batista Campos, Estação das Docas e Teatro da Paz. "Além de estimular a participação na campanha, o concurso vai ajudar as crianças a conhecer melhor os símbolos históricos da cidade, através da pesquisa que deverá ser feita para compor as redações", diz Edelver Carvalho, diretor comercial do banco Itaú.

Para a secretária municipal de educação, o concurso "é mais uma oportunidade que a rede possui de estimular a produção escrita, a imaginação e a argumentação das crianças e adolescentes que se formam na Escola Cabana". Por isso, segundo a secretária, as atividades do concurso serão integradas ao Projeto Político-Pedagógico Municipal, como elemento de complementação curricular de forma multi e interdisciplinar.

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Edmilson Rodrigues elogiou a iniciativa do Banco Itaú e agradeceu a participação de Belém no projeto. "Cabe a nós agradecer essa iniciativa. A campanha mostra que o banco não desenvolve apenas projetos para alavancar lucros, mas também aproveita essa força financeira para alimentar a auto-estima da população e o reconhecimento, por parte dos paraenses, de sua história, de suas riquezas culturais", disse o prefeito.

Para ele, o concurso veio em ótima hora e acabou sendo incorporado às comemorações do aniversário da cidade. Os alunos das escolas públicas municipais que melhor expressarem, através de texto, os argumentos sobre os elementos simbólicos mais representativos da capital paraense serão premiados. Aos vencedores, o Banco Itaú oferece: 1° lugar: três computadores (um para o aluno, um para a escola e um para o professor), 2° lugar: três duetos TV/Vídeo (um para a escola, um para o aluno e um para o professor orientador) e 3° lugar: três televisores de 20 polegadas (um para a escola, uma para o aluno e um para o professor).

Estado - A comitiva do Banco Itaú, composta pelo diretor comercial, Edelver Carnovali, pelo superintendente comercial da Região Norte e Nordeste, Luís Jerônimo Borges, e por Teresa Parente, gerente regional do banco, também se reuniu, com o governador do Estado, Simão Jatene, na Granja do Icuí, em Ananindeua. A audiência foi para apresentar a campanha "Eleja Belém" e para fazer um primeiro contato com o governo, a fim de estender o concurso de redação às escolas da rede estadual de ensino.

Jatene parabenizou a iniciativa do banco e disse que o Estado dará todo o apoio necessário à campanha que, segundo o governador, "contribui para elevar a auto-estima do povo paraense e para o projeto de desenvolvimento do Estado". Para Jatene, o local que será escolhido como símbolo de Belém não é o ponto mais importante da campanha. "Eu acho que a questão fundamental é provocar a reflexão no cotidiano das pessoas sobre a cidade que elas vivem, a beleza dos locais, do patrimônio histórico e cultural de Belém", explicou o governador.

No final do encontro, Carnovali convidou o governador a votar, depois do lançamento oficial da campanha. Jatene, em tom de brincadeira, pediu "mas que seja secreto, pelo amor de Deus. A única coisa que eu não posso é revelar meu voto".


Parceria institucional