Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Saeb relaciona desmotivação de professores com desempenho dos alunos

Todas as notícias Categorias

11/11/2003 Undime

Saeb relaciona desmotivação de professores com desempenho dos alunos

O Ministério da Educação (MEC) formulou, na edição deste biênio do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), um questionário que tem como objetivo analisar se há ligação entre o grau de satisfação dos professores com o baixo desempenho dos estudantes. O questionário foi entregue aos professores da quarta a oitava série do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio, atingindo 17 mil educadores, do dia 04 a 07 deste mês.

No total, são 21 itens que pretendem verificar o impacto emocional que causa aos professores os baixos salários, a infra-estrutura escolar, as suas deficiências de formação, as jornadas exaustivas e o fenômeno da violência nas escolas. A preocupação do MEC é que com o esgotamento físico, mental e afetivo do professor, certamente, o resultado será um menor rendimento e inadequação ao trabalho, além de uma atitude fria e indiferente em sala de aula.

Tanto desanimo está sendo classificado como uma doença, a Síndrome de Burnout (exaustão do professor), que precisa ser tratada. Segundo informações no site do MEC, a síndrome afeta gravemente a relação ensino-aprendizagem. Segundo estudo de 1999, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e do Laboratório de Psicologia da Universidade de Brasília, um terço dos professores das redes estaduais de ensino do País padece da "doença".

Atualizado em 2002, e incluindo professores das redes municipal e particular, o estudo mostra que 46% dos educadores de todos os sistemas de ensino de Nível Básico (ensino fundamental e médio) enfrentam exaustão emocional, seja moderada ou alta, e 32% têm baixo envolvimento no trabalho. Os resultados desses questionários serão apurados no primeiro semestre de 2004 e fornecidos às secretarias de Educação estaduais e municipais.


Parceria institucional