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19/01/2007 Undime

Projetos de comunicação na escola publicam mais de 1,5 milhão de exemplares em 2006

Utilizando jornais alternativos como suporte pedagógico e ferramenta de mobilização em campanhas pela saúde sexual de crianças e adolescentes e contra a desertificação do semi-árido, os projetos de comunicação na escola coordenados pela organização não-governamental Comunicação e Cultura viabilizaram em 2006 a publicação de 1.584.629 exemplares de jornais escolares e estudantis em quatro estados brasileiros (CE, PE, BA e PA). O peso maior é no Ceará, onde circulam aproximadamente 91,5% desta tiragem.

Para lidar de forma diferente com crianças e com adolescentes, a atuação é desenvolvida por meio de dois projetos. O mais amplo deles, o Primeiras Letras, é responsável por 89,90% da tiragem total e trabalha com o Ensino Fundamental. Nele, é o professor quem coordena a preparação do jornal na escola, com conteúdo produzido pelos alunos. Já no Clube do Jornal, os adolescentes do Ensino Médio protagonizam a publicação das edições.

No Ceará, o Clube do Jornal é desenvolvido em 32 municípios atendendo 102 escolas públicas, com previsão de ampliação para 200 escolas. Já o Primeiras Letras está em 880 escolas públicas em 104 municípios cearenses. A saúde sexual é o tema do concurso do Primeiras Letras em 2006, mobilizando todos os professores e alunos envolvidos no projeto a pensarem a questão e produzirem conteúdo sobre ela.

Outra conquista do Primeiras Letras este ano foi o lançamento do Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br), onde o projeto congrega a comunidade da Rede Jornal Escola, formada por professores, estudantes, gestores públicos e pelas ONGs que disseminam o Primeiras Letras em mais de 1.000 escolas nos estados do Ceará, Pará, Pernambuco e Bahia. Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos, que conta com o apoio da UNESCO e UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Para publicar jornais escolares e estudantis pelo Primeiras Letras, as escolas podem fechar convênio com as instituições disseminadoras (o Comunicação e Cultura, no caso do Ceará) através da secretaria municipal de educação ou através de uma parceria direta com a ONG. Municípios distantes de Fortaleza podem ter capacitação à distância pela Internet, através do Portal do Jornal Escolar.

Além de sala de aula virtual, com acompanhamento pessoal, também serão lançados em janeiro no portal os tutoriais de utilização das versões mais recentes de programas para editoração, como PageMaker, OpenOffice, Publisher e Corel Draw, especialmente desenvolvidos pela ONG para o público nas escolas. Um dos grandes desafios de 2007 será envolver também as escolas particulares no jornalismo escolar.

Para entrevistas
Coordenadora do Primeiras Letras no Ceará – Elisângela Albuquerque (85) 3455.2168 e 9997.2395, primeirasletras@comcultura.org.br
Coordenadora do Clube do Jornal no Ceará – Neuma Morais (85) 3455.2161 e 8899.1463, clubedojornal@comcultura.org.br


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