24/11/2003 Undime
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, neste ano apresentou vários projetos voltados para a arte e cultura, envolvendo as escolas e a comunidade.
A professora Ana Leila Galvão, secretária de Educação e Cultura de Brasiléia e presidenta da Undime/ AC, idealizou juntamente com sua equipe, um projeto que contemplasse os alunos com arte, cultura e entretenimento. Assim surgiu o Projeto Teatro na Escola, elaborado pela Semec/Brasiléia e financiado pelo governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura Elias Mansour.
O projeto caracteriza-se por ser uma iniciativa inédita no município. Envolvendo 350 alunos do ensino Infantil e do Ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, possibilitou às crianças a oportunidade de conhecer teatro e suas variadas modalidades (teatro de máscaras, fantoches, dramatização, narração de histórias, etc.), assim como foi possível identificar muitos talentos na comunidade local.
Segundo os diretores de escola, coordenadores, professores e os pais dos alunos, esta iniciativa trouxe mudanças significativas no cotidiano escolar, uma vez que pode-se perceber o interesse e a dedicação de todos os envolvidos no processo, que teve início com as oficinas, memorização de textos e ensaios, finalizando com um grande espetáculo no Centro Cultural de Brasiléia.
O sucesso do Projeto deve-se às preciosas parcerias firmadas com empresas locais, o Centro de Qualificação do município, Coordenação do Centro Cultural, Grupo Teatro na Fronteira, núcleo da Ufac, os pais dos alunos e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.
A coordenadoras do Projeto, Professora Denise Moreira e Maria Auxiliadora Castro, em pronunciamento no dia do encerramento, expressaram a importância do Projeto e demonstraram-se emocionadas por virem concretizar-se um trabalho de dois meses, em que as instrutoras do Projeto, Sátila e Gleyce, percorreram todas as escolas, orientando e ensaiando as peças a serem apresentadas. Para elas, é muito importante que este trabalho tenha continuidade, oportunizando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das crianças participantes e abrindo espaço as demais que não foram contempladas neste 1° momento.
O encerramento do Projeto aconteceu dia 4 de novembro, no Centro Cultural Sebastião Dantas Barroso, durante todo o período da manhã e da tarde, onde foram apresentadas 16 peças teatrais, tendo como espectadores, autoridades do município, comunidade local, escolas do município e escolas do município vizinho de Epitaciolândia.
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, neste ano apresentou vários projetos voltados para a arte e cultura, envolvendo as escolas e a comunidade.A professora Ana Leila Galvão, secretária de Educação e Cultura de Brasiléia e presidenta da Undime/ AC, idealizou juntamente com sua equipe, um projeto que contemplasse os alunos com arte, cultura e entretenimento. Assim surgiu o Projeto Teatro na Escola, elaborado pela Semec/Brasiléia e financiado pelo governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura Elias Mansour.O projeto caracteriza-se por ser uma iniciativa inédita no município. Envolvendo 350 alunos do ensino Infantil e do Ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, possibilitou às crianças a oportunidade de conhecer teatro e suas variadas modalidades (teatro de máscaras, fantoches, dramatização, narração de histórias, etc.), assim como foi possível identificar muitos talentos na comunidade local.Segundo os diretores de escola, coordenadores, professores e os pais dos alunos, esta iniciativa trouxe mudanças significativas no cotidiano escolar, uma vez que pode-se perceber o interesse e a dedicação de todos os envolvidos no processo, que teve início com as oficinas, memorização de textos e ensaios, finalizando com um grande espetáculo no Centro Cultural de Brasiléia.O sucesso do Projeto deve-se às preciosas parcerias firmadas com empresas locais, o Centro de Qualificação do município, Coordenação do Centro Cultural, Grupo Teatro na Fronteira, núcleo da Ufac, os pais dos alunos e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação.A coordenadoras do Projeto, Professora Denise Moreira e Maria Auxiliadora Castro, em pronunciamento no dia do encerramento, expressaram a importância do Projeto e demonstraram-se emocionadas por virem concretizar-se um trabalho de dois meses, em que as instrutoras do Projeto, Sátila e Gleyce, percorreram todas as escolas, orientando e ensaiando as peças a serem apresentadas. Para elas, é muito importante que este trabalho tenha continuidade, oportunizando o desenvolvimento e aperfeiçoamento das crianças participantes e abrindo espaço as demais que não foram contempladas neste 1° momento.O encerramento do Projeto aconteceu dia 4 de novembro, no Centro Cultural Sebastião Dantas Barroso, durante todo o período da manhã e da tarde, onde foram apresentadas 16 peças teatrais, tendo como espectadores, autoridades do município, comunidade local, escolas do município e escolas do município vizinho de Epitaciolândia.