21/08/2012 Undime
O Encontro Nacional do Projeto Educando com Horta Escolar e a Gastronomia vai reunir nesta terça e quarta-feira, em Brasília, os secretários de educação dos municípios que aderiram ao projeto. Desenvolvido em 2012, ele é resultado de uma parceria do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/ UnB) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/ MEC).
Atualmente, o projeto representa a continuidade do Projeto Educando com a Horta Escolar, desenvolvido entre 2005 e 2009 pelo FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em cerca de 70 municípios do país. A revisão da metodologia das formações e a incorporação da gastronomia como instrumento pedagógico dão novos ganhos ao projeto, como o fortalecimento da sustentabilidade ambiental e da educação alimentar e nutricional.
Durante o evento, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar gestores municipais para implementação e desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, serão apresentadas as experiências bem sucedidas.
Os secretários municipais de educação e os coordenadores do projeto de Porto Seguro e da cidade goiana de Formosa irão mostrar a experiência de sua implantação, das dificuldades iniciais até este momento. As duas, entre outras cidades, tornaram-se referência internacional e recebem com regularidade, a visita de estrangeiros interessados em levar o exemplo brasileiro de alimentação escolar e de hortas pedagógicas para seus países.
As formações, iniciadas em abril deste ano em dez polos ? cidades parceiras do projeto que recebem os multiplicadores de municípios da região e fornecem condições de infraestrutura e logística para cinco dias de atividades ?, entraram agora no final de julho em sua segunda fase, que deverá ser encerrada em outubro. A partir daí, os multiplicadores entram na terceira etapa presencial do projeto, quando deverão mostrar se já conseguiram dinamizar o currículo escolar utilizando os conceitos e técnicas das áreas de educação, nutrição, horta e gastronomia como instrumentos didáticos inter e transdisciplinares, visando a integração da vida escolar com a vida cotidiana na sociedade.
Mais de 170 municípios participam do projeto, que recebeu também a adesão dos governos de três estados e do Distrito Federal.
[caption id="attachment_7535" align="aligncenter" width="422" caption="(Foto: portal CET/ UnB)"][/caption]
Programação
Terça-feira (21/08)10h ? Abertura Oficial 18h - Encerramento
Quarta-feira (22/08)8h- Abertura 16h ? Encerramento
Informações: (61) 3107-6004
O Encontro Nacional do Projeto Educando com Horta Escolar e a Gastronomia vai reunir nesta terça e quarta-feira, em Brasília, os secretários de educação dos municípios que aderiram ao projeto. Desenvolvido em 2012, ele é resultado de uma parceria do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/ UnB) com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/ MEC). Atualmente, o projeto representa a continuidade do Projeto Educando com a Horta Escolar, desenvolvido entre 2005 e 2009 pelo FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em cerca de 70 municípios do país. A revisão da metodologia das formações e a incorporação da gastronomia como instrumento pedagógico dão novos ganhos ao projeto, como o fortalecimento da sustentabilidade ambiental e da educação alimentar e nutricional. Durante o evento, que tem por objetivo mobilizar e sensibilizar gestores municipais para implementação e desenvolvimento de ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, serão apresentadas as experiências bem sucedidas. Os secretários municipais de educação e os coordenadores do projeto de Porto Seguro e da cidade goiana de Formosa irão mostrar a experiência de sua implantação, das dificuldades iniciais até este momento. As duas, entre outras cidades, tornaram-se referência internacional e recebem com regularidade, a visita de estrangeiros interessados em levar o exemplo brasileiro de alimentação escolar e de hortas pedagógicas para seus países. As formações, iniciadas em abril deste ano em dez polos ? cidades parceiras do projeto que recebem os multiplicadores de municípios da região e fornecem condições de infraestrutura e logística para cinco dias de atividades ?, entraram agora no final de julho em sua segunda fase, que deverá ser encerrada em outubro. A partir daí, os multiplicadores entram na terceira etapa presencial do projeto, quando deverão mostrar se já conseguiram dinamizar o currículo escolar utilizando os conceitos e técnicas das áreas de educação, nutrição, horta e gastronomia como instrumentos didáticos inter e transdisciplinares, visando a integração da vida escolar com a vida cotidiana na sociedade. Mais de 170 municípios participam do projeto, que recebeu também a adesão dos governos de três estados e do Distrito Federal. [caption id="attachment_7535" align="aligncenter" width="422" caption="(Foto: portal CET/ UnB)"][/caption] Programação Terça-feira (21/08) 10h ? Abertura Oficial 18h - Encerramento Quarta-feira (22/08) 8h- Abertura 16h ? Encerramento Informações: (61) 3107-6004