Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Programa Escola Aberta em Belo Horizonte comemora dois anos

Todas as notícias Categorias

23/11/2006 Undime

Programa Escola Aberta em Belo Horizonte comemora dois anos

O  Programa Escola Aberta na Escola Plural, que passou a ser referência do MEC para todo o País como exemplo de gestão, comemora o seu segundo ano na capital mineira. O Escola Aberta na Escola Plural foi pioneiro em  Minas Gerais, lançado como projeto piloto, no dia 30 de outubro de 2004.  As comemorações começam no próximo dia 18 e vão até o dia 25 de novembro em todas as regionais.

O Escola Aberta consiste na abertura das escolas públicas municipais nos finais de semana, oferecendo atividades e oficinas de esportes, direitos humanos, sexualidade, meio ambiente, artesanato, geração de renda e cultura embasados nos valores da cultura de paz, educação para a tolerância, compreensão e respeito às diferenças. Em Belo Horizonte, são 85 escolas funcionando todos os finais de semana com variada programação.

O investimento no Programa tem como resultado uma maior proximidade  da comunidade com a escola e ajuda a reduzir o vandalismo, a depredação e o índice de violência dentro das escolas e adjacências. Além disso, o Escola Aberta contribui para novas frentes de trabalho com oficinas e cursos que propiciam geração de renda e abrem oportunidades, qualificando a comunidade escolar para o  mercado de trabalho.

Programação

Neste final de semana acontecem as primeiras comemorações pelo 2º aniversário do Escola Aberta na Escola Plural. No sábado, dia 18, a regional Centro-Sul realiza evento na Escola Municipal Senador Levindo Coelho, na rua Caraça, 910, Serra. Já a Regional Noroeste comemora o aniversário do programa na Escola Municipal Luigi Toniolo, na rua Mafra, 124, Coqueiros, e a Regional Pampulha, na Praça da Igreja São Francisco de Assis.

No domingo, dia 19, a Regional Barreiro celebra o aniversário do programa na Escola Municipal Luiz Gonzaga Júnior, na rua Maria Pereira Damasceno, 65, Vale do Jatobá, e a Regional Oeste faz sua comemoração no Parque do Estrela Dalva.

Formação

Nos dias 8 e 9 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte reuniu diretores, professores comunitários, agentes de saúde e coordenadores escolares que participam do Programa Escola Aberta no primeiro encontro de formação,  realizado  pela Secretária Municipal de Educação (SMED), MEC e Unesco  em parceria com a ONG Cidade  Escola Aprendiz .

Cerca de 400 profissionais e as 85 escolas municipais, que integram o Programa Escola Aberta em Belo Horizonte, participam da formação que terá 40 horas presenciais e também aulas à distância.  O encerramento será no final do mês, com encontros nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Assim, a Prefeitura visa contribuir com a qualificação dos profissionais envolvidos em seus programas para atuarem junto às comunidades nas quais as escolas estão inseridas, no sentido de ampliar seus olhares para a educação formal e a não formal, considerando os diversos lugares da cidade como diferentes espaços de aprendizagem.


Parceria institucional