Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Professores da rede estadual deixam 330 mil sem aulas em Mato Grosso do Sul

Todas as notícias Categorias

25/03/2003 Undime

Professores da rede estadual deixam 330 mil sem aulas em Mato Grosso do Sul

Aproximadamente 330 mil alunos de 368 escolas estaduais da Capital e interior do Estado de Mato Grosso do Sul devem ficar sem aulas nesta terça, em decorrência de paralisação promovida pelos servidores públicos da educação, que reivindicam reposição salarial de 35% para professores e especialistas e 49% para funcionários administrativos.

Segundo a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), a paralisação é uma advertência para o Governo do Estado, que há quatro anos não repõe as perdas salariais da categoria e até o momento ainda não definiu uma política nesse sentido para os trabalhadores de educação. Às 8 horas desta terça, acontece assembléia geral da categoria na sede da entidade. Em seguida, os servidores farão manifestação no Parque dos Poderes. Também estão previstas atividades de mobilização no interior do Estado.

Além da paralisação, existe ainda indicativo de greve geral da categoria para o dia 14 de abril, o que pode complicar a situação dos alunos, que já terão que assistir a aulas durante pelo menos 12 sábados, devido ao adiamento do início do ano letivo.

Apesar da promessa de greve, o secretário estadual de Gestão Pública, Ronaldo Franco, reafirmou na segunda que o Governo do Estado não tem condições de promover reajuste salarial para o setor, em função de previsão de déficit para este ano nas contas públicas. “O Governo entende que há uma defasagem salarial entre a categoria, mas não têm recursos garantidos para isso. A prioridade é pagar o funcionalismo em dia, e também estamos trabalhando para pagar o 13º com recursos próprios”, disse.


Parceria institucional