16/02/2004 Undime
Uma nova proposta para o ensino de Matemática está sendo desenvolvida pelo professor Cristiano Alberto Muniz, da Faculdade de Educação da UnB. Sob o nome (Re)Educação Matemática: a mediação do conhecimento matemático, o trabalho de Muniz, desenvolvido desde o início da década de 1990, tem por princípio compreender a dificuldade do professor como mediador do conhecimento pelo aluno. Em seu trabalho, Muniz descobriu que alunos que apresentam mais dificuldade para assimilar a matemática demonstram grande facilidade de aprendizado fora da escola. “Existe, geralmente, uma visão deturpada dos professores, que não reconhecem a produção cognitiva da criança na atividade matemática”, disse.
Depois de mais de uma década de pesquisas, Muniz aponta duas soluções para o ensino de matemática: a utilização de jogos e o respeito, por parte dos professores, pelos procedimentos próprios dos alunos nas respostas das situações expostas em sala de aula. A escola-classe da SQN 312, em Brasília, foi a primeira a adotar o método do pesquisador. Ele trabalhou com alunos do Paranoá (Distrito Federal) para elaborar a dissertação de mestrado e analisou o desempenho de crianças que utilizavam a Ludoteca de Paris, a maior da Europa, para concluir a tese de doutorado.
Mudança – Para o projeto atingir o objetivo, os professores devem mudar de postura na maneira de ensinar a disciplina. A professora Sueli Brito Freitas, da escola-classe da SQN 304, que trabalhou na equipe da escola da SQN 312, considera o trabalho interessante, pois mexe com os processos de construção do conhecimento pelas crianças. “Tentamos entender o que se passa na mente delas. Isso facilita a aprendizagem e as torna elementos participantes de construção do conhecimento”, disse.
O projeto, que reúne crianças da primeira à quarta série, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB desde 2000, será difundido em outras escolas do Distrito Federal.
Uma nova proposta para o ensino de Matemática está sendo desenvolvida pelo professor Cristiano Alberto Muniz, da Faculdade de Educação da UnB. Sob o nome (Re)Educação Matemática: a mediação do conhecimento matemático, o trabalho de Muniz, desenvolvido desde o início da década de 1990, tem por princípio compreender a dificuldade do professor como mediador do conhecimento pelo aluno. Em seu trabalho, Muniz descobriu que alunos que apresentam mais dificuldade para assimilar a matemática demonstram grande facilidade de aprendizado fora da escola. “Existe, geralmente, uma visão deturpada dos professores, que não reconhecem a produção cognitiva da criança na atividade matemática”, disse.Depois de mais de uma década de pesquisas, Muniz aponta duas soluções para o ensino de matemática: a utilização de jogos e o respeito, por parte dos professores, pelos procedimentos próprios dos alunos nas respostas das situações expostas em sala de aula. A escola-classe da SQN 312, em Brasília, foi a primeira a adotar o método do pesquisador. Ele trabalhou com alunos do Paranoá (Distrito Federal) para elaborar a dissertação de mestrado e analisou o desempenho de crianças que utilizavam a Ludoteca de Paris, a maior da Europa, para concluir a tese de doutorado.Mudança – Para o projeto atingir o objetivo, os professores devem mudar de postura na maneira de ensinar a disciplina. A professora Sueli Brito Freitas, da escola-classe da SQN 304, que trabalhou na equipe da escola da SQN 312, considera o trabalho interessante, pois mexe com os processos de construção do conhecimento pelas crianças. “Tentamos entender o que se passa na mente delas. Isso facilita a aprendizagem e as torna elementos participantes de construção do conhecimento”, disse.O projeto, que reúne crianças da primeira à quarta série, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB desde 2000, será difundido em outras escolas do Distrito Federal.