Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Presidente Figueiredo: Escolas e transporte escolar para o município

Todas as notícias Categorias

18/03/2004 Undime

Presidente Figueiredo: Escolas e transporte escolar para o município

A construção de duas escolas novas e a reforma total de uma já construída em Presidente Figueiredo serão executadas pelo governo do Amazonas nos próximos dias, que somadas a outras ações irá investir R$ 12 milhões neste ano de 2004 naquele município. O governador Eduardo Braga liberou ainda R$ 50 mil para a locação de 14 ônibus para o transporte escolar.

No último sábado, a secretária de Estado de Educação, Vera Edwards esteve em Presidente Figueiredo com o governador Eduardo Braga e pôde constatar as condições da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro, que será reformada. Atendendo a 1.372 alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série, ensino médio e do projeto de Educação de Jovens e Adultos, a escola está precisando de novas carteiras escolares, reforma dos banheiros, troca dos quadros brancos, pintura geral, troca do forro e das janelas e portas.

“Todos os anos fazemos reformas. Há escolas que realmente estão sem passar por reparos há alguns anos, mas precisamos ensinar a comunidade estudantil a preservar as escolas. Em Manaus, temos escolas reformadas em um dia e no outro elas já estão pichadas”, apontou Vera Edwards.

Com apenas uma escola estadual no município, até o final do ano Presidente Figueiredo irá contar com duas novas escolas, cada uma com 16 salas de aula. Uma será construída no quilômetro 179 da BR- 174 e a outra será na sede do próprio município, no quilômetro 107. “O município de Figueiredo tem muitos ramais. O governador Eduardo Braga anunciou o asfaltamento de 285 quilômetros de ramais, o que corresponde a mais de 50% das vicinais existentes no município. A construção de uma escola fora da sede e mais próxima das comunidades era mais do que necessária”, destacou a secretária.

Vera Edwards informa que o transporte dos alunos dessas comunidades até as escolas em que estão matriculados era outro problema enfrentado pelas comunidades de Presidente Figueiredo e que agora será sanado. “A locação de ônibus é uma das alternativas viáveis em curto prazo para garantir a permanência dos alunos residentes à margem da BR 174, AM-240, ramais, comunidades, Vila Balbina, bem como os da sede do município nas escolas, objetivando diminuir a evasão escolar e aumentar o nível de escolaridade da população municipal. Uma das metas é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano de Figueiredo, que atualmente é um dos melhores do Estado”, explicou a secretária.


Parceria institucional