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30/06/2008 Undime

Pesquisa Experiências em Jornada Ampliada no Ensino Fundamental

O Ministério da Educação, em parceria com a UNIRIO, a UFPR, a UnB e a UFMG realizam o estudo Educação Integral e(m) tempo integral no ensino fundamental: concepções e práticas na educação brasileira. A pesquisa tem como objetivo mapear a existência de experiências, projetos e políticas de ampliação da jornada escolar, vinculadas a sistemas, redes ou instituições públicas de ensino fundamental, além de avaliar quantitativa e qualitativamente essas experiências. A finalidade é a de subsidiar a proposição de políticas públicas voltadas para a implementação da educação integral no país. Cada uma das universidades integrantes do estudo será responsável por avaliar os resultados de um grupo de estados.

Responda o questionário e participe da Pesquisa. Clique aqui

Saiba mais sobre Jornada Ampliada

1. O que significa "experiências de jornada ampliada"?

Usamos essa expressão, na pesquisa, para designar os projetos e experiências que ampliam o tempo de permanência do aluno, na escola, para além do mínimo estabelecido pela LDB, que é de 4 horas diárias.

2. Devo responder o questionário considerando só as escolas municipais ou as estaduais também?

Responda o questionário considerando a rede de ensino em relação à qual essa tarefa lhe foi designada. Ex: se preencher o questionário foi uma tarefa designada a você como funcionário(a) da rede municipal de ensino, responda considerando apenas essa rede. No caso, um(a) funcionário(a) da rede estadual, será solicitado(a) a responder o questionário referente a ela.

3. O Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, pode ser considerado como experiência de jornada ampliada?

O Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, não será considerado como jornada ampliada se não se constituir em um projeto proposto por uma escola ou rede de ensino, com o objetivo de complementar a jornada escolar, e sim um projeto específico do Ministério dos  Esportes. Se ele estiver vinculado a uma proposta da escola de jornada ampliada, então ele será considerado. Ou seja, o fato de crianças da escola freqüentarem um Projeto (ainda que em espaços escolares) não significa que a escola tenha um projeto de jornada ampliada. O mesmo ocorre quando as crianças freqüentam, no contra-turno escolar (horário oposto ao das aulas regulares), um projeto específico de uma ONG, sem ter vínculo com a escola. Isso também não caracteriza jornada escolar ampliada.

 


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