24/11/2003 Undime
Ao contrário do que frequentemente pensamos, os pais também têm um papel central no desenvolvimento das habilidades cognitivas, ou seja, da inteligência dos filhos. Muitas vezes, acreditamos que este é papel exclusivo da escola ou dos profissionais da saúde e da educação. A verdade é que os primeiros mediadores das crianças são o pai e a mãe e se eles estiverem conscientes do seu importante papel ajudarão os seus filhos a desenvolver com sucesso as suas habilidades de pensamento e o seu potencial de aprendizagem.
O grau de sucesso de todas as crianças na escola e na vida em geral depende de uma combinação de fatores externos e internos, mas são os estímulos do ambiente e a qualidade da interação recebida por outras pessoas (mediadores) que irão determinar, em grande medida, qual será o futuro das crianças e como se desenvolverão suas habilidades mentais e sociais.
Com base neste princípio, uma criança que nasce com alguma disfunção de ordem genética ou orgânica, não é uma exceção a esta regra e poderá desenvolver todo o seu potencial se receber dos seus mediadores uma mediação adaptada às suas necessidades.
O potencial de aprendizagem consiste num conjunto de pré-requisitos, operações mentais, funções e habilidades que existem na criança, mas que algumas vezes não se manifestam espontaneamente por falta de uma mediação apropriada. Toda criança, independente da idade ou condição, pode melhorar o seu desempenho cognitivo, tornando-se mais eficiente e intregrada no ambiente no qual interage.
Saber o que fazer, como fazer, para quê e por quê fazer certas atividades ou estabelecer certas atitudes com os filhos são condições indispensáveis para uma boa mediação. Este é o objetivo do curso a ser realizado, em Curitiba, de 12 a 14 de dezembro de 2003, com o Profº David Sasson, especialista em Aprendizagem Mediada e em Educação Cognitiva em Israel, e com a participação da fonoaudióloga Maristella Abdala e da pedagoga Marcia Macionk.
A metodologia do curso baseia-se na teoria do Dr. Reuven Feuerstein, psicólogo israelense de reconhecimento mundial, que tem colaborado para mudar a visão a respeito do desenvolvimento de qualquer indivíduo, incluindo as pessoas com necessidades educativas especiais provando com sua experiência prática que "os cromossomos não têm a última palavra".
Curso de mediação para pais:
Potencializando a inteligência dos filhos
Objetivo geral: Capacitar pais e mães para melhorar a qualidade de sua mediação, visando desenvolver as habilidades cognitivas dos seus filhos, como a percepção, observação, comparação, pensamento lógico dedutivo e indutivo, análise e síntese, vocabulário, conceitos, etc.
Programa:
- O papel dos pais no desenvolvimento da inteligência;
- As diferentes formas de aprendizagem;
- Os pré-requisitos de uma boa mediação;
- Os componentes do desenvolvimento cognitivo adequado;
- A mediação e o desenvolvimento da linguagem;
- A mediação e o desenvolvimento afetivo-motivacional;
- A mediação e as habildades sociais como a cooperação e a disciplina;
Carga-horária: 22 horas
Datas e horários: 12 e 13 de dezembro/2003 - das 8h30 às 18h30
14 de dezembro/2003 - das 8h30 às 12h30
No dia 13 de dezembro, após o encerramento dos trabalhos, das 18h30 às 19h30, teremos 1 hora disponível para os pais que desejarem compartilhar suas experiências com os outros pais e com os docentes.
Docente:
David Sasson - Israel, Especialista em Aprendizagem Mediada e em Educação Cognitiva, colaborador do Dr. Feuerstein por muitos anos, consultor em instituições na Europa e na América do Sul.
Coordenação:
Marcia Macionk - Pedagoga e Especialista em Educação Especial, Trainer pelo ICELP- Jerusalém
Maristella Abdala - Fonoaudióloga e Especialista em Educação Especial, Trainer pelo ICELP- Jerusalém
Investimento: R$ 260,00 (até 30 de novembro) e R$280,00 (após esta data)
Dados para depósito da inscrição: Caixa Econômica Federal - Agência: 1628 Operação: 003 Conta: 1035-0
Mais informações poderão ser obtidas no Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, localizado na Rua Dep. Mário de Barros, 1700 - Centro Cívico - Curitiba/PR, ou pelos telefones 41 253 5450 ou 352 6852. As vagas são limitadas.
Endereço eletrônico: cdcp@onda.com.br
Página na internet: www.cdcp.com.br
Ao contrário do que frequentemente pensamos, os pais também têm um papel central no desenvolvimento das habilidades cognitivas, ou seja, da inteligência dos filhos. Muitas vezes, acreditamos que este é papel exclusivo da escola ou dos profissionais da saúde e da educação. A verdade é que os primeiros mediadores das crianças são o pai e a mãe e se eles estiverem conscientes do seu importante papel ajudarão os seus filhos a desenvolver com sucesso as suas habilidades de pensamento e o seu potencial de aprendizagem. O grau de sucesso de todas as crianças na escola e na vida em geral depende de uma combinação de fatores externos e internos, mas são os estímulos do ambiente e a qualidade da interação recebida por outras pessoas (mediadores) que irão determinar, em grande medida, qual será o futuro das crianças e como se desenvolverão suas habilidades mentais e sociais.Com base neste princípio, uma criança que nasce com alguma disfunção de ordem genética ou orgânica, não é uma exceção a esta regra e poderá desenvolver todo o seu potencial se receber dos seus mediadores uma mediação adaptada às suas necessidades.O potencial de aprendizagem consiste num conjunto de pré-requisitos, operações mentais, funções e habilidades que existem na criança, mas que algumas vezes não se manifestam espontaneamente por falta de uma mediação apropriada. Toda criança, independente da idade ou condição, pode melhorar o seu desempenho cognitivo, tornando-se mais eficiente e intregrada no ambiente no qual interage.Saber o que fazer, como fazer, para quê e por quê fazer certas atividades ou estabelecer certas atitudes com os filhos são condições indispensáveis para uma boa mediação. Este é o objetivo do curso a ser realizado, em Curitiba, de 12 a 14 de dezembro de 2003, com o Profº David Sasson, especialista em Aprendizagem Mediada e em Educação Cognitiva em Israel, e com a participação da fonoaudióloga Maristella Abdala e da pedagoga Marcia Macionk. A metodologia do curso baseia-se na teoria do Dr. Reuven Feuerstein, psicólogo israelense de reconhecimento mundial, que tem colaborado para mudar a visão a respeito do desenvolvimento de qualquer indivíduo, incluindo as pessoas com necessidades educativas especiais provando com sua experiência prática que "os cromossomos não têm a última palavra". Curso de mediação para pais:Potencializando a inteligência dos filhosObjetivo geral: Capacitar pais e mães para melhorar a qualidade de sua mediação, visando desenvolver as habilidades cognitivas dos seus filhos, como a percepção, observação, comparação, pensamento lógico dedutivo e indutivo, análise e síntese, vocabulário, conceitos, etc.Programa:- O papel dos pais no desenvolvimento da inteligência; - As diferentes formas de aprendizagem;- Os pré-requisitos de uma boa mediação; - Os componentes do desenvolvimento cognitivo adequado; - A mediação e o desenvolvimento da linguagem;- A mediação e o desenvolvimento afetivo-motivacional; - A mediação e as habildades sociais como a cooperação e a disciplina;Carga-horária: 22 horas Datas e horários: 12 e 13 de dezembro/2003 - das 8h30 às 18h3014 de dezembro/2003 - das 8h30 às 12h30No dia 13 de dezembro, após o encerramento dos trabalhos, das 18h30 às 19h30, teremos 1 hora disponível para os pais que desejarem compartilhar suas experiências com os outros pais e com os docentes.Docente:David Sasson - Israel, Especialista em Aprendizagem Mediada e em Educação Cognitiva, colaborador do Dr. Feuerstein por muitos anos, consultor em instituições na Europa e na América do Sul.Coordenação:Marcia Macionk - Pedagoga e Especialista em Educação Especial, Trainer pelo ICELP- JerusalémMaristella Abdala - Fonoaudióloga e Especialista em Educação Especial, Trainer pelo ICELP- Jerusalém Investimento: R$ 260,00 (até 30 de novembro) e R$280,00 (após esta data) Dados para depósito da inscrição: Caixa Econômica Federal - Agência: 1628 Operação: 003 Conta: 1035-0 Mais informações poderão ser obtidas no Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, localizado na Rua Dep. Mário de Barros, 1700 - Centro Cívico - Curitiba/PR, ou pelos telefones 41 253 5450 ou 352 6852. As vagas são limitadas.Endereço eletrônico: cdcp@onda.com.brPágina na internet: www.cdcp.com.br