15/01/2004 Undime
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) inicia amanhã, dia 15, em Goiânia, a etapa de 2004 de capacitação de professores elaboradores de provas para avaliação de competências e habilidades em Matemática e Língua Portuguesa. A oficina, que será desenvolvida no Umuarama Plaza Hotel, reunirá 120 professores da rede estadual de Goiás que trabalham na 4ª e na 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª do ensino médio.
Durante quatro dias, técnicos do Inep mostrarão aos professores como funciona o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os orientarão na elaboração de questões para os testes de desempenho escolar que comporão o banco de dados do instituto. Os testes também podem ser utilizados pelos sistemas de avaliação dos estados e municípios. “As provas devem levar o aluno a expressar habilidade e competência sobre o conteúdo escolar. Daí a importância da qualificação dos professores para a formulação das questões”, explica o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Carlos Henrique Araújo.
A capacitação tem carga horária de 32 horas presenciais, mas os professores treinados podem continuar a enviar questões de provas ao instituto e a colaborar na construção e no aprimoramento dos sistemas de avaliação de seu estado. O objetivo do trabalho é construir, até o final de 2005, uma rede nacional de avaliação da educação básica a partir da experiência acumulada pelo Saeb.
Agenda — Depois das oficinas para os professores de Goiás, o Inep vai treinar, de 2 a 5 de fevereiro, professores do município de Campo Grande; de 16 a 19 de fevereiro, do Paraná; de 1º a 4 de março, de Mato Grosso do Sul; de 9 a 12 de março, do Ceará; de 16 a 19 de março, do Pará.
O programa de oficinas teve início em Brasília, em outubro de 2003, com o treinamento de 30 colaboradores. Em novembro, foram realizadas oficinas em São Luís e, em dezembro, em Vitória. O último treinamento foi feito em Sobral (Ceará), para professores do ensino fundamental.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) inicia amanhã, dia 15, em Goiânia, a etapa de 2004 de capacitação de professores elaboradores de provas para avaliação de competências e habilidades em Matemática e Língua Portuguesa. A oficina, que será desenvolvida no Umuarama Plaza Hotel, reunirá 120 professores da rede estadual de Goiás que trabalham na 4ª e na 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª do ensino médio.Durante quatro dias, técnicos do Inep mostrarão aos professores como funciona o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os orientarão na elaboração de questões para os testes de desempenho escolar que comporão o banco de dados do instituto. Os testes também podem ser utilizados pelos sistemas de avaliação dos estados e municípios. “As provas devem levar o aluno a expressar habilidade e competência sobre o conteúdo escolar. Daí a importância da qualificação dos professores para a formulação das questões”, explica o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Carlos Henrique Araújo.A capacitação tem carga horária de 32 horas presenciais, mas os professores treinados podem continuar a enviar questões de provas ao instituto e a colaborar na construção e no aprimoramento dos sistemas de avaliação de seu estado. O objetivo do trabalho é construir, até o final de 2005, uma rede nacional de avaliação da educação básica a partir da experiência acumulada pelo Saeb.Agenda — Depois das oficinas para os professores de Goiás, o Inep vai treinar, de 2 a 5 de fevereiro, professores do município de Campo Grande; de 16 a 19 de fevereiro, do Paraná; de 1º a 4 de março, de Mato Grosso do Sul; de 9 a 12 de março, do Ceará; de 16 a 19 de março, do Pará.O programa de oficinas teve início em Brasília, em outubro de 2003, com o treinamento de 30 colaboradores. Em novembro, foram realizadas oficinas em São Luís e, em dezembro, em Vitória. O último treinamento foi feito em Sobral (Ceará), para professores do ensino fundamental.