Você está aqui: Página Inicial > Notícia > O rádio como sala de aula na educação infantil

Todas as notícias Categorias

16/05/2003 Undime

O rádio como sala de aula na educação infantil

Como resultado da política pública de educação e desenvolvimento infantil, a Secretaria de Educação do Município de Beberibe, juntamente com a Comissão de Educação Infantil, vem produzindo um programa de rádio com o título ''Atenção Beberibe! Esta Criança é Nossa!', que entrou no ar em agosto de 2002. O programa, parte integrante dessa política pública, tem a dupla característica de mobilizar e de educar socialmente quanto aos direitos inerentes aos pequeninos.

O planejamento do programa e sua execução contam com a colaboração de múltiplas parcerias. Temos a valiosa ajuda profissional de médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) e de agentes comunitários de saúde, somados à Comissão da Educação Infantil, ao Conselho Tutelar, SOS Criança e às secretarias de Educação e de Assistência Social. Até mesmo o prefeito municipal. Todos esses parceiros são verdadeiros educadores.

A natureza interativa do rádio permite um contato diversificado com o tema da educação infantil, incluindo-se a contação de fatos ocorridos em Beberibe e outros lugares, envolvendo crianças, adultos e famílias. Sempre se faz uma reflexão sobre os efeitos que as ações provocam na formação da personalidade e da moralidade infantil, ou seja, na construção do seu estilo de convivência social e de pertinência grupal, fundamental à vivência da cidadania.

A população, por meio de correspondências e telefonemas, faz críticas e sugestões, e também participa com abordagens ao vivo, ao serem entrevistados pelos repórteres de rua, comentando sobre as emoções que sentiram durante o programa e quanto às auto-avaliações que fizeram a ponto de haverem corrigido atitudes antes usuais.

Muito interessantes são as observações que fazem os alunos das classes de educação de adultos, ao receberem visitas dos produtores do programa. Os alunos se referem aos programas dos quais mais gostaram, acrescentam seus próprios pontos de vista e fazem questionamentos que variam da citação de casos que testemunharam ou que protagonizaram, fazendo juízos de valor.

Violência, cuidados, gênero, acolhimento, pedagogia do toque, amor na família, valores éticos, morais e religiosos, direitos, características da infância, limites e possibilidades são conteúdos temáticos abordados.

Fala-se da necessidade que tem a família de acompanhar as etapas de desenvolvimento dos filhos, de observar a construção dos conhecimentos e atitudes, do estilo de enfrentamento dos desafios que o pertencimento grupal lhes provoca, do sentimento de capacidade ao resolverem uma situação-problema e o seu preparo para processos seletivos e/ou competitivos.

O programa ''Atenção Beberibe! Esta Criança é Nossa!' foi idealizado com o objetivo de trazer ao debate a importância que tem, hoje, o definir-se as competências da família, do poder público e da sociedade na prática social da educação e do desenvolvimento da criança.

Este é um enfoque bastante atual no cenário pedagógico de atuação das esferas citadas acima que, certamente, contribuirá para a mudança nas relações profissionais/crianças, adultos/crianças e, sem dúvida e especialmente, família/criança.

Sendo sistemática a veiculação de 11 às 12 horas, toda sexta-feira, o acervo de fitas já gravadas permitirá a execução de um novo projeto: ''Mamãe é Minha Aluna'' o qual constará de grupos de mães ao redor de um toca-fitas, em locais onde o programa não chega, a escutarem as gravações com a ajuda de um adolescente preparado para conduzir os debates e as reflexões.

Marta Cordeiro é secretária de Educação de Beberibe e integrante do Conselho de Educação do Ceará.


Parceria institucional