Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Municípios podem apresentar proposta de pólos para curso superior a distância até abril

Todas as notícias Categorias

26/01/2006 Undime

Municípios podem apresentar proposta de pólos para curso superior a distância até abril

Em 20 de dezembro de 2005, foi aberto o prazo para envio de propostas de criação de cursos a distância pela UAB (Universidade Aberta do Brasil) que vai até o dia 13 de abril. Essa data é limite tanto para a candidatura de municípios a envio de projetos de pólos de apoio presencial, quanto para as instituições de ensino apresentarem projetos de cursos.

As prefeituras de Municípios interessadas em constituir pólos de apoio presencial devem até essa data encaminhar proposta à UAB com detalhamento da infra-estrutura física e logística (laboratórios didáticos e de informática, bibliotecas e recursos tecnológicos), descrição dos recursos humanos necessários (tutores presenciais e equipes técnica e administrativa) e lista dos cursos que querem ver ofertados, com respectivo número de vagas.

Expansão da educação superior
Depois desse período, será feita a análise das propostas, entre 17 de abril e 30 de julho, com publicação do resultado no período de 3 a 7 de julho. Os convênios aprovados serão formalizados de 10 de julho a 31 de agosto. Somente após cumpridas todas essas formalidades, serão iniciadas as atividades para adequação dos pólos, preparação de tutores, produção de material didático e demais ajustes, o que deverá ocorrer ainda em 2006. A previsão para início dos cursos é para março de 2007.

A UAB resulta de políticas públicas do Ministério da Educação para a democratização e expansão do ensino superior no país, foi um projeto elaborado no Fórum das Estatais pela Educação, com participação da Associação dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A idéia é levar ensino superior público e gratuito a todas as regiões distantes dos grandes centros urbanos. O projeto foi articulado com governos estaduais, municipais e federal e congregará, inicialmente, instituições públicas federais de educação superior.

Interiorização do ensino
Nesta primeira etapa, a UAB será formada a partir da adesão voluntária das 55 universidades federais, além do conjunto de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial, criados e mantidos pelos Municípios e Estados. Cada pólo poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições. Assim, o estudante não precisa residir na cidade onde será instalada a sede da instituição consorciada, o que permitirá atender a todo o território nacional, com a interiorização do ensino superior.

Combate à desigualdade
A UAB pretende ampliar as alternativas de expansão do ensino superior com padrões de qualidade como forma de combate ao histórico quadro brasileiro de desigualdade de acesso à educação superior.

Para obtenção de informações, os endereços são: uab.acs@mec.gov.br, uab.seed@mec.gov.br Para encaminhamento de propostas por fax: (61) 2104-9158. Mais detalhes na página da Universidade Aberta do Brasil: www.uab.mec.gov.br.


Parceria institucional