Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Mercadante: educação é da creche à pós-graduação. Afirmação foi feita na abertura do 5º FNEx

Todas as notícias Categorias

16/05/2012 Undime

Mercadante: educação é da creche à pós-graduação. Afirmação foi feita na abertura do 5º FNEx

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, parabenizou a Undime ?pelo trabalho fantástico feito junto aos municípios?.

O ministro foi enfático ao dizer que Educação é política de Estado. ?Não teremos nenhum viés partidário. A relação tem que ser republicana. Por isso é importante o Plano Nacional de Educação?, declarou.

Aloizio Mercadante também apresentou várias pesquisas sobre algumas metas do PNE entre elas: creches, alfabetização, Pronacampo, Educação Digital, Formação Continuada do Professor, Piso Nacional, Jornada de Trabalho e o cumprimento de 1/3 de hora de atividade, Pronatec, Enem.

Valorizou as Olimpíadas de Matemática e de Português. Pretende unificar as olimpíadas existentes, a Olimpíada do Conhecimento da Juventude, com a mesma periodicidade das Olimpíadas do Esporte.

 

[caption id="attachment_5400" align="aligncenter" width="751" caption="Presidenta da Undime, Cleuza Repulho, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante visita ao Cenforpe, em São Bernardo do Campo (SP)"][/caption]

A presidenta da Undime e Secretária Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, Cleuza Repulho, saudou as delegações. Disse que o 5° FNEx será marcado por discussões do Plano Nacional de Educação, carreira do professor, diversidade e o papel do professor. Lembrou do programa recentemente lançado pela presidenta Dilma Rousseff, Brasil Carinhoso. ?A creche é o melhor investimento?, defendeu.

A Undime e o Consed assinaram termo de cooperação do Prêmio Gestão Escolar.

A presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, ressaltou que a Undime e o Consed caminham juntos na busca incessante de mais recursos para a educação. E que a relação do Conselho e do FNDE nunca esteve tão transparente como agora. Ressaltou ainda a participação das escolas no Prêmio de Gestão Escolar. ?O prêmio vem sendo aperfeiçoado para que cada vez mais, as escolas participem. O objetivo é estimular as escolas para que façam a auto-avaliação, um processo que desenvolve competências?, destacou. A inscrição para o prêmio vai até o dia 1° de junho.

O diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, parceiro da Undime, falou da complexidade da educação de qualidade. Defendeu a plataforma de gestão compartilhada da comunidade de aprendizagem entre MEC; Secretários Municipais e Estaduais; Conselhos Escolares e Sociedade Civil. Ressaltou a importância da alfabetização na idade certa e do projeto Trilhas do Futuro.

A Fundação Volkswagen é a mais nova parceira da Undime. A diretora de administração e relações institucionais da Fundação,  Conceição  Mirandola, destacou que a instituição já realizava projetos voltados para educação. Atingiu um milhão de alunos em 300 municípios. Mas agora uniu forças com a Undime para atingir mais municípios ainda. ?Estou emocionada com esta parceria. A Fundação Volkswagen quer fazer a diferença. Quer realizar projetos sustentáveis de educação, independentemente da venda de carros. Queremos saber quais são as demandas dos municípios para ajudar. Queremos continuar sempre juntos?, concluiu.

O representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, elogiou o programa Brasil Carinhoso, recentemente lançado pela presidenta Dilma. Lembrou da importância da inserção na escola da criança excluída. Ressaltou o aprendizado na idade certa. ?Universalização é a palavra de ordem com foco na qualidade da educação  de todos e de cada um.?, finalizou.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT/SP), enumerou ações realizadas na área de educação no município. ?Investimento na escola é investimento seguro na sociedade brasileira?, declarou. Pediu, ainda, que o ministro da Educação olhe com mais cuidado para a discussão da jornada de trabalho dos professores. Lembrou que a educação dialoga bem com a saúde e o esporte. E afirmou que pretende realizar a Feira da Leitura Infantil a cada dois anos no município.

A Fundação Itaú Social, parceira da Undime há 20 anos, também este presente. O vice-presidente da Fundação, Antonio Jacinto Matias, elogiou a discussão proposta pela Undime: ?É um gesto de como podemos ser redes. E de como as redes podem modificar o país?. Destacou o prêmio Itaú Unicef ?Escrevendo o Futuro?, que se transformou em Olimpíada da Língua Portuguesa. E fez um convite. Pediu para as escolas se inscreverem até o dia 25 de maio para o prêmio deste ano.

Abertura com apresentações culturais

O 5° Fórum Nacional Extraordinário da Undime começou com apresentações culturais no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em São Bernardo do Campo/SP. Nesta edição, duas novidades foram apresentadas. O Fórum está sendo transmitido ao vivo pela internet, no portal da Undime. E conta com o trabalho dos tradutores de Libras, Lingua Brasileira de Sinais.

A cantora Dilma Ramalho, que também é professora, subiu ao palco vestida de preto. Na camisa, a palavra Educação. Começou cantarolando a música ?O que é, o que é? de Gonzaguinha. Depois recitou poesia sobre a importância da educação. ?Educação é um ato de amor, mas também é um ato de coragem?, declarou. A cantora homenageou o tema do Fórum: Undime, 25 anos construindo redes; cantando música de autoria própria: Virtual.

 

[caption id="attachment_5401" align="aligncenter" width="644" caption="Dilma Ramalho, cantora"][/caption]

Vinte e três mulheres entraram no palco em seguida, vestidas com saia de chita. Dançaram ao som de ?Feira de Mangaio?, do compositor Sivuca.

Crianças da Escola Municipal Marineida Meneghelli de Lucca foram destaques na apresentação das delegações. Apresentaram as bandeiras dos Estados com um charme especial, foram confeccionadas por elas próprias.

Matéria editada em 22 de maio de 2012 às 10h42.

Parceria institucional