Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Indígenas ganham sala de aula em Amambai (MS)

Todas as notícias Categorias

15/04/2003 Undime

Indígenas ganham sala de aula em Amambai (MS)

Mais uma sala de aula foi inaugurada na aldeia Amambai, em Mato Grosso do Sul, pela Prefeitura Municipal. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã de segunda, 14, às 9 horas. Na oportunidade, o prefeito entregou para a comunidade a sala extensiva Mitã Catupyry (Criança Inteligente).

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Dirceu Lanzarini, a diretora da escola indígena, Maria de Lurdes Cáceres Nelson, secretários municipais e comunidade local. Nos últimos seis anos, diversos investimentos na área de educação para a comunidade indígena, foram feitos pela administração municipal.

Foram construídas duas salas de aula, sanitários e cozinha na escola Patrimônio Kaiowá e Panduí; uma sala extensiva na escola Brilho do sol, na aldeia Limão Verde, e construídas cinco salas de aula na escola sede - Escola Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá. Na área de formação pedagógica, vários cursos foram desenvolvidos: 22 professores foram habilitados em ensino médio pelo programa Prorrogação; oito professores foram habilitados em magistério específico para professores indígenas e 12 estão cursando normal superior, na UEMS, que firmou convênio com a Prefeitura de Amambai.

No ano de 1997, estavam matriculados 499 alunos e neste ano, foram feitas 1.160 matrículas. A sala de aula inaugurada vai atender 55 alunos nos períodos vespertino (primeira a quarta série) e matutino (Educação de Jovens e Adultos-EJA). A obra construída mede 93,21 metros quadrados de edificação e os recursos são oriundos dos cofres do município. Segundo o vice-capitão da aldeia Amambai, Justino Aquino, a comunidade está contente com a construção da escola.

“Muita coisa tem sido feita aqui na comunidade pelo prefeito; várias escolas foram construídas; Dirceu promete e cumpre aquilo que fala”, disse o líder indígena. O prefeito Dirceu Lanzarini, disse que a administração municipal tem tratado a comunidade indígena com prioridade, devido a grande concentração populacional existente. “Além das nossas ações com recursos do município temos buscado junto aos órgãos federal e estadual investimentos para a comunidade, como o posto de saúde, agentes comunitários de saúde, redes de água e de energia elétrica”, comentou o prefeito.


Parceria institucional