03/07/2006 Undime
Prezados,
a partir do dia 5 de julho no site www.mec.gov.br/conferenciainfanto estarão disponíveis os resultados da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
É com muito orgulho e alegria que apresentamos todas as fases, propostas, objetivos, metodologias adotadas, participantes e parceiros, além dos produtos desse processo inédito de mobilização de estudantes, professores e comunidades em torno da idéia Vamos Cuidar do Brasil.
A exemplo da primeira edição realizada em 2003, a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente teve desdobramentos inquestionáveis. Foram 11.500 escolas e comunidades envolvidas em todo Brasil e mais de 3.800.000 de participantes de todas as idades.
O evento final, realizado de 23 a 28 abril de 2006, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CTE/CNTI), no município de Luizânia-GO, entorno de Brasília, contou com a participação de mais de 800 pessoas entre delegados de 11 a 14 anos, professores, facilitadores, todos reunidos num ambiente de intervenção política e de aprendizagem coletiva, celebrando o trabalho desenvolvido no decorrer de 2005 em milhares de escolas do país.
Em continuidade aos eventos realizados nos estados, foram produzidos materiais de educomunicação e elaborada a Carta das Responsabilidades. Foi uma oportunidade de encontro e troca de experiências, além do ato público que afirmou a importância de gerar canais de participação social para adolescentes. O documento final foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de abril, após a Caminhada pelas Responsabilidades "Vamos Cuidar do Brasil" na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A partir de agora iniciamos a elaboração de um documento visando analisar os desdobramentos da I e II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, buscando subsidiar a continuidade de políticas públicas nessa área.
Gostaríamos de incluir neste material relatos de experiências significativas inspiradas na Conferência, como por exemplo a instalação da Coordenação Municipal de Educação Ambiental em algumas cidades, a elaboração de leis municipais com base nas responsabilidades das escolas, parceria em projetos, formação de coletivos interinstitucionais, criação de blogs e comunidades na Internet etc.
Contamos mais uma vez com a sua colaboração para juntos consolidarmos os grandes resultados deste trabalho. Gentileza enviar para conferenciainfanto@mec.gov.br o relato da experiência em um parágrafo com as referências de local, nome, tel e e-mail para contato. O prazo final para envio é: 31 de julho de 2006.
Ministério da Educação
Ministério do Meio Ambiente
Brasília, 30 de junho de 2006.
Prezados, a partir do dia 5 de julho no site www.mec.gov.br/conferenciainfanto estarão disponíveis os resultados da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. É com muito orgulho e alegria que apresentamos todas as fases, propostas, objetivos, metodologias adotadas, participantes e parceiros, além dos produtos desse processo inédito de mobilização de estudantes, professores e comunidades em torno da idéia Vamos Cuidar do Brasil. A exemplo da primeira edição realizada em 2003, a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente teve desdobramentos inquestionáveis. Foram 11.500 escolas e comunidades envolvidas em todo Brasil e mais de 3.800.000 de participantes de todas as idades. O evento final, realizado de 23 a 28 abril de 2006, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CTE/CNTI), no município de Luizânia-GO, entorno de Brasília, contou com a participação de mais de 800 pessoas entre delegados de 11 a 14 anos, professores, facilitadores, todos reunidos num ambiente de intervenção política e de aprendizagem coletiva, celebrando o trabalho desenvolvido no decorrer de 2005 em milhares de escolas do país. Em continuidade aos eventos realizados nos estados, foram produzidos materiais de educomunicação e elaborada a Carta das Responsabilidades. Foi uma oportunidade de encontro e troca de experiências, além do ato público que afirmou a importância de gerar canais de participação social para adolescentes. O documento final foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 27 de abril, após a Caminhada pelas Responsabilidades "Vamos Cuidar do Brasil" na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A partir de agora iniciamos a elaboração de um documento visando analisar os desdobramentos da I e II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, buscando subsidiar a continuidade de políticas públicas nessa área. Gostaríamos de incluir neste material relatos de experiências significativas inspiradas na Conferência, como por exemplo a instalação da Coordenação Municipal de Educação Ambiental em algumas cidades, a elaboração de leis municipais com base nas responsabilidades das escolas, parceria em projetos, formação de coletivos interinstitucionais, criação de blogs e comunidades na Internet etc. Contamos mais uma vez com a sua colaboração para juntos consolidarmos os grandes resultados deste trabalho. Gentileza enviar para conferenciainfanto@mec.gov.br o relato da experiência em um parágrafo com as referências de local, nome, tel e e-mail para contato. O prazo final para envio é: 31 de julho de 2006.Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Brasília, 30 de junho de 2006.