Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fundação Abrinq informa últimos dias para inscrição do Seminário Internacional sobre a Primeira Infância

Todas as notícias Categorias

31/10/2006 Undime

Fundação Abrinq informa últimos dias para inscrição do Seminário Internacional sobre a Primeira Infância

A Fundação Abrinq, em parceria institucional com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e apoio da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), promove nos dias 6, 7 e 8 de novembro o Seminário América Latina e Caribe: A Primeira Infância vem Primeiro, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas pela página www.fundabrinq.org.br/primeirainfancia.

O objetivo do seminário é discutir a realidade da primeira infância na América Latina e Caribe e a necessidade de investimento em políticas públicas para crianças até seis anos, como estratégia para romper um persistente ciclo de exclusão. Questões como o papel da família, o ambiente comunitário e as políticas públicas para esta faixa etária serão debatidas e analisadas por especialistas de diversos países, que também apresentarão suas experiências em painéis específicos. O evento reunirá representantes de organizações sociais e governamentais, empresários, universitários e pesquisadores do Brasil e do exterior. 

O coordenador do Centro de Excelência pelo Desenvolvimento da Primeira Infância da Universidade de Montreal, Canadá, Francisco Quiazua, apresentará um estudo sobre o impacto social e econômico dos investimentos na primeira infância. Segundo a pesquisa, crianças, entre 0 e 6 anos, que estiveram em creches e cursaram a pré-escola, apresentaram menos probabilidades de serem presas, quando adultas, e renda maior do que aquelas que não freqüentaram a Educação Infantil.

O psicanalista Alfredo Jerusalinsky - membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, da Association Lacaniénne Internacionale, do Núcleo de Estudos Sigmund Freud e Doutor em educação e desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo; Vital Didonet, especialista em educação infantil e ex-vice-presidente da Organização Mundial para Educação Pré-escolar para América Latina (OMEP); e a psicanalista Miriam Debieux Rosa abordarão o tema “O Sujeito e o lugar da Infância”. 

O papel da família como agente de proteção social será o assunto apresentado na Mesa 2, do dia 7, com os especialistas: Cristina Gomes, da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), México; Alejandro Acosta Ayerbe, diretor regional do CINDE (Fundación Centro Internacional de Educación y el Desarrollo Humano) – programa colombiano de melhoria da educação, saúde e meio-ambiente para as crianças; e Maria Cecília Ziliotto, conselheira da Fundação Abrinq.

Também serão apresentadas experiências latino-americanas e caribenhas bem-sucedidas em questões da primeira infância, como a Rede de Municípios Saudáveis do Peru, com Alicia Jocabed Castro Rivera, diretor de desenvolvimento social do município de Miraflores, Peru; a comunidade quilombola, com Jô Brandão, do Conselho Nacional dos Quilombolas; o programa Educa tu Hijo, de Cuba, com a consultora Isabel Rios Leonard, do Centro de Referência Latinoamericano para a Educação Pré- Escolar (CELEP), de Cuba; e o Programa Família Fortalecida no Semi-árido Brasileiro, com o Oficial de Projetos de Desenvolvimento e Sobrevivência na Infância do Unicef no Brasil Halim Girade. Haverá ainda palestras do consultor em promoção da saúde da OPAS, Fernando Rocabado, da pedagoga e doutora em serviço social, Isa Guará, e do economista Ladislau Dowbor.

No dia 8 de novembro, após o encerramento do seminário, haverá, às 19h, a cerimônia de entrega do Prêmio Criança 2006, da Fundação Abrinq, que desde 1989 reconhece iniciativas inovadoras em prol da infância em todo o Brasil. Pela segunda vez consecutiva, a temática do Prêmio Criança é “A Primeira Infância vem Primeiro”, com o objetivo de aprofundar as discussões e reconhecer iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida deste segmento da população. Serão anunciados quatro vencedores, escolhidos entre mais de 300 inscritos.

Primeira Infância

Dados da pesquisa "Aspectos Complementares da Educação 2004", realizada a partir da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2006, mostram que menos de 14% das crianças de 0 a 3 anos de idade estavam em creches. De um total de 11,5 milhões de brasileiros nesta faixa etária apenas 1,5 milhão freqüentava creche. A mesma pesquisa mostra que quase 30% das crianças entre 4 e 6 anos estão fora das escolas de educação infantil.

Segundo a pesquisa, a taxa de escolarização e a freqüência em creches estão diretamente ligadas ao rendimento mensal domiciliar per capita. Nos domicílios com rendimento mensal per capita de até um quarto do salário mínimo, 16,8% das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos não freqüentavam a escola, enquanto entre os que ganhavam mais de dois salários mínimos, o percentual caiu para 3,3%.

Entre as crianças até três anos que não freqüentavam creches, o percentual era de 91,6% para as famílias com rendimento mensal per capita de até um quarto do salário mínimo, e de 69,1% para os que ganhavam mais de dois salários mínimos.

Serviço
Seminário América Latina e Caribe: Primeira Infância vem Primeiro
Quando: de 6 a 8 de novembro
Onde: Sesc Pinheiros – rua Paes Leme, 195 – São Paulo / SP
Inscrições: até 6 de novembro, pela página www.fundabrinq.org.br/primeirainfancia

Preço: R$ 150,00 para participação nos três dias
Descontos: 50% para estudantes mediante envio da carteirinha de estudante por fax junto com a ficha de inscrição do evento. A carteirinha de estudante deverá ser apresentada no ato do credenciamento, no primeiro dia do evento;
- 50% para terceira idade mediante envio de documento de identidade comprovando idade acima de 60 anos, por fax com a ficha de inscrição do evento;
- 10% para grupos de mais de cinco pessoas.

Mais informações:
Máquina da Notícia
Tel.: 11 3147 7900 – ramal 7933 / 7998 / 7976


Parceria institucional