Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fórum Mundial de Educação - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora

Todas as notícias Categorias

19/01/2006 Undime

Fórum Mundial de Educação - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora

 
"Educação Cidadã para uma Cidade Educadora" é o tema do Fórum Mundial de Educação (FME) que acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de março, em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Brasil. O tema será abordado em três grandes eixos - Educação, Cultura e diversidade; Ética e Cidadania em Tempos de Exclusão; e Estado e Sociedade na Construção de Políticas Públicas, em conferências proferidas por especialistas brasileiros e estrangeiros e inúmeras atividades autogestionadas. O Fórum Mundial de Educação - Nova Iguaçu será apresentado oficialmente durante o Fórum Social Mundial, em Caracas (Venezuela), nos dia 23 e 24 de janeiro. O lançamento internacional do evento contará com a participação de importantes educadores brasileiros.  

Além das conferências, o FME - Nova Iguaçu promoverá palestras, oficinas, seminários, debates e mesas-redondas organizados e coordenados por instituições. Haverá ainda um espaço para exposições de trabalhos científicos e pesquisas e uma vasta programação cultural. As inscrições podem ser feitas na página www.forummundialeducacao.org/ni.

A cidade de Nova Iguaçu está se preparando para receber mais de 15 mil pessoas para o encontro, muitas são participantes de outros países. Esta é a primeira vez no Brasil que o FME não acontece em uma grande capital. As outras três edições foram realizadas em Porto Alegre e São Paulo.

O Fórum Mundial de Educação teve origem em janeiro de 2001, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a partir da realização do Fórum Social Mundial. O FME se constitui num espaço plural, não-governamental, não-partidário, autogestionado e mundial. O Fórum busca a educação inclusiva com qualidade e promotora da paz e sustentabilidade. O objetivo principal do FME é promover o direito de todos e todas à educação e a sua garantia pelo Estado.

Educação Cidadã para uma Cidade Educadora

A concepção de educação cidadã está intimamente ligada ao Movimento pela Escola Cidadã, nascido no Brasil, no final da década de 80 e início da década de 90 - fortemente enraizado na educação popular e comunitária.

Designa-se comumente por "Escola Cidadã" a concepção e a prática da educação "para e pela cidadania", que, sob diferentes denominações, são realizadas, em diversas regiões do País. A maior ambição da Educação Cidadã é contribuir para o surgimento de uma nova cidadania, onde a sociedade tem voz ativa na formulação das políticas públicas.

O educador Paulo Freire foi quem melhor definiu uma educação para e pela cidadania na sua concepção de educação, de escola cidadã; quando afirmou: "A Escola Cidadã é aquela que se assume como um centro de direitos e de deveres. É uma escola de comunidade, de companheirismo. É uma escola que vive a experiência tensa da democracia".

O Movimento da Escola Cidadã está associado a uma concepção pedagógica cada vez mais consolidada, inspirada, direta ou indiretamente, no pensamento de Freire.

O conceito de "Educação Cidadã" vem ganhando um novo componente: os educadores estão integrando a escola aos espaços da cidade - ruas e praças, árvores, cinemas, bibliotecas, bens e serviços, bares e restaurantes, teatros e igrejas, empresas e lojas, entre outros. Nesse contexto, a escola deixa de ser um lugar abstrato para inserir-se definitivamente na vida da cidade e se transformar num novo território de construção da cidadania.

Pode-se considerar Escola Cidadã e Cidade Educadora quando existe diálogo entre a escola e a cidade. A Educação Cidadã supõe a existência de uma Cidade Educadora. Escola e cidade são educadoras e educandas.

Uma cidade educadora busca instaurar a cidadania plena e ativa. Ela estabelece canais permanentes de participação e incentiva a organização das comunidades para que elas tomem em suas mãos, de forma organizada, o controle social da cidade. Na cidade educadora todos usufruem as mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e entretenimento que a cidade oferece. A Cidade Educadora persegue a utopia das cidades justas, produtivas, democráticas e sustentáveis.

Comitê Organizador
Ação Educativa; Associação Brasileira de Ensino Universitário (ABEU); Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG); Associação de Educadores da América Latina e Caribe (AELAC); Associação Nacional Fac. Instit. Superiores; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Central Única dos Trabalhadores (CUT); Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu; Centro do Teatro do Oprimido; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO); DENATRAN; Federação de Órgãos pela Assistência Social e Educacional (FASE); Federação Única dos Petroleiros (FUP); Fórum pelos Direitos das Crianças e Adolescentes (FDCA); Fórum de Economia Solidária; Fórum de Inclusão; Fórum Permanente de Educação Inclusiva; Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Instituto Paulo Freire (IPF); Intertexto; Laboratório de Políticas Públicas da UERJ (LPP); Ministério de Educação (MEC); Ministério da Cultura (MINC); Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR); Observatório da Violência; Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu; Petrobrás; Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Prefeitura de Nova Iguaçu; Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ; Projeto MOVA-Brasil; Rede de Apoio a Ação Alfabetizadora do Brasil (RAAAB); Rede de Educação Cidadã - Talheres; Rede de Mulheres da Baixada; Rede Global Ação Juvenil; Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu; Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense; Conselho Nacional de Juventude; COEDUCAR; e CPMulher-NI); Sindicato Estadual dos Profissionais do Rio de Janeiro (SEPE-RJ); SESC-RJ; Sindicato dos Petroleiros de Caxias; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) - Comitê Estadual; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); União Nacional dos Estudantes (UNE); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Católica de Brasília (UCB).

Assessoria de Imprensa do FME
Coordenação
Stela Rosa
Rio de Janeiro
Geisa Souto
Telefones: 21 3234 1816/ 9943 5159
São Paulo
Lina Izolina
Telefones: 11 3021 0670


Parceria institucional