26/02/2003 Undime
Balança, fita métrica, objetos recortados, quadros, formas geométricas. Esses recursos fazem parte da sala temática de Matemática dos alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental do Canarinho Sapiens, em Fortaleza, projeto pedagógico ligado ao Instituto Educacional Canarinho. Com auxílio de equipamentos e materiais direcionados, os alunos aprendem, com a mesma metodologia, Português, Geografia, História e outras disciplinas do currículo. Além disso, estão disponíveis uma biblioteca, laboratório e um anfiteatro, que funcionam como espaços complementares para as atividades pedagógicas.
A escola adota o método construtivista, que consiste em trabalhar o aprendizado a partir da construção da criança e não do ponto de vista de um adulto. A diretora pedagógica da Canarinho, Emília Luna, observa que as salas temáticas foram percebidas dentro dessa proposta, onde a idéia é trabalhar o conhecimento além do que é abordado no livro didático das diversas matérias.
Emília Luna diz que os adolescentes recebem muitas informações, mas é importante organizá-las, ter acesso a pontos de vistas diferentes, fazer suas reflexões e, a partir daí, elaborar seus próprios conceitos. ''De nada adianta ter muitas informações e não saber usá-las''.
A faixa etária de 11 a 15 anos tem necessidades diferentes das crianças. Segundo Emília, o Canarinho Sapiens foi todo projetado para atender essa clientela. Todos os ambientes, inclusive o da educação física, estão baseados na proposta pedagógica do colégio. Professores de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) ajudaram na elaboração do projeto. Ela diz que não tem conhecimento de outra escola em Fortaleza que adote as salas temáticas. O Canarinho Sapiens e o Instituto Educacional Canarinho somam hoje 580 alunos distribuídos do Infantil I à 8ª série.
A sede do Canarinho Sapiens será inaugurada oficialmente às 19 horas de hoje, na rua Ildefonso Albano, 1.654, Aldeota. Fone: 226-4145.
Balança, fita métrica, objetos recortados, quadros, formas geométricas. Esses recursos fazem parte da sala temática de Matemática dos alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental do Canarinho Sapiens, em Fortaleza, projeto pedagógico ligado ao Instituto Educacional Canarinho. Com auxílio de equipamentos e materiais direcionados, os alunos aprendem, com a mesma metodologia, Português, Geografia, História e outras disciplinas do currículo. Além disso, estão disponíveis uma biblioteca, laboratório e um anfiteatro, que funcionam como espaços complementares para as atividades pedagógicas. A escola adota o método construtivista, que consiste em trabalhar o aprendizado a partir da construção da criança e não do ponto de vista de um adulto. A diretora pedagógica da Canarinho, Emília Luna, observa que as salas temáticas foram percebidas dentro dessa proposta, onde a idéia é trabalhar o conhecimento além do que é abordado no livro didático das diversas matérias. Emília Luna diz que os adolescentes recebem muitas informações, mas é importante organizá-las, ter acesso a pontos de vistas diferentes, fazer suas reflexões e, a partir daí, elaborar seus próprios conceitos. ''De nada adianta ter muitas informações e não saber usá-las''. A faixa etária de 11 a 15 anos tem necessidades diferentes das crianças. Segundo Emília, o Canarinho Sapiens foi todo projetado para atender essa clientela. Todos os ambientes, inclusive o da educação física, estão baseados na proposta pedagógica do colégio. Professores de diversos cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) ajudaram na elaboração do projeto. Ela diz que não tem conhecimento de outra escola em Fortaleza que adote as salas temáticas. O Canarinho Sapiens e o Instituto Educacional Canarinho somam hoje 580 alunos distribuídos do Infantil I à 8ª série. A sede do Canarinho Sapiens será inaugurada oficialmente às 19 horas de hoje, na rua Ildefonso Albano, 1.654, Aldeota. Fone: 226-4145.