06/03/2013 Undime

Todas as notícias Categorias

FNE fará videoconferência para mobilização nacional pela educação

02

O Fórum Nacional de Educação (FNE), espaço de interlocução entre a sociedade civil  e o Estado brasileiro, realiza videoconferência no próximo dia 14  para preparar as conferências municipais e intermunicipais em todo o Brasil, etapas que antecedem a Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2014. As conferências municipais e intermunicipais devem acontecer a partir da terceira semana de março.

O FNE, istituído pela portaria 1.407 , de 2010, defende a necessidade de ampliação de recursos para a manutenção e o desenvolvimento de ensino diante da urgência do país em  estabelecer  novas fontes para fincanciar a educação pública.

Na última reunião realizada, em Brasília, em 27 de fevereiro,  o Fórum decidiu os pontos que deverão permear a pauta das conferências nos estados e munícipios.  Entre os quais, a defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional,  o investimento público de 10% do PIB em 10 anos aos estabelecimentos públicos de educação e  a destinação de recursos do pré-sal e todos os royalties do petróleo em volume suficiente para atingir 10% do PIB durante a década.

A Conae 2014, que será realizada em Brasília de 17 a 21 de fevereiro de 2014, tem previsão de lançamento oficial no Congresso Nacional em abril. Segundo o secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, coordenador do FNE,  a mobilização nas etapas municipal e intermunicipal é importante para garantir uma boa participação dos segmentos da sociedade na Conae.

As propostas debatidas nesses encontros municipais serão levadas às conferências estaduais, que servirão de orientação aos delegados designados para a conferência nacional, a Conae 2014. A videoconferência poderá  ser acompanhada no site do FNE. O endereço é fne.mec.gov.br.

Ouça o coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes.

Autor: Rede Comunicadores

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3984&catid=93&Itemid=220

(matéria editada em 08/03/2013 às 16h30)

Todas as notícias Todas as categorias