30/03/2006 Undime
Carta-Circular Nº 012/Presidência/2006
Brasília, 24 de março de 2006.
Senhor(a) Presidente,
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica - SEB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, está distribuindo, às escolas públicas de 1ª a 4ª séries, acervos de literatura infantil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE/2005, bem como acervos de dicionários, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD.
As coleções do PNBE, escolhidas via Internet, são compostas por quinze acervos formados, cada um deles, por títulos diferentes, procurando garantir a presença de:
- Variedade de gêneros literários, mesclando obras de diferentes gêneros para que professores e alunos possam ter a oportunidade de conhecer diferentes formas de manifestação artística por meio da literatura.
- Obras que permitam a leitura autônoma do aluno, tendo em vista a importância de oferecer aos alunos obras que possam ser lidas com autonomia, quer dizer, que independam do professor para a leitura ou para a apreensão dos sentidos do texto.
- Obras que necessitam a mediação do professor, considerando a necessidade de oferecer leituras mais complexas, que instiguem a curiosidade e desafiem os alunos na busca por maior autonomia leitora. Além disso, a leitura oral estimula a curiosidade, a atenção e favorece a troca de experiências entre o leitor/professor/mediador e os ouvintes/alunos.
- Diversidade cultural, social e lingüística, favorecendo o contato da comunidade escolar com diferentes modos de pensar, agir e comunicar de nosso povo e de outros países distantes.
Serão ainda distribuídos, às escolas com o alunado supra, acervos de dicionários que diferentemente dos programas anteriores, possuem características adequados às distintas necessidades de aprendizagem dos alunos que cursam o ensino fundamental. Esses alunos não têm um único perfil. Alguns estão iniciando o processo de alfabetização; outros, já chegaram lá e têm necessidades diferentes. Em conseqüência, os usos didáticos dos dicionários serão outros.
Assim os acervos foram formados, cada um deles contendo dois tipos de dicionários com características próprias em função do público a que se dirigem.
O acervo 1 destina-se às escolas com matrículas nas 1ª e 2ª séries, direcionado aos alunos do ciclo inicial de alfabetização (dois ou três primeiros anos), composto por obras que foram pensadas para a fase inicial de letramento e alfabetização, e por obras compostas por um número mais variado de palavras, incluindo pronomes, advérbios e algumas palavras gramaticais, como preposições e conjunções.
O acervo 2 destina-se às escolas que tenham matrículas nas 3ª e 4ª séries e está direcionado para o aluno das duas séries finais do primeiro segmento do ensino fundamental. O objetivo, aqui, é familiarizar o aluno com universo dos dicionários-padrão e, por isso, esse acervo é composto por dois tipos de dicionários com características típicas de minidicionários de uso geral.
Os materiais (acervos literários e dicionários) serão destinados às bibliotecas das escolas, farão parte do acervo bibliográfico e deverão ser utilizados pelos alunos em sala de aula.
Isto posto, contamos mais uma vez com a colaboração dessa Undime no sentido transmitir essas informações, bem como acompanhar a divulgação, o recebimento e a utilização dos referidos materiais pelas escolas nos Municípios desse Estado.
Outras informações poderão ser obtidas por meio do site deste FNDE disponível na Internet no seguinte endereço: www.fnde.gov.br, ou ainda por intermédio dos técnicos da nossa Central de Atendimento ao Usuário - CAU, pelo telefone: 0800 616161 (ligação gratuita).
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Carta-Circular Nº 012/Presidência/2006Brasília, 24 de março de 2006.Senhor(a) Presidente, O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica - SEB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, está distribuindo, às escolas públicas de 1ª a 4ª séries, acervos de literatura infantil, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola/PNBE/2005, bem como acervos de dicionários, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD.As coleções do PNBE, escolhidas via Internet, são compostas por quinze acervos formados, cada um deles, por títulos diferentes, procurando garantir a presença de:- Variedade de gêneros literários, mesclando obras de diferentes gêneros para que professores e alunos possam ter a oportunidade de conhecer diferentes formas de manifestação artística por meio da literatura. - Obras que permitam a leitura autônoma do aluno, tendo em vista a importância de oferecer aos alunos obras que possam ser lidas com autonomia, quer dizer, que independam do professor para a leitura ou para a apreensão dos sentidos do texto.- Obras que necessitam a mediação do professor, considerando a necessidade de oferecer leituras mais complexas, que instiguem a curiosidade e desafiem os alunos na busca por maior autonomia leitora. Além disso, a leitura oral estimula a curiosidade, a atenção e favorece a troca de experiências entre o leitor/professor/mediador e os ouvintes/alunos. - Diversidade cultural, social e lingüística, favorecendo o contato da comunidade escolar com diferentes modos de pensar, agir e comunicar de nosso povo e de outros países distantes. Serão ainda distribuídos, às escolas com o alunado supra, acervos de dicionários que diferentemente dos programas anteriores, possuem características adequados às distintas necessidades de aprendizagem dos alunos que cursam o ensino fundamental. Esses alunos não têm um único perfil. Alguns estão iniciando o processo de alfabetização; outros, já chegaram lá e têm necessidades diferentes. Em conseqüência, os usos didáticos dos dicionários serão outros.Assim os acervos foram formados, cada um deles contendo dois tipos de dicionários com características próprias em função do público a que se dirigem. O acervo 1 destina-se às escolas com matrículas nas 1ª e 2ª séries, direcionado aos alunos do ciclo inicial de alfabetização (dois ou três primeiros anos), composto por obras que foram pensadas para a fase inicial de letramento e alfabetização, e por obras compostas por um número mais variado de palavras, incluindo pronomes, advérbios e algumas palavras gramaticais, como preposições e conjunções.O acervo 2 destina-se às escolas que tenham matrículas nas 3ª e 4ª séries e está direcionado para o aluno das duas séries finais do primeiro segmento do ensino fundamental. O objetivo, aqui, é familiarizar o aluno com universo dos dicionários-padrão e, por isso, esse acervo é composto por dois tipos de dicionários com características típicas de minidicionários de uso geral.Os materiais (acervos literários e dicionários) serão destinados às bibliotecas das escolas, farão parte do acervo bibliográfico e deverão ser utilizados pelos alunos em sala de aula.Isto posto, contamos mais uma vez com a colaboração dessa Undime no sentido transmitir essas informações, bem como acompanhar a divulgação, o recebimento e a utilização dos referidos materiais pelas escolas nos Municípios desse Estado.Outras informações poderão ser obtidas por meio do site deste FNDE disponível na Internet no seguinte endereço: www.fnde.gov.br, ou ainda por intermédio dos técnicos da nossa Central de Atendimento ao Usuário - CAU, pelo telefone: 0800 616161 (ligação gratuita).Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação