Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Estandes do MEC propiciam aproximação das esferas municipal e federal

Todas as notícias Categorias

17/06/2015 Undime

Estandes do MEC propiciam aproximação das esferas municipal e federal

Na teoria é mais fácil resolver os problemas que na prática. A prova disso é que muitos dos dirigentes municipais presentes no 15º Fórum Nacional estão visitando o estande do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para esclarecer suas dúvidas. “Quando a Undime traz o escritório do FNDE para cá, isso facilita muito nosso trabalho porque se tem uma coisa que é difícil é, estando no município, solucionar isso por email ou pelo 0800. É bem mais demorado”, declara Lenira Pessoa, dirigente de Caaporã (PB) que foi questionar sobre o apoio a creches no âmbito do programa Brasil Carinhoso.

Maria Sidinei Lins Magalhães Araújo, dirigente municipal de Bom Jesus (PI), concorda: a aproximação proporcionada pela ação dá maior segurança aos representantes dos municípios. “Aqui a gente está diretamente com o órgão responsável, buscando as informações, tirando as dúvidas e isso facilita muito nosso trabalho”, avalia. Suas questões também giravam em torno da construção de novas creches. “Já conversei com os representantes do FNDE, eles me informaram direitinho e eu vou acessar o sistema e fazer como me foi passado. A previsão é de que até julho o município possa fazer sua própria licitação”.

Questionamentos como esse podem ser feitos aos representantes do MEC até sexta-feira (19). Além do estante do FNDE, os dirigentes municipais contam ainda com representações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Autor: Kalinka Iaquinto para Undime


Parceria institucional