Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Em Manaus a festa é quando a família vai à escola

Todas as notícias Categorias

16/04/2003 Undime

Em Manaus a festa é quando a família vai à escola

Na última terça (15), grande parte das escolas da rede estadual e municipal de ensino do Amazonas comemorou o Dia Nacional da Família na Escola, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado. Em Manaus a escola Vicente Telles de Souza localizada no bairro da Chapada, Zona Centro-Sul comemorou o dia com atividades que foram da gincana até a prestação de serviços essenciais como o corte de cabelo e orientação na área da saúde.

No bairro do Coroado, Zona Leste, a Escola Estadual GM3 Josué Cláudio de Souza, promoveu a interação dos alunos com os pais abrindo espaço para várias manifestações artísticas dos próprios alunos da escola e por meio de palestras destinadas ao desenvolvimento da cidadania.

Um corpo discente com cerca de 1.500 alunos comemorou o Dia Nacional da Família na Escola durante os três turnos da Escola Vicente Telles atraindo para o ginásio da escola o maior número de atividades esportivas e artísticas possível. O orgulho dos pais era evidente ao perceberem as habilidades dos filhos com as práticas desenvolvidas na escola.

E os filhos? Eles podem até achar que tudo não passa de diversão e puro dia de lazer mas na análise da diretora da escola, Vânia Machado este dia tem um significado transformador no comportamento da família tanto em casa quanto na escola. “Já está mais que comprovado que a família é a base principal do ser humano, além disso, para os filhos ter os pais na escola é uma forma de se sentirem mais seguros e para os pais isso reflete na confiança depositada na escola pois estando aqui eles podem ver de perto como os filhos agem”, argumenta Vânia.

Os pais de Lizandra Menescal, 10, aluna da 5ª série do ensino fundamental da Escola Vicente Telles concordam com a opinião da diretora da escola ao afirmarem ser essencial acompanhar as atividades da filha que ainda está no seu primeiro ano nesta escola. “Fui intimado a vir pela minha filha mas está sendo bom estar aqui”, disse o pai de Lizandra, Azarias Menescal, 42, estudante de patologia.

Para a mãe, Rosenês Menescal, 36, revendedora de produtos de beleza a filha é uma boa aluna mas “é sempre bom vir até o colégio dela e falar com os professores, conhecer como está sendo o comportamento em sala de aula”, explicou a mãe. Lizandra acompanhada da irmã, Vitória Menescal, 7, aprovou a vinda dos pais à escola. De acordo com a diretora, nem todos os alunos puderam gozar da felicidade de ter os pais neste dia que é dedicado à presença da família na escola.

“Nós temos nesta escola alunos de todas as regiões da cidade e as vezes a distância e o trabalho impossibilitam que todos os pais venham, acredito que apenas 50% vieram”, completa Vânia.

Na escola GM3 Josué Cláudio de Souza, as atividades do Dia da Família na Escola começaram às 8h da manhã de terça(15) e foram até às 22. Para a diretora da escola, Ivete Ribeiro Fernandes, o mais importante na comemoração do dia é promover a reflexão entre os estudantes e a família. Além da gincana promovida pelos alunos, peças teatrais e mensagens bíblicas, os pais dos cerca de 2 mil alunos da escola tiveram acesso a palestras sobre a “importância do papel das famílias na escola” e sobre a “conservação do patrimônio público”.

“Os pais ainda são tímidos em vir à escola e nós temos que fazer com que eles se sintam à vontade no ambiente onde seus filhos estudam”, disse Ivete. O Dia Nacional da Família na Escola envolve apenas estudantes do ensino fundamental.


Parceria institucional