Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Educacenso coleta dados do Censo Escolar

Todas as notícias Categorias

10/09/2007 Undime

Educacenso coleta dados do Censo Escolar

O Censo Escolar deste ano inaugura o sistema de coleta de dados Educacenso, que inova no processo e no conteúdo. O lançamento de dados está sendo feito pela Internet e novos tipos de dados, solicitados. A partir de agora, os dados são individualizados. Os informantes de cada escola fazem um cadastro de cada estudante, professor e turma, além do cadastro da escola. O Censo deverá ser preenchido tanto pelas escolas das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto pelas da rede privada.

Com a inovação será possível conhecer, com detalhes, a realidade do sistema educacional brasileiro. Sobre cada aluno da Educação Básica será possível saber nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial e ainda se necessita de atendimento escolar diferenciado (hospitalar ou domiciliar), se utiliza transporte público, se tem necessidade educacional especial ou se recebe apoio pedagógico, além de informações sobre o rendimento escolar do ano anterior (se foi aprovado ou reprovado).

As informações sobre professores em regência de classe também são individualizadas. Além de escolaridade, será possível saber se o professor tem feito cursos para formação continuada e ainda sobre a docência que exerce: turmas em que atua e disciplinas que leciona.

Das escolas estão sendo pedidas informações a respeito da infra-estrutura, equipamentos, participação em programas como livro didático e alimentação escolar, dados educacionais como modalidades (regular, especial ou de jovens e adultos) e etapas (creche, pré-escola, fundamental, médio, profissional) oferecidas. Informações sobre utilização de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos, atendimento educacional especializado, também serão levantadas.

Foi alterado, também, o dia nacional do Censo Escolar – que era 30 de março e a partir de agora passa a ser 30 de maio. A data foi mudada para que as incorreções decorrentes de dupla matrícula e mudança de escola, comuns no início do ano letivo, não sejam computadas – pois no final de maio o sistema já está estabilizado e corresponde ao que, de fato, ocorrerá ao longo do ano.

O período de preenchimento foi estendido até o dia 16 de setembro e está sendo feito pela Internet na própria escola. Nas escolas em que não há Internet, o preenchimento é feito em formulário em papel e a digitação dos dados no sistema poderá ser feita tanto na secretaria municipal de educação quanto na secretaria estadual ou em delegacias regionais da secretaria estadual.

O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico).  Seus dados servem como base para programas do governo como Fundeb, Campanha Nacional do Livro Didático, Merenda Escolar. É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) em parceria com as unidades federadas e com a participação dos municípios e das escolas públicas e privadas.

Parceria institucional