Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Educação avançou em Canguaretama

Todas as notícias Categorias

06/02/2003 Undime

Educação avançou em Canguaretama

Rio Grande do Norte - Uma metodologia de ensino no mínimo inovadora vem possibilitando uma melhoria real no setor educacional tanto de forma qualitativa como quantitativa. Os números comprovam o avanço e revelam um aumento na ordem de 275% do número de pessoas em idade escolar freqüentando as salas de aulas no município de Canguaretama. Embora possa parecer um aumento estrondoso, a prefeitura da cidade revela que os números são reais e comprova que em seis anos conseguiu quase triplicar o número de alunos em sala de aula.

Para comprovar o avanço, a secretaria local de educação demonstra os números. No início de 1997, quando o prefeito Jurandir Marinho assumiu a administração do município, existiam 3.449 estudantes em idade escolar freqüentando as salas de aula e já em 2002 o município fechou o ano com 12.945 alunos em sala de aula, representando o aumento de 275% nos últimos seis anos, com perspectiva de novo aumento a partir deste ano letivo que vai se iniciar.

Segundo esclarece o próprio prefeito, não existe segredo e sim muito trabalho para conseguir estes índices. Marinho explica que dotar as escolas de toda a infra-estrutura necessária e capacitar os professores tem sido ações continuadas de sua administração em prol do ensino público. Ele lembra que agora, no mês de março, 600 professores do município estarão obtendo a formação de nível superior, dando continuidade à melhoria qualitativa do setor educacional de Canguaretama.

Tempo integral para mil alunos
Outra iniciativa adotada na educação em Canguaretama, foi a aplicação de uma nova metodologia de ensino. Os dados revelam que atualmente 1.000 crianças estudam em Escolas de Tempo Integral (Comandante Fidel Castro, Comandante Che Guevara, Comandante Simon Bolívar e Homero Homem). Nessas escolas de Canguaretama, os alunos começam a estudar às 7h, saem no intervalo às 9h para lanhar, retornam às aulas e ao meio dia almoçam. Após descansarem, fazem na própria escola o dever de casa. Às 15 horas fazem novo lanche e após algum tempo têm aula de prática desportiva, para que somente às 17 horas retornem às suas casas.

A garantia do aluno encontrar na escola de Canguaretama uma educação com uma boa infra-estrutura que vai desde aulas criativas e dinâmicas até a manutenção durante todo o ano da alimentação de boa qualidade da merenda escolar, tem servido como um incentivo a mais para que os pais mantenham seus filhos matriculados e como também tem auxiliado ao município para garantir a presença de crianças e jovens em sala de aula, diminuindo a evasão escolar e possibilitando um número cada vez mais crescente de alunos freqüentando regularmente as aulas.

Parceria institucional