22/05/2006 Undime
O que um cortador de cana da Zona da Mata pernambucana, um casal da periferia de Belém, duas jovens mães da favela da Maré, um morador de um quilombo no interior do Pará e um catador de lixo de São Paulo têm em comum? Todos eles, vítimas da exclusão social, decidiram encarar o desafio de aprender a ler e escrever. Essas experiências foram registradas no documentário Histórias de um Brasil Alfabetizado.
O vídeo, que trata da alfabetização de jovens e adultos em situações limites, será lançado na abertura do 2° Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipal de Educação, no dia 22/5, em Brasília.
Histórias de Um Brasil Alfabetizado tem como principal foco o impacto da descoberta da leitura e da escrita na vida das pessoas. A partir da história dos cinco personagens, a obra captar com sensibilidade as alegrias, contradições e conflitos do ato de se alfabetizar. O roteiro e direção do vídeo são do cineasta Bebeto Abrantes, autor do premiado filme Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto.
Além do documentário de 72 minutos, foram produzidas 20 peças audiovisuais de um minuto, direcionadas para a televisão. O material é uma realização do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).
Agenda
Lançamento Histórias de Um Brasil Alfabetizado
Quando: 22/5 às 21h
Onde: Academia de Tênis Resort – Brasília
O que um cortador de cana da Zona da Mata pernambucana, um casal da periferia de Belém, duas jovens mães da favela da Maré, um morador de um quilombo no interior do Pará e um catador de lixo de São Paulo têm em comum? Todos eles, vítimas da exclusão social, decidiram encarar o desafio de aprender a ler e escrever. Essas experiências foram registradas no documentário Histórias de um Brasil Alfabetizado. O vídeo, que trata da alfabetização de jovens e adultos em situações limites, será lançado na abertura do 2° Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipal de Educação, no dia 22/5, em Brasília. Histórias de Um Brasil Alfabetizado tem como principal foco o impacto da descoberta da leitura e da escrita na vida das pessoas. A partir da história dos cinco personagens, a obra captar com sensibilidade as alegrias, contradições e conflitos do ato de se alfabetizar. O roteiro e direção do vídeo são do cineasta Bebeto Abrantes, autor do premiado filme Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto.Além do documentário de 72 minutos, foram produzidas 20 peças audiovisuais de um minuto, direcionadas para a televisão. O material é uma realização do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). AgendaLançamento Histórias de Um Brasil AlfabetizadoQuando: 22/5 às 21hOnde: Academia de Tênis Resort – Brasília