04/05/2006 Undime
Prezado(a),
O Programa Crer para Ver, da Natura Cosméticos, que apoia e desenvolve ações para comunidade escolar voltadas à melhoria da qualidade da educação pública, tem o prazer de convidá-lo a colaborar com o Projeto "Lendo Nossa Gente" Esse Projeto está sendo desenvolvido em parceria com Ação Educativa, Alfabetização Solidária e Cenpec, no intuito de fortalecer as escolas públicas para a promoção da leitura e, conseqüentemente, incidir na constituição, manutenção e ampliação de acervos escolares e na proposição de ações de leitura voltadas para estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Estamos solicitando sua contribuição para organizarmos a composição de um acervo a ser destinado à turmas de EJA do ensino fundamental. Na primeira etapa do Projeto, tal acervo será enviado a 1500 escolas públicas, de todas as regiões do País, que não dispõem de bibliotecas ou salas de leitura e que acolheram estudantes da EJA, cuja matrícula foi resultado do esforço realizado pelas Consultoras Natura que voluntariamente identificam pessoas que não completaram o Ensino Fundamental e as incentivam a retornarem à escola. Lançada no início de 2005, a mobilização das Consultoras pelas matrículas na EJA já levou mais de 77 mil jovens e adultos de volta à escola em todo o Brasil.
A sua participação consiste em indicar títulos, tendo em vista que estes deverão compor um acervo diverso, que contemple as especificidades da EJA e que terá como legado o conhecimento e a experiência de educadores que atuam no campo da leitura: pesquisadores; representantes de fóruns, programas educativos, universidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, associações engajadas em programas de leitura e grupos que atuam na EJA.
Além da organização e distribuição do acervo, o Projeto visa influir na formação dos professores como agentes de letramento, disponibilizando materiais didáticos que tematizam o aprendizado da leitura para esta etapa da escolarização e sugerem atividades para mobilização e mediação de leitura. Também promove o envolvimento dos estudantes na gestão e implementação dos acervos, bem como na realização de ações voltadas para o incentivo da leitura junto com outros estudantes.
Definimos alguns critérios para guiar a seleção e a indicação das obras. Esperamos compor o acervo para EJA com títulos que:
estejam acessíveis no mercado editorial brasileiro;
correspondam às práticas sociais de leitura (ler para estudo, para a fruição, para a busca de informação etc.);
abarquem gêneros diversos (obras e antologias poéticas, crônicas e contos brasileiros; romances; ensaios; reportagens sobre a realidade brasileira; textos de tradição popular brasileira em prosa ou verso; peças teatrais, biografias ou autobiografias) de autores nacionais e internacionais, incluindo autores populares;
contemplem a diversidade étnico-racial, bem como aspectos das culturas múltiplas que configuram o povo brasileiro, fundamentais de serem consideradas em processos educativos;
tratem de uma variedade de temas considerados relevantes e de interesse do universo juvenil e adulto.
Para participar, indique cinco títulos e envie-os para: <crerparavereja@natura.net> até o próximo dia 15 de maio. Solicitamos que os títulos sejam apresentados como no modelo a seguir (nome da obra, autor, edição, local, editora e ano da publicação).
"Poesia reunida/ Adélia Prado. 2a ed. São Paulo: Siciliano, 1991."
A idéia desta ampla consulta é procurar garantir que o acervo, com 50 títulos, contemple publicações significativas para EJA, considerando sugestões de diversas instituições e pessoas envolvidas no tema e que atuam nas diferentes regiões do Brasil, além de criar uma oportunidade para a troca de conhecimentos e informações sobre obras destinadas ao público juvenil e adulto e divulgar autores e produções regionais.
As indicações recebidas serão também utilizadas para a elaboração de um catálogo que, numa segunda etapa do Projeto, será enviado às demais escolas públicas que oferecem EJA e que receberam matrículas vinculadas ao esforço das Consultoras Natura, com vistas a apoiar a complementação de seus atuais acervos. As instituições e os representantes que estão sendo convidados que participarem desta consulta também receberão este catálogo.
Agradecemos sua valiosa colaboração e com muita satisfação o consideramos mais um integrante desta parceria por nós representada.
Cordialmente,
Natura Cosméticos
Ação Educativa
Alfabetização Solidária
Cenpec
Prezado(a), O Programa Crer para Ver, da Natura Cosméticos, que apoia e desenvolve ações para comunidade escolar voltadas à melhoria da qualidade da educação pública, tem o prazer de convidá-lo a colaborar com o Projeto "Lendo Nossa Gente" Esse Projeto está sendo desenvolvido em parceria com Ação Educativa, Alfabetização Solidária e Cenpec, no intuito de fortalecer as escolas públicas para a promoção da leitura e, conseqüentemente, incidir na constituição, manutenção e ampliação de acervos escolares e na proposição de ações de leitura voltadas para estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Estamos solicitando sua contribuição para organizarmos a composição de um acervo a ser destinado à turmas de EJA do ensino fundamental. Na primeira etapa do Projeto, tal acervo será enviado a 1500 escolas públicas, de todas as regiões do País, que não dispõem de bibliotecas ou salas de leitura e que acolheram estudantes da EJA, cuja matrícula foi resultado do esforço realizado pelas Consultoras Natura que voluntariamente identificam pessoas que não completaram o Ensino Fundamental e as incentivam a retornarem à escola. Lançada no início de 2005, a mobilização das Consultoras pelas matrículas na EJA já levou mais de 77 mil jovens e adultos de volta à escola em todo o Brasil. A sua participação consiste em indicar títulos, tendo em vista que estes deverão compor um acervo diverso, que contemple as especificidades da EJA e que terá como legado o conhecimento e a experiência de educadores que atuam no campo da leitura: pesquisadores; representantes de fóruns, programas educativos, universidades, órgãos públicos, organizações da sociedade civil, associações engajadas em programas de leitura e grupos que atuam na EJA. Além da organização e distribuição do acervo, o Projeto visa influir na formação dos professores como agentes de letramento, disponibilizando materiais didáticos que tematizam o aprendizado da leitura para esta etapa da escolarização e sugerem atividades para mobilização e mediação de leitura. Também promove o envolvimento dos estudantes na gestão e implementação dos acervos, bem como na realização de ações voltadas para o incentivo da leitura junto com outros estudantes. Definimos alguns critérios para guiar a seleção e a indicação das obras. Esperamos compor o acervo para EJA com títulos que: estejam acessíveis no mercado editorial brasileiro; correspondam às práticas sociais de leitura (ler para estudo, para a fruição, para a busca de informação etc.); abarquem gêneros diversos (obras e antologias poéticas, crônicas e contos brasileiros; romances; ensaios; reportagens sobre a realidade brasileira; textos de tradição popular brasileira em prosa ou verso; peças teatrais, biografias ou autobiografias) de autores nacionais e internacionais, incluindo autores populares; contemplem a diversidade étnico-racial, bem como aspectos das culturas múltiplas que configuram o povo brasileiro, fundamentais de serem consideradas em processos educativos; tratem de uma variedade de temas considerados relevantes e de interesse do universo juvenil e adulto. Para participar, indique cinco títulos e envie-os para: <crerparavereja@natura.net> até o próximo dia 15 de maio. Solicitamos que os títulos sejam apresentados como no modelo a seguir (nome da obra, autor, edição, local, editora e ano da publicação). "Poesia reunida/ Adélia Prado. 2a ed. São Paulo: Siciliano, 1991."A idéia desta ampla consulta é procurar garantir que o acervo, com 50 títulos, contemple publicações significativas para EJA, considerando sugestões de diversas instituições e pessoas envolvidas no tema e que atuam nas diferentes regiões do Brasil, além de criar uma oportunidade para a troca de conhecimentos e informações sobre obras destinadas ao público juvenil e adulto e divulgar autores e produções regionais. As indicações recebidas serão também utilizadas para a elaboração de um catálogo que, numa segunda etapa do Projeto, será enviado às demais escolas públicas que oferecem EJA e que receberam matrículas vinculadas ao esforço das Consultoras Natura, com vistas a apoiar a complementação de seus atuais acervos. As instituições e os representantes que estão sendo convidados que participarem desta consulta também receberão este catálogo. Agradecemos sua valiosa colaboração e com muita satisfação o consideramos mais um integrante desta parceria por nós representada. Cordialmente, Natura Cosméticos Ação EducativaAlfabetização SolidáriaCenpec