21/05/2008 Undime
Verba do PAC da Educação demora a sair
Mais de 4.300 prefeituras solicitaram dinheiro em 2007, mas só 38 receberam recursos do programa, que completou um ano.
Especialistas pedem piso salarial para professores
A pedido da Folha, coordenadores de dois dos mais importantes movimentos de monitoramento da educação analisaram pontos do PDE. Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e Mozart Ramos (Todos Pela Educação) concordam sobre a importância de aprovar o piso salarial dos professores para atrair jovens ao magistério.
Os manifestos sobre cotas
Três semanas depois de ter recebido um documento contrário à política de cotas raciais, assinado por 113 escritores, líderes sindicais e intelectuais, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, recebeu outro, diametralmente oposto, defendendo a política de inclusão social que o governo quer impor às universidades. Os dois textos foram elaborados para instruir duas ações diretas de inconstitucionalidade contra a política de cotas que tramitam na Corte.
90% dos municípios aderem ao PDE
Hoje, numa cerimônia de comemoração de um ano do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), representantes de mais de mil municípios estarão em Brasília para assinar convênios em dois programas oferecidos: o de repasse de verbas para construção de creches e escolas de educação infantil e o de convênios com o BNDES para compra de ônibus de transporte escolar.
Fim do vestibular?
Alunos, professores e especialistas avaliam se a seleção é justa ou não para o ingresso de jovens no ensino superior
Caixa contrata alunos do ProUni
Duas mil vagas de estágio foram reservadas pela Caixa Econômica Federal para alunos de nível superior bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Podem se inscrever alunos a partir do quinto semestre do curso. O estágio é de cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, com duração de um a dois anos, com bolsa de R$ 475,00.
Leia as matérias na íntegra pelo link http://www.undime.org.br/htdocs/index.php?acao=biblioteca&publicacaoID=1103.
Verba do PAC da Educação demora a sairMais de 4.300 prefeituras solicitaram dinheiro em 2007, mas só 38 receberam recursos do programa, que completou um ano.Especialistas pedem piso salarial para professoresA pedido da Folha, coordenadores de dois dos mais importantes movimentos de monitoramento da educação analisaram pontos do PDE. Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e Mozart Ramos (Todos Pela Educação) concordam sobre a importância de aprovar o piso salarial dos professores para atrair jovens ao magistério. Os manifestos sobre cotasTrês semanas depois de ter recebido um documento contrário à política de cotas raciais, assinado por 113 escritores, líderes sindicais e intelectuais, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, recebeu outro, diametralmente oposto, defendendo a política de inclusão social que o governo quer impor às universidades. Os dois textos foram elaborados para instruir duas ações diretas de inconstitucionalidade contra a política de cotas que tramitam na Corte. 90% dos municípios aderem ao PDEHoje, numa cerimônia de comemoração de um ano do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), representantes de mais de mil municípios estarão em Brasília para assinar convênios em dois programas oferecidos: o de repasse de verbas para construção de creches e escolas de educação infantil e o de convênios com o BNDES para compra de ônibus de transporte escolar.Fim do vestibular?Alunos, professores e especialistas avaliam se a seleção é justa ou não para o ingresso de jovens no ensino superiorCaixa contrata alunos do ProUniDuas mil vagas de estágio foram reservadas pela Caixa Econômica Federal para alunos de nível superior bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Podem se inscrever alunos a partir do quinto semestre do curso. O estágio é de cinco horas diárias, de segunda a sexta-feira, com duração de um a dois anos, com bolsa de R$ 475,00.Leia as matérias na íntegra pelo link http://www.undime.org.br/htdocs/index.php?acao=biblioteca&publicacaoID=1103.