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09/08/2006 Undime

"Cidadania e Desenvolvimento Sustentável", participe do 3º dia temático do Amigos da Escola

No dia 14 de agosto, será realizado o 3º Dia Temático de 2006 do Amigos da Escola, cuja tema será "Cidadania e Desenvolvimento Sustentável". Segue, abaixo, mensagem da coordenação nacional do projeto Amigos da Escola, com sugestões de atividades e esclarecimentos sobre o tema. Confira!

Caros Amigos,

Com a proximidade do nosso 3º Dia Temático do ano - "Cidadania e Desenvolvimento Sustentável" (14 de agosto), seguem, abaixo, algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas pelas escolas/ núcleos com a participação e o auxílio de voluntários, sejam eles profissionais da educação, estudantes ou pessoas da comunidade, sempre de acordo com o planejamento e o projeto político-pedagógico da escola e com o acompanhamento dos educadores.

Boa notícia: abaixo, artigo do Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente que escreveu especialmente para o Amigos da Escola, uma contribuição muito relevante para a discussão sobre o tema a ser abordado, escrito especialmente para o Amigos da Escola.

Quanto mais consistentes puderem ser as atividades, melhor será o resultado para a escola e para a comunidade.

Bom trabalho!

Coordenação Nacional
Projeto Amigos da Escola

O que é desenvolvimento sustentável?

Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado pela Organização das Nações Unidas na Comissão Mundial para o Meio Ambiente. É um modelo que procura satisfazer as necessidades de desenvolvimento do presente, em harmonia com a natureza, preservando os recursos naturais, promovendo uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade, sem comprometer o direito das gerações futuras.

Por quê? Porque o ser humano estava consumindo as reservas naturais do planeta Terra, degradando-o a ponto de colocar em risco a sobrevivência da espécie.

O desenvolvimento sustentável abrange os aspectos econômicos (crescimento do Terceiro Mundo), social (integração e solidariedade entre os hemisférios Norte e Sul) e ambiental (preservação dos bens mundiais e regeneração dos recursos naturais).  Além disso, é uma preocupação com os problemas a longo prazo, enquanto o modelo corrente está fundado em uma lógica puramente econômica, centrada no aqui e agora, no consumismo. 

Nesse sentido a escola e os meios de comunicação têm o papel fundamental de divulgar as questões ambientais e formar pensamento crítico, chamando para a reflexão e conter o desenvolvimento predatório.

Sugestões de atividades que podem ser realizadas:
A) Pelas escolas/núcleos:

- Atividades permanentes, cotidianas, que podem ter momento de confraternização, celebração etc. no Dia Temático
-Concentração de mais de uma escola em um local para realização de atividades conjuntas
- Exemplos:
- Organização de uma feira de artesanato com produtos confeccionados a partir de materiais recicláveis. As peças artesanais podem ser feitas pelos próprios integrantes da escola ou núcleo. Isso serve para reforçar o conceito  de reutilização e aproximar a escola da comunidade, levando o tema consumo consciente, sustentabilidade e cidadania.
- Instituir na escola ou núcleo o dia da adoção de materiais que não agridem o meio ambiente. Algo como: a partir de hoje essa escola não usa mais nenhum produto feito com isopor, por exemplo. Esta atividade serve para explorar a temática sobre os produtos que comprometem a sustentabilidade planetária e que devem ser recusados pelos consumidores conscientes, que transformam seu ato de consumo em um ato de cidadania.
- Substituir produtos descartáveis por materiais permanentes. A partir de um dado dia, a unidade pode adotar garrafas tipo "squeeze", canecas ou copos em substituição a copos descartáveis, por exemplo. 
- Promover uma feira de troca nas unidades. A feira serve para mostrar às pessoas que nem sempre o que é jogado fora não tem mais serventia. O que não serve mais para alguém pode perfeitamente ser útil a uma outra pessoa. Mais uma vez reforça a questão do reaproveitamento, preservando os recursos naturais e contribuindo para a sustentabilidade planetária.

B) Por voluntários (alunos, pais, professores, especialistas e outros) e pessoas da comunidade:
Os voluntários podem identificar na comunidade "bons exemplos" de consumo consciente. Pessoas ou entidades que separem o lixo, reaprovei material para artesanato, que façam aproveitamento integral de alimentos, que usem sacolas que não sejam descartáveis para ir ao mercado, entre outras boas atitudes. Assim como pessoas ou entidades que usem recursos, como água e energia, de maneira consciente, adotando medidas como o reaproveitamento da água da máquina de lavar para lavar o quintal, armazenar água da chuva... Esses exemplos podem ser colocados em uma cartilha e  serem usados pelos voluntários para estimular o restante da comunidade a adotarem ações conscientes que cooperam para a sustentabilidade.

C) Por alunos:

Implementar ações de consumo consciente na sua escola e na comunidade, tais como:
- Fazer uma atividade onde os alunos imaginem como seria uma cidade sustentável a partir dos atos de cidadania de cada um.
- Criar uma ação, a ser realizada ao longo do próximo mês ou bimestre, que tenha relação com o melhor uso dos recursos naturais e compra de produtos, tais como: adoção de uma merenda saudável, instalar cartazes de conscientização do uso da água em todos os bebedouros e pias da escola, entre outras.
- O aluno pode implantar em sua casa um programa de consumo consciente de água e energia. Para isso, o estudante precisa fazer uma pesquisa sobre o tema e se comprometer a passar os conceitos do uso racional desses recursos a seus familiares, além de colar lembretes por toda a casa com frases tipo: feche a torneira ao escovar os dentes. Para medir os resultados, os alunos podem comparar se houve redução de consumo em sua conta de água e luz, de um mês para outro.
- Criar um concurso de receitas para aproveitamento integral de alimentos ou de idéias para o consumo consciente em geral.

D) Por especialistas:

Palestras sobre lixo, cidadania, meio ambiente, nutrição, uso dos recursos naturais (água, energia elétrica), consumo consciente.
- Oficinas práticas sobre os mesmos temas do item acima.
- Criação de um programa de alimentação sustentável (exemplos: alimentos feitos com cascas, talos e outras partes que normalmente não sejam reaproveitadas).

E) Material de apoio para os voluntários que quiserem se informar sobre consumo consciente para trabalhar a temática sob a ótica da cidadania para o desenvolvimento sustentável:

- "Aproveitamento integral dos alimentos" - publicação do Sesc com dicas de receitas feitas a partir do aproveitamento de alimentos.
- Instituto Akatu (Cartilha Sou Mias Nós, 12 Princípios do Consumidor Consciente, Arvora do Consumo Consciente, Caderno Temático - A nutrição e o consumo consciente, ICCs - indicadores).
- Instituto Ethos
- Unep
- PNUD

Artigo de Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente

Consumir sem consumir o mundo em que vivemos

A humanidade caminha para um beco sem saída. Atualmente, já se consome entre 20% e 30% a mais do que a Terra consegue renovar. E, se todos os habitantes do mundo consumissem como os americanos e europeus, seriam necessários quatro planetas para atender a todo esse consumo. Assim, se continuarmos com o atual ritmo de exploração do planeta, as fontes de água, as reservas de ar puro, as terras para agricultura, não serão suficientes para as necessidades de todos os habitantes.

É por isso que o Instituto Akatu defende a idéia do consumo consciente. O ato de consumo deve ser um ato de cidadania consciente, pelo qual o consumidor contribui para um mundo melhor, buscando equilíbrio entre sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Para isso, é preciso que o consumidor tenha consciência dos impactos do seu consumo sobre a sociedade e o meio ambiente, dado que não existe ato de consumo sem tal impacto.

Ser um consumidor consciente é uma ação cotidiana. Mesmo um pequeno número de pessoas, ao longo do período de suas vidas, provocam um grande impacto. Como exemplo, em uma família de quatro pessoas, em que todas desperdiçam 100 gramas de alimentos a cada refeição, se o fizerem ao longo de 70 anos, 31 toneladas de comida serão jogadas fora, por exemplo. Essa quantidade é suficiente para alimentar 17 crianças por dez anos!

Consumir com consciência é uma questão de cidadania. As atitudes de um grande número de pessoas, mesmo que por um curto período de tempo, também fazem uma enorme diferença. Digamos que um cidadão escove os dentes com a torneira aberta. Assim, em vez de gastar apenas 2 litros de água, vai usar 14 litros - os outros 12 litros vão literalmente para o ralo. Se 4 milhões de cidadãos passassem a escovar os dentes com a torneira fechada, a água economizada a cada dia seria suficiente para abastecer uma cidade como Goiânia, com 1 milhão de habitantes.

Mas o uso e descarte de recursos naturais e de produtos é apenas um aspecto desta história. O consumidor consciente sabe o poder transformador que tem nas mãos e que o ato de ir às compras é capaz de mudar o mundo. Por isso, reflete sobre o que e como consome e prestigia empresas comprometidas com a responsabilidade social.

A idéia não é que as pessoas deixem de comprar o que julgam necessário, nem que façam enormes sacrifícios. Quando todos fazem sua parte, o resultado é um mundo melhor. O Instituto Akatu contribui para que a sociedade caminhe na direção de um modelo de consumo sustentável, onde toda a humanidade possa consumir sem consumir o mundo em que vive. Uma sociedade na qual os pequenos gestos de todos produzirão enormes transformações na direção da sustentabilidade da humanidade em nosso planeta. 


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