Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Chefes de Estado reafirmam compromissos assumidos em Dakar

Todas as notícias Categorias

16/07/2010 Undime

Chefes de Estado reafirmam compromissos assumidos em Dakar

No domingo, 11/07, dia da final da Copa do Mundo na África, não foi apenas a Espanha quem saiu vitoriosa. A educação também comemorou conquistas com a realização da Cúpula de Educação da Copa de Mundo de Futebol, ocorrida em Pretória pouco antes do jogo final em que a Espanha ganharia seu primeiro título mundial de futebol. 
 
Proposta pela CGE (Campanha Global pela Educação) e pela FIFA no contexto da iniciativa “1 GOL: Educação para Todos”, a cúpula foi convocada e liderada pelo presidente sul africano, Jacob Zuma. Participaram mais de 100 delegados, incluindo chefes de estado de Botsuana, Moçambique e Quênia, além do presidente alemão, Christian Wulff, o primeiro ministro da Holanda, Jan Peter Balkenende, o secretário de desenvolvimento britânico, Andrew Mitchell, o Arcebispo Desmond Tutu e o presidente da FIFA, Sepp Blatter. 
 
Aaron Mokoena, capitão da seleção dos Bafana Bafana e um dos embaixadores do “1 GOL”, também esteve presente e salientou a importância desse que foi o primeiro encontro político inserido num grande evento esportivo. “A história mostra que quando existe vontade política, ótimas coisas acontecem. A África do Sul agora deixa um legado para o resto do mundo.” 
 
Durante a reunião em Pretória foram entregues aos líderes presentes cartões amarelos com mensagens de pessoas de todo o mundo apelando para a necessidade do cumprimento das metas do Tratado Educação para Todos, assinado por mais de 160 países na Conferência Mundial de Educação de Dakar (Senegal, 2000). No final da cúpula, foi feita a leitura de uma declaração de comprometimento com a educação mundial. “Inspirados pelo massivo suporte advindo da iniciativa 1GOL, nós apelamos para a comunidade internacional, especialmente os governos nacionais, para que traduzam seu compromisso com a educação em ações concretas, incluindo aumento de financiamento para a área”, diz um trecho do documento. 
 
1GOL rumo a 2014 – No sábado, 10/7, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realizou um evento na Casa Brasil em Joanesburgo para tratar do cenário da educação no Brasil e sobre as ações brasileiras da iniciativa 1GOL até 2014, quando o país sediará a próxima Copa do Mundo de Futebol. O evento contou com a presença de vários nomes campeões no futebol brasileiro e mundial, como Mauro Silva, Bebeto e Carlos Alberto Torres, e dos ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Turismo, Luiz Barreto. 
 
O que é o 1GOL - O 1GOL: Educação para Todos é uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a Fifa para pressionar os governos a cumprirem as metas do programa Tratado Educação para Todos (EPT, Unesco, Dakar/Senegal, 2000) e garantir, prioritariamente, que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015. No Brasil, o 1GOL é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que também integra o grupo gestor da iniciativa em nível internacional. 
 
A iniciativa já acumulou mais de 14 milhões de assinaturas virtuais da petição que procura pressionar os governos a garantirem acesso à educação a todas as crianças do mundo até 2015. No Brasil já são mais de 280 mil assinaturas feitas pelo site www.marque1gol.org.br , onde é possível assistir ao filme com a participação de ídolos do futebol nacional. 

Parceria institucional