Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Canindé e Quixadá/ CE são os municípios que mais avançam na meta do governo federal de extinguir o analfabetismo

Todas as notícias Categorias

26/08/2003 Undime

Canindé e Quixadá/ CE são os municípios que mais avançam na meta do governo federal de extinguir o analfabetismo

Em 30 municípios do Ceará, mais de oito mil pessoas estão sendo alfabetizadas pelo método, que chegou a ser cotado para implementação pelo MEC

Canindé e Quixadá são os municípios que mais avançam na meta do governo federal de extinguir o analfabetismo. Somente este ano, em Canindé foram alfabetizadas duas mil pessoas. Em Quixadá, esse número chega a 1.040. A metodologia que garante essa rapidez é a do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), uma Organização Não Governamental (ONG), coordenada pela ex-deputada federal Esther Grossi (PT-RS).

Em 30 municípios do Ceará, mais de oito mil pessoas estão sendo alfabetizadas pelo método, que chegou a ser cotado para implementação pelo Ministério da Educação, mas a proposta não foi adiante. Em todo o País, há cerca de 16 milhões de analfabetos. A expectativa do governo federal é erradicar o analfabetismo em quatro anos. A proposta é tão audaciosa quanto impossível de ser alcançada. Tanto é que o programa Analfabetismo Zero mudou de nome para Brasil Alfabetizado.

Em Quixadá, a prefeitura pretende extinguir o problema ainda este ano. O município poderia até reduzir a níveis baixíssimos o analfabetismo, mas erradicar não. E ainda há outros condicionantes reconhecidos inclusive pelo prefeito Ilário Marques (PT). Sem repasse de recursos pelos governos estadual e federal, é mais difícil chegar perto do que se almeja. Se há cerca de 14 mil analfabetos na cidade, de acordo com o censo de 2000, e até agora foram alfabetizados 1.040, é pouco provável acabar o problema em quatro meses. Em 1º de setembro, mais 860 alunos, numa parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) começam a ter aulas.


Parceria institucional