27/12/2002 Undime
Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Cultura (Minc) lançaram oficialmente, neste mês de dezembro, o Cadastro Nacional de Bibliotecas(CNB). O sistema, criado em setembro passado, consiste numa parceria entre o Programa Sociedade da Informação (do MCT) e a Secretaria do Livro e Leitura (vinculada ao Minc) e tem o objetivo principal de reunir e gerenciar informações sobre as várias bibliotecas espalhadas pelo Brasil.O trabalho, além de cadastrar estas entidades, vai relacionar o conteúdo de cada uma delas, criando um catálogo virtual que permitirá, posteriormente, a consulta “on-line” por parte de usuários de todo o País. Na solenidade de lançamento, os coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas públicas de todo o Brasil receberam informações sobre o sítio a ser lançado via Internet sobre o cadastro, que deverá entrar no ar até fevereiro do próximo ano.
No espaço, serão disponibilizadas informações sobre os motivos pelas quais as bibliotecas devem se cadastrar e os procedimentos que precisam ser feitos pelos responsáveis por estes acervos. De acordo com informações do Ministério da Cultura, o Cadastro Nacional de Bibliotecas possibilitará ao Governo a identificação de demandas para a criação de novos projetos e programas de atendimento eficaz nas mais diversas áreas das políticas públicas.
Com as bibliotecas brasileiras cadastradas, o Ministério da Cultura poderá identificar com mais clareza e rapidez as necessidades de cada biblioteca, agilizando a criação de projetos e programas de atendimento.
As informações são da Agência Brasil – Abr.
Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Cultura (Minc) lançaram oficialmente, neste mês de dezembro, o Cadastro Nacional de Bibliotecas(CNB). O sistema, criado em setembro passado, consiste numa parceria entre o Programa Sociedade da Informação (do MCT) e a Secretaria do Livro e Leitura (vinculada ao Minc) e tem o objetivo principal de reunir e gerenciar informações sobre as várias bibliotecas espalhadas pelo Brasil.O trabalho, além de cadastrar estas entidades, vai relacionar o conteúdo de cada uma delas, criando um catálogo virtual que permitirá, posteriormente, a consulta “on-line” por parte de usuários de todo o País. Na solenidade de lançamento, os coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas públicas de todo o Brasil receberam informações sobre o sítio a ser lançado via Internet sobre o cadastro, que deverá entrar no ar até fevereiro do próximo ano. No espaço, serão disponibilizadas informações sobre os motivos pelas quais as bibliotecas devem se cadastrar e os procedimentos que precisam ser feitos pelos responsáveis por estes acervos. De acordo com informações do Ministério da Cultura, o Cadastro Nacional de Bibliotecas possibilitará ao Governo a identificação de demandas para a criação de novos projetos e programas de atendimento eficaz nas mais diversas áreas das políticas públicas. Com as bibliotecas brasileiras cadastradas, o Ministério da Cultura poderá identificar com mais clareza e rapidez as necessidades de cada biblioteca, agilizando a criação de projetos e programas de atendimento. As informações são da Agência Brasil – Abr.