14/10/2003 Undime
Boletim nº 43 – Especial Ciranda pela Educação
Nacional
Campanha realiza mobilização nacional em 15 de outubro por mais recursos para educação
Com o slogan, "Ciranda pela Educação: é hora de colocar a Educação Pública no Centro da Roda", a Campanha Nacional pelo Direito à Educação está organizando para 15 de outubro, dia do professor e da professora, uma ampla mobilização para colocar a educação pública de qualidade na pauta de prioridades, no centro da roda do debate nacional e das praças do país. A mobilização será feita por meio das chamadas cirandas pela educação, danças de roda em lugares públicos de destaque, unindo diferentes setores da sociedade em prol da educação pública. O objetivo principal da mobilização é influenciar o Congresso Nacional para que aumente os recursos da educação no Orçamento 2004 e aprimore os mecanismos de participação da sociedade civil nas políticas públicas da área. A ciranda da educação é um ato simbólico, temperado a partir da criatividade de cada comitê estadual com apresentações culturais regionais. As rodas serão animadas pelo jingle "Ciranda pela Educação", elaborado especialmente para a mobilização pelo grupo de cirandeiras pernambucanas Cumade Fulôzinha. A partir do jingle, estão sendo feitos spots para rádios e um videoclipe, elaborado por meio da união de esforços das organizações que compõem a Campanha. Pela primeira vez, um conjunto de organizações e redes nacionais sairá com um slogan unificado no dia 15 de outubro, proposto pela Campanha. Toda a programação nacional está sendo desenvolvida em parceria com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), o MST (Movimento Sem Terra) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e com apoio de diversas redes nacionais, entre elas, a Abong (Associação Brasileira de ONGs), o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, o Movimento Nacional de Direitos Humanos, a Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped), o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), a Raaab (Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil), entre outros.
Audiências - A Campanha solicitou, para o dia 15, audiências com o presidente Lula; com o presidente do Congresso, senador José Sarney; com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado João Paulo e com o procurador geral da república, Cláudio Fonteles. Com o procurador, a Campanha pretende cobrar medidas cabíveis em relação ao fato dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento não terem respondido às recomendações feitas por Fonteles no final de julho referentes à garantia de recursos para o cumprimento da lei do Fundef na proposta Orçamentária de 2004. Fonteles emitiu as recomendações por solicitação da Campanha.
Pressão virtual – Durante a semana do dia 15, a Campanha pretende promover a pressão virtual, por meio do envio de e-mails dos cidadãos e cidadãs aos parlamentares federais, cobrando o aumento dos recursos para a educação no Orçamento 2004, o cumprimento da lei do Fundef e mais participação social na definição das políticas públicas de educação.
Nota Pública – A Campanha lançará nota pública referente ao orçamento da educação de 2004, com destaque para a situação do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).
Alagoas
Ciranda será puxada por associações de cultura popular e teatro
Com a roda puxada pelas associações de cultura popular e de teatro de Alagoas, o comitê-AL vai realizar as atividades da ciranda pela educação no dia 15, na praça principal do centro de Maceió, junto com o Sindicato dos trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL) local. O comitê está em contato com três rádios de Maceió e duas do interior para divulgar o jingle da Campanha. A Undime-AL está tentando garantir caravanas de educadores de alguns municípios alagoanos para Maceió. No dia 14 de outubro, a o comitê-AL da Campanha vai participar de reunião extraordinária do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (Fadei), que conta com 74 entidades, entre Sindicatos, Central Única de Trabalhadores (CUT-AL), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-AL), Associação Mulungu (teatro de rua, capoeira, danças populares, afro, etc), Associações de Moradores, Conselhos Tutelares, Ministério Público, e outras organizações governamentais e não-governamentais. Nessa reunião, será realizado um debate sobre o financiamento da educação infantil dentro do Fundeb (Fundo da Educação Básica).
Bahia
Mobilização no Estado ressalta questão da população negra na educação
O comitê-BA vai realizar no dia 15 de outubro uma audiência pública com o tema "Educação Pública De Qualidade - Ações Afirmativas Para A População Negra", na Câmara Municipal da cidade de Salvador. Com este evento, a Rede MIAC (Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural), entidade coordenadora do comitê baiano, vai lançar os Pirões Culturais do MIAC, ações culturais e artísticas que vão discutir nas comunidades de Salvador e Região Metropolitana a Qualidade da Educação.
Estão convidados para compor a mesa a Secretária Municipal da Educação, Dirlene Mendonça, o representante da UNICEF, Ruy Pavam, a Diretora da CIPÓ- Comunicação Interativa, Ana Penido, o Diretor do Instituto Cultural Stive Biko, Sílvio Humberto. Nesta Audiência, será empossada simbolicamente uma jovem prefeita que lerá as propostas do MIAC em relação ao tema. Ao meio-dia será feita uma Caminhada Artística Pela Educação Pública De Qualidade que terminará em frente à Câmara Municipal para desempossar a Jovem Prefeita e entregar ao Poder Público a responsabilidade pela Qualidade da Educação Pública. Após essa cerimônia o comitê organizará a Ciranda Pela Educação. No dia 14, será realizada uma Missa De Ação de Graças Pela Educação Pública De Qualidade E Pelas Ações Afirmativas Para A População Negra. Esta missa que já é reconhecida pela presença de cânticos afros, contará também com intervenções artísticas de instituições e grupos culturais do MIAC.
Brasília
Cirandas e audiências dão o tom da Mobilização em Brasília
Na Capital Federal ocorrerá a ciranda pela educação às 12h30 na Praça dos Três Poderes. A estátua dos Candangos, um marco da cidade, será vestida com a camiseta laranja da mobilização nacional. No mesmo dia, às 11h, ocorrerá uma sessão solene em homenagem ao professorado. Às 14h30, ocorrerá na Câmara dos Deputados uma Audiência Pública sobre o Orçamento da Educação, na qual a Campanha relançará a pesquisa Campanha/Diap sobre o posicionamento dos parlamentares federais em relação à derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os vetos impedem o aumento do financiamento para educação pública dos atuais 4,6% para 7% do PIB. Será colocada na rampa do Congresso Nacional uma colcha de cartões postais assinados pela derrubada dos vetos ao PNE, até hoje já foram assinados mais de 100 mil cartões.
Ceará
A educação pública em todas as rodas do Estado
O Comitê-CE programou diversas atividades para semana do professor e da professora. Até o dia 15, Dia Nacional de Mobilização pela Educação Pública de Qualidade, o comitê irá participar de diversos eventos, como debates, audiências públicas e seminários, para divulgar a ciranda e a Campanha. No dia 15, a ciranda será feita na Praça do Ferreira às 9 horas, com a participação de artistas e cirandeiros locais. Estudantes, professores(as), servidores(as) e representantes de entidades, partirão de escolas da região em direção à praça para ajudar a colocar a educação no centro da roda. Às 15 horas, o comitê cearense vai participar de audiência pública na Assembléia Legislativa sobre o financiamento para a educação. A mobilização ainda será divulgada em eventos posteriores, como o III Fórum Interinstitucional de Educação Pública do Ceará, cuja abertura será no próprio dia 15, e que terá como tema "O desafio da Qualidade", e a VI Jornada de Educação Infantil e Ensino Fundamental "A Escola para a Sociedade que Queremos".
Mato Grosso
Carro de som e dupla de cantores animam a roda no centro-oeste
O recém-lançado comitê matogrossense da Campanha também está se preparando para a grande mobilização do dia 15 de outubro. O local escolhido para realização do evento foi a Praça Alencastro, bem no centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal, onde há grande circulação de pessoas. Será providenciado um carro de som, uma dupla de cantores para fazer animação e confecção de faixa. O comitê está fazendo uma grande articulação com órgãos governamentais, instituições e ONGs, para ajudar a convocar a população local para participar dessa ciranda pela educação pública de qualidade. Está prevista uma coletiva com a imprensa local para divulgar e fazer a cobertura do evento. O Comitê-MT realizou no dia 8 um fórum de debates abordando a derrubada dos vetos presidenciais ao PNE. Participaram do evento alunos, professores e gestores de escolas estaduais e municipais, a presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, representantes do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, do SINTEP – sub-sede Cuiabá, da Undime-MT e funcionários da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade foi entregue a todos os participantes o "Convite" para a mobilização do dia 15.
Pará
Ciranda terá teatro e danças circulares
No Pará, a ciranda pela educação vai contar com apresentação de danças circulares e a participação de um grupo de teatro da Unipop (Instituto Universidade Popular), entidade coordenadora do comitê-PA da Campanha. A ciranda será realizada no próprio dia 15, na praça da República, com concentração marcada para as 9:00 horas, e será uma atividade com profissionais e jovens que contará com exposição e divulgação de materiais. O comitê vem negociando espaço na mídia, buscando entrevistas em jornais e TVs locais. O comitê paraense pretende estender o dia 15, para que a mobilização por uma escola pública de qualidade não termine nesse dia. Para isso, o comitê vai dar continuidade aos debates em torno dos focos de Campanha, em especial a questão do financiamento da Educação, dando prosseguimento nos debates nas escolas, com a organização de uma agenda que será contruída.
Paraíba
13 rádios paraibanas transmitirão jingle da Campanha
O comitê paraibano da Campanha conseguiu que o jingle da Campanha seja transmitido em 13 rádios do Estado, sendo que nove delas são rádios comunitárias da da Associação Amazônia. Além disso, pelo menos dois jornais vão publicar notícias sobre a mobilização. Na sexta-feira, 10, o comitê-PB participou de uma caminhada em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ao fim da atividade, o comitê entregou material da Campanha ao governador da Paraíba a à Procuradora da Infância no Estado. Nos dias 13 e 14, a Campanha vai divulgar o Dia de Mobilização em dois eventos: na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Encontro Estadual de Uncmes, em que o comitê tem horário reservado para falar da Campanha.
Piauí
População será convidada a dar opinião na ciranda em Teresina
A Praça do Liceu, no centro de Teresina, será toda enfeitada com materiais da Campanha. Jornal mural, balões, fitinhas, banner, etc, serão espalhados pela praça, onde será realizada a ciranda pela educação pública de qualidade. Durante o evento, que começa ao meio-dia, um carro de som tocará o jingle da Campanha. Em um determinado momento da ciranda, haverá espaço para os participantes falarem sobre a educação, dar opinião, fazer comentários e debater o tema. Secretários municipais de educação de todo o Estado, deputados estaduais e vereadores de Teresina foram convidados a participar da roda.
Pernambuco
Comitê-PE organiza seminário sobre educação pública
Na segunda-feira, 13, o comitê-PE vai realizar o seminário "A Educação Pública no centro da roda", como parte da mobilização da semana do professor e da professora. O seminário vai discutir a questão dos vetos ao Plano Nacional de Educação, da participação da sociedade civil e o financiamento nos plano estaduais e municipais de educação. Além disso, será debatido o papel dos conselhos municipais de educação no controle social. O evento contará também com apresentações culturais e divulgação dia nacional de mobilização pela educação pública de qualidade, 15 de outubro.
O comitê vai levar o jingle da Campanha para uma rede de sessenta radialistas amigos da criança, para que eles levem para suas rádios e possam colaborar na mobilização. O videoclipe do dia 15 será transmitido na TV Universitária de Pernambuco, e a coordenação do comitê está negociando com a Rede Globo.
Rio Grande do Sul
Gaúchos vão confeccionar colcha com cartões-postais assinados
Com a presença de professores, alunos, entidades religiosas, comunitárias e sindicais de outras cidades do Rio Grande do Sul, o comitê local da Campanha vai colocar a educação no centro da roda na Praça Borges de Medeiros, em Gravataí, das 9 às 15 horas. Participarão da ciranda diversas escolas municipais que vão expor os trabalhos produzidos por professores e alunos no seu dia-a-dia. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí, que faz parte do Comitê-RS da Campanha, definiu em assembléia geral transformar o seu dia de luta por questões locais em um dia de luta nacional e estará engajado nesta organização, trazendo para a praça os trabalhadores em educação do município. A mobilização vai contar também com apresentação de grupos de danças folclóricas, grupo de rap e "bandas escolares". O comitê já tem entrevistas marcadas com rádios e TV local e durante o dia, por meio dos folderes, das fitinhas e do jingle, vai interagir com a comunidade local. A roda será finalizada em grande estilo: os participantes vão assinar os cartões postais pela derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação e cada um será responsável por "dar um ponto" na colcha de retalhos que será confeccionada ali na praça.
Santa Catarina
Capoeira coloca a educação no centro da roda em Indaial
Em Santa Catarina, a mobilização do dia 15 será realizada na cidade de Indaial, onde se localiza a sede da Undime-SC, que está organizando as atividades no Estado. A ciranda pela educação vai contar com uma roda de capoeira formada por alunos de um projeto da Secretaria de Educação de Indaial. A roda será realizada ao meio dia, horário de muita circulação, na praça João Hennings Filho, no centro da cidade. Na roda todos estarão de laranja e será distribuído material da Campanha. Secretários de educação de municípios da região participarão do evento e os secretários dos municípios mais distantes estão sendo incentivados a participar da pressão virtual, enviando e-mails ao presidente da República e parlamentares do Congresso Nacional. A Undime-SC está buscando espaço na TV, em rádios e já conseguiu que um jornal local convoque a população a participar da roda.
São Paulo
Ciranda, percussão e Maracatu no Marco zero paulistano
No dia 15 de outubro, a Praça da Sé, marco zero paulistano, receberá grupos de dançarinos, percussionistas e cirandeiros para as comemorações do Dia de Mobilização Nacional por uma Escola Pública de Qualidade. O grupo Núcleo de Brincantes do Eremim, composto por 50 músicos e dançarinos, fará um cortejo de Maracatú, apresentações de Bumba-Meu-Boi e ainda conduzirão a grande ciranda pela educação, prevista para às 12h.
Os 120 integrantes do Grupo Raiz, que fazem parte do projeto Circuito Cultural Escolar, coordenado pela ONG Ação Educativa, pela Secretaria Municipal de Educação e Sesc Itaquera, vão conduzir as apresentações de percussão, dança afro e capoeira. As atividades começam às 10h e vão até as 13hs.
Plano Estadual de Educação paralelo - Na terça, dia 14, o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública, integrante do Comitê-SP, vai entregar o Plano Estadual de Educação da sociedade paulistana, feito em contraposição ao plano apresentado pelo governo. O documento será entregue em audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de São Paulo.
Provocações
Qual é a importância da mobilização nacional do dia 15 de outubro, organizada pela Campanha?
Antônio Pitanga, ator e diretor de cinema, responde:
"O Dia de Mobilização Nacional pela Educação Pública de Qualidade é da maior importância para todos nós e, em especial, para o próprio governo, que terá a chance de ouvir as reivindicações da sociedade em torno desse tema vital que é a educação. Não podemos nos esquecer de que a educação rege a cidadania e é uma espécie de passaporte do cidadão. O governo, os ministérios, o Congresso têm ouvidos e certamente serão sensíveis a essa mobilização, até porque é uma luta de interesse geral, pois suas vitórias beneficiarão a todos. E no momento em que ainda se discute o Orçamento, a mobilização do dia 15 e o debate que ela provoca trazem luz para o problema da educação neste país. A mobilização deste 15 de outubro será uma grande oportunidade para que todos fiquem afinados com uma única causa."
Agenda
18 de outubro
Último dia de inscrições de entidades para o I Fórum Social Brasileiro de 6 a 9 de novembro
Local: Belo Horizonte - MG
Mais informações: www.fsb.org.br
15 e 16 de outubro
III Fórum Interinstitucional De Educação Pública Do Ceará "Educação Cidadã: repensando a escola e a comunidade"
Local: Fortaleza-CE
Mais informações: (85) 277 2595 ou (85) 281 6008 ou www.al.ce.gov.br
17 a 19 de outubro
Seminário Internacional de Educação "A Escola para o século XXI"
Local: Belo Horizonte-MG
Mais informações: (31) 3261-3870
21 e 22 de outubro
I Congresso Internacional sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária
Local: São Paulo-SP
Mais informações: (11) 5594 8188 ou www.aldeiasinfantis.org.br (inscrições gratuitas)
22 de outubro
Debate "Os jovens no Brasil: desigualdades e novas demandas políticas"
Local: Instituto Itaú Cultural, São Paulo - SP
Mais informações: 3268-1876/1832 ou :3151-2333 r. 143 (inscrições gratuitas)
Expediente:
Edição: Simone Dias (Mtb: 26.047)
Redação: Fernanda Sucupira e Simone Dias
Coordenação editorial: Simone Dias e Denise Carreira
Boletim nº 43 – Especial Ciranda pela Educação NacionalCampanha realiza mobilização nacional em 15 de outubro por mais recursos para educação Com o slogan, "Ciranda pela Educação: é hora de colocar a Educação Pública no Centro da Roda", a Campanha Nacional pelo Direito à Educação está organizando para 15 de outubro, dia do professor e da professora, uma ampla mobilização para colocar a educação pública de qualidade na pauta de prioridades, no centro da roda do debate nacional e das praças do país. A mobilização será feita por meio das chamadas cirandas pela educação, danças de roda em lugares públicos de destaque, unindo diferentes setores da sociedade em prol da educação pública. O objetivo principal da mobilização é influenciar o Congresso Nacional para que aumente os recursos da educação no Orçamento 2004 e aprimore os mecanismos de participação da sociedade civil nas políticas públicas da área. A ciranda da educação é um ato simbólico, temperado a partir da criatividade de cada comitê estadual com apresentações culturais regionais. As rodas serão animadas pelo jingle "Ciranda pela Educação", elaborado especialmente para a mobilização pelo grupo de cirandeiras pernambucanas Cumade Fulôzinha. A partir do jingle, estão sendo feitos spots para rádios e um videoclipe, elaborado por meio da união de esforços das organizações que compõem a Campanha. Pela primeira vez, um conjunto de organizações e redes nacionais sairá com um slogan unificado no dia 15 de outubro, proposto pela Campanha. Toda a programação nacional está sendo desenvolvida em parceria com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), o MST (Movimento Sem Terra) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e com apoio de diversas redes nacionais, entre elas, a Abong (Associação Brasileira de ONGs), o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, o Movimento Nacional de Direitos Humanos, a Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped), o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), a Raaab (Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil), entre outros. Audiências - A Campanha solicitou, para o dia 15, audiências com o presidente Lula; com o presidente do Congresso, senador José Sarney; com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado João Paulo e com o procurador geral da república, Cláudio Fonteles. Com o procurador, a Campanha pretende cobrar medidas cabíveis em relação ao fato dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento não terem respondido às recomendações feitas por Fonteles no final de julho referentes à garantia de recursos para o cumprimento da lei do Fundef na proposta Orçamentária de 2004. Fonteles emitiu as recomendações por solicitação da Campanha.Pressão virtual – Durante a semana do dia 15, a Campanha pretende promover a pressão virtual, por meio do envio de e-mails dos cidadãos e cidadãs aos parlamentares federais, cobrando o aumento dos recursos para a educação no Orçamento 2004, o cumprimento da lei do Fundef e mais participação social na definição das políticas públicas de educação. Nota Pública – A Campanha lançará nota pública referente ao orçamento da educação de 2004, com destaque para a situação do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).Alagoas Ciranda será puxada por associações de cultura popular e teatro Com a roda puxada pelas associações de cultura popular e de teatro de Alagoas, o comitê-AL vai realizar as atividades da ciranda pela educação no dia 15, na praça principal do centro de Maceió, junto com o Sindicato dos trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL) local. O comitê está em contato com três rádios de Maceió e duas do interior para divulgar o jingle da Campanha. A Undime-AL está tentando garantir caravanas de educadores de alguns municípios alagoanos para Maceió. No dia 14 de outubro, a o comitê-AL da Campanha vai participar de reunião extraordinária do Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil (Fadei), que conta com 74 entidades, entre Sindicatos, Central Única de Trabalhadores (CUT-AL), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-AL), Associação Mulungu (teatro de rua, capoeira, danças populares, afro, etc), Associações de Moradores, Conselhos Tutelares, Ministério Público, e outras organizações governamentais e não-governamentais. Nessa reunião, será realizado um debate sobre o financiamento da educação infantil dentro do Fundeb (Fundo da Educação Básica).Bahia Mobilização no Estado ressalta questão da população negra na educação O comitê-BA vai realizar no dia 15 de outubro uma audiência pública com o tema "Educação Pública De Qualidade - Ações Afirmativas Para A População Negra", na Câmara Municipal da cidade de Salvador. Com este evento, a Rede MIAC (Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural), entidade coordenadora do comitê baiano, vai lançar os Pirões Culturais do MIAC, ações culturais e artísticas que vão discutir nas comunidades de Salvador e Região Metropolitana a Qualidade da Educação. Estão convidados para compor a mesa a Secretária Municipal da Educação, Dirlene Mendonça, o representante da UNICEF, Ruy Pavam, a Diretora da CIPÓ- Comunicação Interativa, Ana Penido, o Diretor do Instituto Cultural Stive Biko, Sílvio Humberto. Nesta Audiência, será empossada simbolicamente uma jovem prefeita que lerá as propostas do MIAC em relação ao tema. Ao meio-dia será feita uma Caminhada Artística Pela Educação Pública De Qualidade que terminará em frente à Câmara Municipal para desempossar a Jovem Prefeita e entregar ao Poder Público a responsabilidade pela Qualidade da Educação Pública. Após essa cerimônia o comitê organizará a Ciranda Pela Educação. No dia 14, será realizada uma Missa De Ação de Graças Pela Educação Pública De Qualidade E Pelas Ações Afirmativas Para A População Negra. Esta missa que já é reconhecida pela presença de cânticos afros, contará também com intervenções artísticas de instituições e grupos culturais do MIAC.Brasília Cirandas e audiências dão o tom da Mobilização em BrasíliaNa Capital Federal ocorrerá a ciranda pela educação às 12h30 na Praça dos Três Poderes. A estátua dos Candangos, um marco da cidade, será vestida com a camiseta laranja da mobilização nacional. No mesmo dia, às 11h, ocorrerá uma sessão solene em homenagem ao professorado. Às 14h30, ocorrerá na Câmara dos Deputados uma Audiência Pública sobre o Orçamento da Educação, na qual a Campanha relançará a pesquisa Campanha/Diap sobre o posicionamento dos parlamentares federais em relação à derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os vetos impedem o aumento do financiamento para educação pública dos atuais 4,6% para 7% do PIB. Será colocada na rampa do Congresso Nacional uma colcha de cartões postais assinados pela derrubada dos vetos ao PNE, até hoje já foram assinados mais de 100 mil cartões.Ceará A educação pública em todas as rodas do EstadoO Comitê-CE programou diversas atividades para semana do professor e da professora. Até o dia 15, Dia Nacional de Mobilização pela Educação Pública de Qualidade, o comitê irá participar de diversos eventos, como debates, audiências públicas e seminários, para divulgar a ciranda e a Campanha. No dia 15, a ciranda será feita na Praça do Ferreira às 9 horas, com a participação de artistas e cirandeiros locais. Estudantes, professores(as), servidores(as) e representantes de entidades, partirão de escolas da região em direção à praça para ajudar a colocar a educação no centro da roda. Às 15 horas, o comitê cearense vai participar de audiência pública na Assembléia Legislativa sobre o financiamento para a educação. A mobilização ainda será divulgada em eventos posteriores, como o III Fórum Interinstitucional de Educação Pública do Ceará, cuja abertura será no próprio dia 15, e que terá como tema "O desafio da Qualidade", e a VI Jornada de Educação Infantil e Ensino Fundamental "A Escola para a Sociedade que Queremos".Mato GrossoCarro de som e dupla de cantores animam a roda no centro-oesteO recém-lançado comitê matogrossense da Campanha também está se preparando para a grande mobilização do dia 15 de outubro. O local escolhido para realização do evento foi a Praça Alencastro, bem no centro de Cuiabá, em frente à Prefeitura Municipal, onde há grande circulação de pessoas. Será providenciado um carro de som, uma dupla de cantores para fazer animação e confecção de faixa. O comitê está fazendo uma grande articulação com órgãos governamentais, instituições e ONGs, para ajudar a convocar a população local para participar dessa ciranda pela educação pública de qualidade. Está prevista uma coletiva com a imprensa local para divulgar e fazer a cobertura do evento. O Comitê-MT realizou no dia 8 um fórum de debates abordando a derrubada dos vetos presidenciais ao PNE. Participaram do evento alunos, professores e gestores de escolas estaduais e municipais, a presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, representantes do Conselho Estadual de Educação, do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, do SINTEP – sub-sede Cuiabá, da Undime-MT e funcionários da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade foi entregue a todos os participantes o "Convite" para a mobilização do dia 15.Pará Ciranda terá teatro e danças circularesNo Pará, a ciranda pela educação vai contar com apresentação de danças circulares e a participação de um grupo de teatro da Unipop (Instituto Universidade Popular), entidade coordenadora do comitê-PA da Campanha. A ciranda será realizada no próprio dia 15, na praça da República, com concentração marcada para as 9:00 horas, e será uma atividade com profissionais e jovens que contará com exposição e divulgação de materiais. O comitê vem negociando espaço na mídia, buscando entrevistas em jornais e TVs locais. O comitê paraense pretende estender o dia 15, para que a mobilização por uma escola pública de qualidade não termine nesse dia. Para isso, o comitê vai dar continuidade aos debates em torno dos focos de Campanha, em especial a questão do financiamento da Educação, dando prosseguimento nos debates nas escolas, com a organização de uma agenda que será contruída.Paraíba 13 rádios paraibanas transmitirão jingle da CampanhaO comitê paraibano da Campanha conseguiu que o jingle da Campanha seja transmitido em 13 rádios do Estado, sendo que nove delas são rádios comunitárias da da Associação Amazônia. Além disso, pelo menos dois jornais vão publicar notícias sobre a mobilização. Na sexta-feira, 10, o comitê-PB participou de uma caminhada em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ao fim da atividade, o comitê entregou material da Campanha ao governador da Paraíba a à Procuradora da Infância no Estado. Nos dias 13 e 14, a Campanha vai divulgar o Dia de Mobilização em dois eventos: na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Encontro Estadual de Uncmes, em que o comitê tem horário reservado para falar da Campanha.PiauíPopulação será convidada a dar opinião na ciranda em TeresinaA Praça do Liceu, no centro de Teresina, será toda enfeitada com materiais da Campanha. Jornal mural, balões, fitinhas, banner, etc, serão espalhados pela praça, onde será realizada a ciranda pela educação pública de qualidade. Durante o evento, que começa ao meio-dia, um carro de som tocará o jingle da Campanha. Em um determinado momento da ciranda, haverá espaço para os participantes falarem sobre a educação, dar opinião, fazer comentários e debater o tema. Secretários municipais de educação de todo o Estado, deputados estaduais e vereadores de Teresina foram convidados a participar da roda.PernambucoComitê-PE organiza seminário sobre educação públicaNa segunda-feira, 13, o comitê-PE vai realizar o seminário "A Educação Pública no centro da roda", como parte da mobilização da semana do professor e da professora. O seminário vai discutir a questão dos vetos ao Plano Nacional de Educação, da participação da sociedade civil e o financiamento nos plano estaduais e municipais de educação. Além disso, será debatido o papel dos conselhos municipais de educação no controle social. O evento contará também com apresentações culturais e divulgação dia nacional de mobilização pela educação pública de qualidade, 15 de outubro. O comitê vai levar o jingle da Campanha para uma rede de sessenta radialistas amigos da criança, para que eles levem para suas rádios e possam colaborar na mobilização. O videoclipe do dia 15 será transmitido na TV Universitária de Pernambuco, e a coordenação do comitê está negociando com a Rede Globo.Rio Grande do SulGaúchos vão confeccionar colcha com cartões-postais assinadosCom a presença de professores, alunos, entidades religiosas, comunitárias e sindicais de outras cidades do Rio Grande do Sul, o comitê local da Campanha vai colocar a educação no centro da roda na Praça Borges de Medeiros, em Gravataí, das 9 às 15 horas. Participarão da ciranda diversas escolas municipais que vão expor os trabalhos produzidos por professores e alunos no seu dia-a-dia. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí, que faz parte do Comitê-RS da Campanha, definiu em assembléia geral transformar o seu dia de luta por questões locais em um dia de luta nacional e estará engajado nesta organização, trazendo para a praça os trabalhadores em educação do município. A mobilização vai contar também com apresentação de grupos de danças folclóricas, grupo de rap e "bandas escolares". O comitê já tem entrevistas marcadas com rádios e TV local e durante o dia, por meio dos folderes, das fitinhas e do jingle, vai interagir com a comunidade local. A roda será finalizada em grande estilo: os participantes vão assinar os cartões postais pela derrubada dos vetos ao Plano Nacional de Educação e cada um será responsável por "dar um ponto" na colcha de retalhos que será confeccionada ali na praça.Santa CatarinaCapoeira coloca a educação no centro da roda em IndaialEm Santa Catarina, a mobilização do dia 15 será realizada na cidade de Indaial, onde se localiza a sede da Undime-SC, que está organizando as atividades no Estado. A ciranda pela educação vai contar com uma roda de capoeira formada por alunos de um projeto da Secretaria de Educação de Indaial. A roda será realizada ao meio dia, horário de muita circulação, na praça João Hennings Filho, no centro da cidade. Na roda todos estarão de laranja e será distribuído material da Campanha. Secretários de educação de municípios da região participarão do evento e os secretários dos municípios mais distantes estão sendo incentivados a participar da pressão virtual, enviando e-mails ao presidente da República e parlamentares do Congresso Nacional. A Undime-SC está buscando espaço na TV, em rádios e já conseguiu que um jornal local convoque a população a participar da roda.São PauloCiranda, percussão e Maracatu no Marco zero paulistanoNo dia 15 de outubro, a Praça da Sé, marco zero paulistano, receberá grupos de dançarinos, percussionistas e cirandeiros para as comemorações do Dia de Mobilização Nacional por uma Escola Pública de Qualidade. O grupo Núcleo de Brincantes do Eremim, composto por 50 músicos e dançarinos, fará um cortejo de Maracatú, apresentações de Bumba-Meu-Boi e ainda conduzirão a grande ciranda pela educação, prevista para às 12h. Os 120 integrantes do Grupo Raiz, que fazem parte do projeto Circuito Cultural Escolar, coordenado pela ONG Ação Educativa, pela Secretaria Municipal de Educação e Sesc Itaquera, vão conduzir as apresentações de percussão, dança afro e capoeira. As atividades começam às 10h e vão até as 13hs.Plano Estadual de Educação paralelo - Na terça, dia 14, o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública, integrante do Comitê-SP, vai entregar o Plano Estadual de Educação da sociedade paulistana, feito em contraposição ao plano apresentado pelo governo. O documento será entregue em audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa de São Paulo.ProvocaçõesQual é a importância da mobilização nacional do dia 15 de outubro, organizada pela Campanha?Antônio Pitanga, ator e diretor de cinema, responde:"O Dia de Mobilização Nacional pela Educação Pública de Qualidade é da maior importância para todos nós e, em especial, para o próprio governo, que terá a chance de ouvir as reivindicações da sociedade em torno desse tema vital que é a educação. Não podemos nos esquecer de que a educação rege a cidadania e é uma espécie de passaporte do cidadão. O governo, os ministérios, o Congresso têm ouvidos e certamente serão sensíveis a essa mobilização, até porque é uma luta de interesse geral, pois suas vitórias beneficiarão a todos. E no momento em que ainda se discute o Orçamento, a mobilização do dia 15 e o debate que ela provoca trazem luz para o problema da educação neste país. A mobilização deste 15 de outubro será uma grande oportunidade para que todos fiquem afinados com uma única causa."Agenda18 de outubro Último dia de inscrições de entidades para o I Fórum Social Brasileiro de 6 a 9 de novembro Local: Belo Horizonte - MGMais informações: www.fsb.org.br 15 e 16 de outubroIII Fórum Interinstitucional De Educação Pública Do Ceará "Educação Cidadã: repensando a escola e a comunidade"Local: Fortaleza-CE Mais informações: (85) 277 2595 ou (85) 281 6008 ou www.al.ce.gov.br17 a 19 de outubroSeminário Internacional de Educação "A Escola para o século XXI"Local: Belo Horizonte-MGMais informações: (31) 3261-387021 e 22 de outubroI Congresso Internacional sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Convivência Familiar e Comunitária Local: São Paulo-SPMais informações: (11) 5594 8188 ou www.aldeiasinfantis.org.br (inscrições gratuitas)22 de outubroDebate "Os jovens no Brasil: desigualdades e novas demandas políticas"Local: Instituto Itaú Cultural, São Paulo - SPMais informações: 3268-1876/1832 ou :3151-2333 r. 143 (inscrições gratuitas)Expediente:Edição: Simone Dias (Mtb: 26.047)Redação: Fernanda Sucupira e Simone DiasCoordenação editorial: Simone Dias e Denise Carreira