Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Bahia - Alunos prestam atendimento gratuito à população carente

Todas as notícias Categorias

27/02/2003 Undime

Bahia - Alunos prestam atendimento gratuito à população carente

Há um ano, duas salas destinadas a alunos do curso de fisioterapia foram reformadas e transformadas numa clínica que tem como meta atender pacientes carentes. A iniciativa da Universidade Católica de Salvador permite que alunos do curso de fisioterapia coloquem em prática os conhecimentos teóricos e, ao mesmo tempo, prestem serviço gratuito e de qualidade à comunidade. A Unafisio - Unidade de Atendimento em Fisioterapia da Ucsal - é uma escola clínica que atende três especialidades de fisioterapia ortopédica, neurológica e pediátrica. Desde a inauguração, o centro já contabilizou mais de quatro mil atendimentos.

O tratamento gratuito é realizado no campus de Pituaçu, de segunda a sexta, pala manhã e tarde. "Basta chegar encaminhado por uma instituição ou profissional. O serviço vem ao encontro da missão da universidade, que ultrapassa os seus muros para prestar uma assistência de qualidade a todos que necessitam", garante a coordenadora da clínica, a professora Mara Franco. Duzentos e oitenta pacientes, entre adultos e crianças, já foram beneficiados e os interessados podem obter mais informações através do telefone 324-7826. A freira Beatriz Santana, 56 anos, há três meses conta com o auxílio da unidade na luta contra o mal de Parkinson. "O trabalho aqui é muito sério. Eles são atenciosos e dedicados", elogia a religiosa. A mãe do garoto Robert, 4 anos, também só tem qualidades a apontar no serviço. Sofrendo de hidrocefalia, o menino tem respondido bem ao tratamento. "Estou aqui há um ano e melhorou tudo. Robert já aprendeu a agachar, levantar e está quase andando", comemora Luciana Alcântara.

Na clínica-escola, estagiários do último ano do curso têm a oportunidade de unir os conhecimentos da vida acadêmica à experiência da parte prática, antecipando o contato com pacientes. Os estudantes sentem-se responsáveis e gratificados com a evolução dos pacientes que acompanham sob a supervisão da equipe de professores e profissionais. O primeiro ano de atividade da unidade de atendimento será marcado por uma missa celebrada hoje, às 18h, no campus de Pituaçu. Além do reitor da Ucsal, José Carlos Almeida, professores, alunos e pacientes da unidade celebrarão juntos os resultados da iniciativa que, para a estudante Dulciene Oliveira, que cursa o nono semestre, é "uma oportunidade fantástica de ingressar mais preparada no mercado de trabalho e fechar com chave de ouro o curso".


Parceria institucional