25/07/2014 Undime
Tão importante quanto ter resultados, por meio de avaliações, é saber contextualizá-los. A frase é do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Ele ministrou, nesta quinta-feira (24), a formação sobre políticas e programas do Inep, durante o ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários?, em Brasília.
Soares falou aos participantes do Encontro sobre a contextualização das medidas de aprendizado feitas pelo Inep. Segundo ele, o resultado de uma avaliação deve considerar o que ele chama de trajetória ? um sistema de educação que garanta acesso, permanência, promoção e conclusão ? associada ao aprendizado. ?Aprendizado é, hoje, a concretização do direito à educação", enfatizou.
Alguns acadêmicos são contra o uso de avaliações, pois acreditam que essa não é uma forma válida para se medir o aprendizado. O presidente do Inep discorda. Ele explica que, a partir de um grande contingente, uma avaliação seleciona um grupo menor, chamado de amostra, para medir um indicador. "A avaliação é, sim, uma forma de medir o aprendizado. Por isso, ela é tão importante. De que adianta uma escola ter estrutura se o aluno não aprende??, destacou Soares.
Todo o processo que envolve uma avaliação é importante. A avaliação em si, os resultados, a forma como se chegou a eles e a contextualização desses resultados. ?É essencial saber, por exemplo, as características socioculturais dos estudantes, das escolas e dos municípios de residência?, exemplificou.
O Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE) e vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, acredita que o tema trazido para essa formação vai trazer excelentes contribuições aos educadores. ?Essa é uma visão diferenciada do processo de análise dos resultados, pois atrela outros índices e evita que façamos comparações injustas, por exemplo?, concluiu Alessio.
Ainda na tarde desta quinta-feira (24), os participantes receberam capacitação sobre o tema "Educação 100% Inclusiva", com a diretora de Políticas de Educação Especial da Secadi/MEC, Martinha Clarete Dutra dos Santos, e sobre as políticas e programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sigarp, PAR, Sigpc, Sigecon.
O ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários? vai até sexta-feira (25). Confira aqui a programação.
Autor: Undime
[caption id="attachment_17764" align="aligncenter" width="672"] Chico Soares, presidente do Inep (Foto: Undime)[/caption] Tão importante quanto ter resultados, por meio de avaliações, é saber contextualizá-los. A frase é do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Ele ministrou, nesta quinta-feira (24), a formação sobre políticas e programas do Inep, durante o ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários?, em Brasília. Soares falou aos participantes do Encontro sobre a contextualização das medidas de aprendizado feitas pelo Inep. Segundo ele, o resultado de uma avaliação deve considerar o que ele chama de trajetória ? um sistema de educação que garanta acesso, permanência, promoção e conclusão ? associada ao aprendizado. ?Aprendizado é, hoje, a concretização do direito à educação", enfatizou. Alguns acadêmicos são contra o uso de avaliações, pois acreditam que essa não é uma forma válida para se medir o aprendizado. O presidente do Inep discorda. Ele explica que, a partir de um grande contingente, uma avaliação seleciona um grupo menor, chamado de amostra, para medir um indicador. "A avaliação é, sim, uma forma de medir o aprendizado. Por isso, ela é tão importante. De que adianta uma escola ter estrutura se o aluno não aprende??, destacou Soares. Todo o processo que envolve uma avaliação é importante. A avaliação em si, os resultados, a forma como se chegou a eles e a contextualização desses resultados. ?É essencial saber, por exemplo, as características socioculturais dos estudantes, das escolas e dos municípios de residência?, exemplificou. O Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE) e vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, acredita que o tema trazido para essa formação vai trazer excelentes contribuições aos educadores. ?Essa é uma visão diferenciada do processo de análise dos resultados, pois atrela outros índices e evita que façamos comparações injustas, por exemplo?, concluiu Alessio. Ainda na tarde desta quinta-feira (24), os participantes receberam capacitação sobre o tema "Educação 100% Inclusiva", com a diretora de Políticas de Educação Especial da Secadi/MEC, Martinha Clarete Dutra dos Santos, e sobre as políticas e programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sigarp, PAR, Sigpc, Sigecon. O ?Encontro de Planejamento para o Ciclo de Seminários? vai até sexta-feira (25). Confira aqui a programação. Autor: Undime