Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Amazonas - Secretária de Educação foi eleita vice-presidente do Consed

Todas as notícias Categorias

26/02/2003 Undime

Amazonas - Secretária de Educação foi eleita vice-presidente do Consed

Ao ser escolhida como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a secretária de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), Rosane Marques Crespo Costa, demonstrou competência técnica, força política e prestígio no âmbito da educação nacional. A indicação aconteceu no último encontro que reuniu secretários de 27 Estados e o ministro da Educação e Cultura (MEC), Cristovam Buarque, na última sexta-feira, 21,em Pirenópolis (GO).

Rosane Marques acumulará, ainda, a atribuição de secretária representante da região Norte no Conselho. “Essa indicação é muito interessante para o Estado, pois o escolhido coordena as ações e os pleitos regionais que são encaminhados ao ministro. É uma representatividade muito importante”, declarou.

O encontro foi motivado pela escolha do presidente, vice e secretários regionais do Consed, e para prestação de contas das gestão anterior. Na indicação dos membros da presidência, é considerado o critério da representação regional, de modo que a composição seja integrada por representantes de cada região do País.

“Havia um interesse grande dos secretários do Pará e Tocantins em chegar a esse posto, mas fomos eleitos por indicação da maioria”, disse Rosane. O Consed tem por finalidade promover a integração das secretarias estaduais e a do Distrito Federal para a discussão, formulação, implementação e avaliação das políticas nacionais de educação.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Conselho constam seminários, cursos, conferências. Além, do desenvolvimento de programas e projetos de interesse das secretarias estaduais, ações essas que são articuladas com instâncias do governo e da sociedade civil.

Constam também a prestação de contas e a composição dos membros do Consed, os secretários presentes no encontro de Pirenópolis solicitaram do ministro Cristovam Buarque a revisão da lei do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), numa perspectiva de distribuição mais justa do Fundo entre os Estados.

Na ocasião, foram discutidas também políticas e investimentos em transporte escolar, incluindo-se aí a participação das prefeituras no processo. Os secretários estaduais reivindicaram, ainda, mais investimentos na educação infantil e pleitearam o aumento do repasse do valor da merenda escolar para a pré-escola de R$ 0,6 para R$ 0,13 por aluno/dia, como acontece com estudantes do Ensino Fundamental.

Rosane afirmou que a regionalização da merenda esteve na pauta do encontro e assegurou que o Amazonas é o único Estado que já a implementou. “Foi uma experiência inédita no Brasil. Descentralizando merenda se valoriza o produtor e aquece e economia local”, afirmou. No que se refere a administração escolar, a titular da Seduc disse que a orientação é pelo emprego da gestão democrática nos Estados, onde haja melhor preparação dos gestores e participação da comunidade.

Sobre a questão da qualidade no ensino, os secretários discutiram sobre a importância de se avaliar a qualidade por meio de um instrumento como o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), sendo que em âmbito estadual. “Uma de nossas metas à frente da Seduc esse ano será criar um sistema de avaliação próprio, de forma que garanta melhor qualidade de ensino à população”, explicou Rosane.

Ela adiantando que se estuda uma forma de se avaliar pedagogicamente o ensino local, para depois traçar estratégias de atuação e investimento em qualidade, fundamentadas na capacitação e no comprometimento e na valorização dos professores das escolas estaduais locais.


Parceria institucional