04/04/2003 Undime
Com o objetivo de combater a evasão escolar, voluntários da organização sem fins lucrativos Junior Achievement apresentam os benefícios de permanecer na escola aos alunos da rede pública de Porto Alegre (RS). O programa, que teve início em 2001, já atingiu mais de 2.100 jovens de 30 escolas de áreas de baixa renda.
Baseada em uma pesquisa que verificou que os alunos da rede pública começam a pensar em sair da escola, para entrar no mercado de trabalho, quando estão na 7a série do Ensino Fundamental, a Junior Achievement resolveu agir. “Adaptamos à realidade brasileira um trabalho que a organização já vinha desenvolvendo com sucesso na Argentina. O objetivo é conscientizar os jovens da importância de continuar estudando, através da integração do conceito de empregabilidade ao de educação e qualificação”, diz a gestora de qualidade, Giovana Colle Cauduro.
Um turno de muito aprendizado
O programa As Vantagens de Permanecer na Escola – Combatendo a Evasão Escolar acontece anualmente, durante um turno escolar. Em cada um dos cinco períodos de aula é realizada uma atividade diferente, que vai desde um jogo que mostra a relação entre educação e opções de carreira, até a simulação de um orçamento e o planejamento de uma carreira. “O programa sempre acontece antes de julho, para que os jovens reflitam nas férias e não abandonem a escola no meio do ano, como é de costume”, conta Giovana.
No Jogo das Grandes Decisões os alunos descobrem a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas, em um jogo de tabuleiro. No segundo período, os jovens são apresentados às estatísticas que mostram as vantagens de permanecer na escola. “Os alunos visualizam os níveis de renda e a taxa de desemprego em relação ao nível de educação formal das pessoas. Aprendem a visualizar os custos e as vantagens de estudar”, explica a gestora. Na terceira aula os alunos desenvolvem o seu próprio orçamento e vivenciam as dificuldades de viver e se sustentar possuindo uma baixa escolaridade. Em seguida eles realizam um planejamento de carreira e se preparam para uma entrevista para emprego. E, por último, trabalham em grupos para levantar argumentos e debater sobre a evasão escolar. “No final cada aluno escreve uma carta a um amigo que esteja pensando em abandonar a escola, aconselhando-o a não fazer isso. Este material é muito rico, mostra as reflexões que eles fizeram durante o programa”, conta Giovana.
Segundo a gestora, a receptividade ao programa é muito boa. “Começar as atividades com um jogo é compatível com a dinâmica dos jovens. Sem contar que um assunto diferente sempre desperta a atenção deles. Tem sido um trabalho bem proveitoso”, conclui.
Mais de dois mil alunos já participaram do programa
Com o objetivo de acompanhar os resultados do programa, a Junior Achievement procura voltar anualmente às mesmas escolas. A iniciativa começou em 2000, em 10 escolas públicas carentes de Porto Alegre (RS). No ano seguinte, o projeto já estava em 30 escolas e as mesmas receberam os voluntários em 2002. “No ano passado 74 voluntários capacitaram 2.135 alunos, de 79 turmas, de 30 escolas. Em 2003 pretendemos voltar às mesmas escolas pela terceira vez e também ampliar o projeto na cidade”, diz Giovana.
Os voluntários, que são profissionais com experiência de mercado de trabalho e negócios, recebem treinamento da organização. “Passamos instruções sobre como se portar em sala de aula, as principais reações dos alunos em relação às atividades a serem desenvolvidas, além de um manual do orientador sobre a aplicação destas atividades, o manual do aluno e o material didático utilizado durante o programa”, explica a gestora.
Segundo Giovana, o programa – que foi certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2001 - tem elevado a auto-estima dos alunos e mostrado que é possível atingir o futuro que sonham. “Mostramos que nada é impossível, que com capacitação o sonho deles fica mais próximo”, diz. “O programa ainda está sendo consolidado, mas nosso objetivo é levá-lo para os outros Estados onde a Junior Achievement atua”, conta a gestora.
Incentivar o empreendedorismo
Além de motivar o aluno a permanecer na sala de aula, o Programa também o incentiva a ser empreendedor, que é a principal missão da Junior Achievement. A organização foi criada em 1919 nos Estados Unidos com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens atendidos por seus diversos programas. Atualmente a entidade está presente em 112 países, beneficiando mais de seis milhões de jovens ao ano.
No Brasil, a organização começou a funcionar em 1983 no Estado de São Paulo e hoje atua também no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Amazonas, onde desenvolve programas como: Introdução ao Mundo dos Negócios, Economia Pessoal e Miniempresa.
Conheça mais sobre a Junior Achievement no site www.ajars.org.br e sobre o programa
Com o objetivo de combater a evasão escolar, voluntários da organização sem fins lucrativos Junior Achievement apresentam os benefícios de permanecer na escola aos alunos da rede pública de Porto Alegre (RS). O programa, que teve início em 2001, já atingiu mais de 2.100 jovens de 30 escolas de áreas de baixa renda. Baseada em uma pesquisa que verificou que os alunos da rede pública começam a pensar em sair da escola, para entrar no mercado de trabalho, quando estão na 7a série do Ensino Fundamental, a Junior Achievement resolveu agir. “Adaptamos à realidade brasileira um trabalho que a organização já vinha desenvolvendo com sucesso na Argentina. O objetivo é conscientizar os jovens da importância de continuar estudando, através da integração do conceito de empregabilidade ao de educação e qualificação”, diz a gestora de qualidade, Giovana Colle Cauduro. Um turno de muito aprendizado O programa As Vantagens de Permanecer na Escola – Combatendo a Evasão Escolar acontece anualmente, durante um turno escolar. Em cada um dos cinco períodos de aula é realizada uma atividade diferente, que vai desde um jogo que mostra a relação entre educação e opções de carreira, até a simulação de um orçamento e o planejamento de uma carreira. “O programa sempre acontece antes de julho, para que os jovens reflitam nas férias e não abandonem a escola no meio do ano, como é de costume”, conta Giovana. No Jogo das Grandes Decisões os alunos descobrem a relação entre educação, opções de carreira e o alcance de metas, em um jogo de tabuleiro. No segundo período, os jovens são apresentados às estatísticas que mostram as vantagens de permanecer na escola. “Os alunos visualizam os níveis de renda e a taxa de desemprego em relação ao nível de educação formal das pessoas. Aprendem a visualizar os custos e as vantagens de estudar”, explica a gestora. Na terceira aula os alunos desenvolvem o seu próprio orçamento e vivenciam as dificuldades de viver e se sustentar possuindo uma baixa escolaridade. Em seguida eles realizam um planejamento de carreira e se preparam para uma entrevista para emprego. E, por último, trabalham em grupos para levantar argumentos e debater sobre a evasão escolar. “No final cada aluno escreve uma carta a um amigo que esteja pensando em abandonar a escola, aconselhando-o a não fazer isso. Este material é muito rico, mostra as reflexões que eles fizeram durante o programa”, conta Giovana. Segundo a gestora, a receptividade ao programa é muito boa. “Começar as atividades com um jogo é compatível com a dinâmica dos jovens. Sem contar que um assunto diferente sempre desperta a atenção deles. Tem sido um trabalho bem proveitoso”, conclui. Mais de dois mil alunos já participaram do programaCom o objetivo de acompanhar os resultados do programa, a Junior Achievement procura voltar anualmente às mesmas escolas. A iniciativa começou em 2000, em 10 escolas públicas carentes de Porto Alegre (RS). No ano seguinte, o projeto já estava em 30 escolas e as mesmas receberam os voluntários em 2002. “No ano passado 74 voluntários capacitaram 2.135 alunos, de 79 turmas, de 30 escolas. Em 2003 pretendemos voltar às mesmas escolas pela terceira vez e também ampliar o projeto na cidade”, diz Giovana. Os voluntários, que são profissionais com experiência de mercado de trabalho e negócios, recebem treinamento da organização. “Passamos instruções sobre como se portar em sala de aula, as principais reações dos alunos em relação às atividades a serem desenvolvidas, além de um manual do orientador sobre a aplicação destas atividades, o manual do aluno e o material didático utilizado durante o programa”, explica a gestora. Segundo Giovana, o programa – que foi certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2001 - tem elevado a auto-estima dos alunos e mostrado que é possível atingir o futuro que sonham. “Mostramos que nada é impossível, que com capacitação o sonho deles fica mais próximo”, diz. “O programa ainda está sendo consolidado, mas nosso objetivo é levá-lo para os outros Estados onde a Junior Achievement atua”, conta a gestora. Incentivar o empreendedorismo Além de motivar o aluno a permanecer na sala de aula, o Programa também o incentiva a ser empreendedor, que é a principal missão da Junior Achievement. A organização foi criada em 1919 nos Estados Unidos com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens atendidos por seus diversos programas. Atualmente a entidade está presente em 112 países, beneficiando mais de seis milhões de jovens ao ano. No Brasil, a organização começou a funcionar em 1983 no Estado de São Paulo e hoje atua também no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo e Amazonas, onde desenvolve programas como: Introdução ao Mundo dos Negócios, Economia Pessoal e Miniempresa. Conheça mais sobre a Junior Achievement no site www.ajars.org.br e sobre o programa