30/10/2025 Undime
Publicação gratuita reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes se apropriam de tecnologias digitais no país

Em tempos de Inteligência Artificial, como os estudantes brasileiros buscam informações? E o que fazer para ampliar a oferta de educação digital nas escolas? Estas são algumas das questões aprofundadas pelo livro TIC Educação 2024, que reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes têm incorporado tecnologias digitais em atividades de gestão e de ensino e aprendizagem no país.
Lançada nesta terça-feira (28) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a versão online da publicação foi apresentada durante a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Políticas Digitais da SECOM/PR em parceria com o Ministério da Educação e a UNESCO.
Além dos dados mais recentes sobre acesso à Internet e a dispositivos digitais nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todas as regiões do Brasil, o livro também traz análises sobre tendências e desafios na adoção de novas tecnologias – incluindo a IA generativa –, indicadores aprofundados sobre educação midiática e para a cidadania digital, artigos exclusivos de especialistas e metodologia detalhada.
Pela primeira vez, a pesquisa investigou quais fontes de informação os estudantes utilizam para realizar pesquisas escolares na Internet. Embora 74% recorram a sites de busca, 72% mencionaram canais e aplicativos de vídeo como fontes de informação. Entre alunos do Ensino Médio, 70% já recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa em suas pesquisas. No entanto, apenas 32% dizem ter recebido orientação nas escolas sobre como utilizar essas tecnologias.
Entre as edições 2022 e 2024 da pesquisa, a proporção de alunos de Ensino Fundamental e Médio que afirmaram buscar os professores para se informar sobre o uso de tecnologias digitais passou de 44% para 56%.
“Em uma sociedade mediada por tecnologias digitais baseadas em algoritmos, a educação digital e midiática tem o potencial de estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre os impactos desses recursos na sociedade”, analisa Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação 2024.
“Os dados da pesquisa TIC Educação 2024 evidenciam que a ampliação da oferta de educação digital e midiática nas escolas de Educação Básica passa por superar desafios de conectividade significativa, de disponibilidade de recursos educacionais e, especialmente, de apoio aos professores, por meio de programas de formação e de apoio institucional”, conclui a especialista.
Acesse gratuitamente o livro TIC Educação 2024 no site: https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/
Veja também o Resumo Executivo da TIC Educação 2024: https://www.cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/
Fonte: Cetic.br
Foto: Freepik
Publicação gratuita reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes se apropriam de tecnologias digitais no país Em tempos de Inteligência Artificial, como os estudantes brasileiros buscam informações? E o que fazer para ampliar a oferta de educação digital nas escolas? Estas são algumas das questões aprofundadas pelo livro TIC Educação 2024, que reúne dados e análises sobre como escolas, educadores e estudantes têm incorporado tecnologias digitais em atividades de gestão e de ensino e aprendizagem no país. Lançada nesta terça-feira (28) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), a versão online da publicação foi apresentada durante a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, promovida pela Secretaria de Políticas Digitais da SECOM/PR em parceria com o Ministério da Educação e a UNESCO. Além dos dados mais recentes sobre acesso à Internet e a dispositivos digitais nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todas as regiões do Brasil, o livro também traz análises sobre tendências e desafios na adoção de novas tecnologias – incluindo a IA generativa –, indicadores aprofundados sobre educação midiática e para a cidadania digital, artigos exclusivos de especialistas e metodologia detalhada. Pela primeira vez, a pesquisa investigou quais fontes de informação os estudantes utilizam para realizar pesquisas escolares na Internet. Embora 74% recorram a sites de busca, 72% mencionaram canais e aplicativos de vídeo como fontes de informação. Entre alunos do Ensino Médio, 70% já recorrem a ferramentas de inteligência artificial generativa em suas pesquisas. No entanto, apenas 32% dizem ter recebido orientação nas escolas sobre como utilizar essas tecnologias. Entre as edições 2022 e 2024 da pesquisa, a proporção de alunos de Ensino Fundamental e Médio que afirmaram buscar os professores para se informar sobre o uso de tecnologias digitais passou de 44% para 56%. “Em uma sociedade mediada por tecnologias digitais baseadas em algoritmos, a educação digital e midiática tem o potencial de estimular os estudantes a pensarem criticamente sobre os impactos desses recursos na sociedade”, analisa Daniela Costa, coordenadora da pesquisa TIC Educação 2024. “Os dados da pesquisa TIC Educação 2024 evidenciam que a ampliação da oferta de educação digital e midiática nas escolas de Educação Básica passa por superar desafios de conectividade significativa, de disponibilidade de recursos educacionais e, especialmente, de apoio aos professores, por meio de programas de formação e de apoio institucional”, conclui a especialista. Acesse gratuitamente o livro TIC Educação 2024 no site: https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/ Veja também o Resumo Executivo da TIC Educação 2024: https://www.cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2024/ Fonte: Cetic.brFoto: Freepik