Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Resultados da ANA 2016 por estados e municípios estão disponíveis no Painel Educacional do Inep

Todas as notícias Categorias

31/10/2017 Undime

Resultados da ANA 2016 por estados e municípios estão disponíveis no Painel Educacional do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou seu Painel Educacional com os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016 por estados e municípios. Na coletiva de imprensa de divulgação dos resultados nacionais, na última quarta-feira, 25, a autarquia já tinha adiantado os resultados das Unidades Federativas, mas no Painel Educacional Estadual eles são listados em mais detalhes. Na série histórica, por exemplo, é possível conferir, em uma mesma tela, os resultados de 2013, 2014 e agora 2016. Os testes de Escrita não podem ser comparados por causa de mudanças metodológicas entre as edições de 2014 e 2016.

Os resultados por escola da ANA 2016 estão disponíveis desde o dia 25, na plataforma Boletim da Escola. Antes da divulgação, entre 22 de maio e 5 de junho, os resultados preliminares foram apresentados aos diretores das escolas para a interposição de recursos, se necessário. Têm acesso aos resultados apenas as instituições de ensino com, no mínimo, dez estudantes matriculados no momento da avaliação e que tiveram taxa de participação de 80% dos estudantes matriculados no 3º ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2016. Dessa forma, não terão os resultados as escolas nas seguintes condições:

1. Escolas com menos de 10 alunos matriculados nas etapas dos anos/séries avaliados;

2. Escolas em que não houve pelo menos 80% de estudantes presentes no momento da aplicação, em relação ao total de estudantes declarados pela escola no Censo Escolar 2016;

3. Escolas com turmas multisseriadas ou de correção de fluxo;

4. Escolas indígenas que optaram por não participar da ANA 2016.

Os Microdados da ANA 2016 serão divulgados até o final do ano, permitindo cruzamentos de dados de forma personalizada. E até o início do ano letivo de 2018 será publicado o Relatório Saeb/ANA, com cruzamentos e análises mais aprofundados para a compreensão dos resultados. Esse documento poderá guiar as escolas em sua gestão.

ANA 2016 - A terceira edição da ANA foi realizada entre 14 e 25 de novembro de 2016 em escolas públicas com pelo menos dez estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, naquele ano. Foram aplicados testes de Leitura, Escrita e Matemática. Os de Leitura tinham 20 questões de resposta objetiva, com quatro alternativas cada. O teste de Escrita tinha três questões de resposta construída, por meio das quais o estudante teve de escrever duas palavras de estruturas silábicas distintas, com base em imagem, e produzir um pequeno texto, a partir do comando da questão. E o teste de Matemática tinha 20 questões de resposta objetiva, com quatro alternativas cada.

Cada área avaliada mede competências específicas e diferentes entre si. Por essa razão, as Escalas de Proficiência de Leitura, Escrita e Matemática não possuem equivalência de níveis. A articulação possível dá-se no momento da interpretação dos resultados, quando se fala em termos de proficiências insuficientes e suficientes.

Painel Educacional - Com informações sobre o cenário educacional das unidades da federação e dos municípios brasileiros, o Painel Educacional apresenta informações agregadas de modo a colaborar para o monitoramento do direito à educação. Além dos resultados da ANA, ele mostra os resultados da Prova Brasil. Na plataforma as informações são divididas em três categorias:

Trajetória: matrículas, média de estudantes por turma, estudantes incluídos, matrículas em tempo integral, taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de distorção idade-série;

Contexto: Indicador de Nível Socioeconômico, Indicador de Complexidade da Gestão Escolar, Indicador de Esforço Docente, Indicador de Adequação da Formação Docente, Indicador de Regularidade Docente e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica;

Aprendizagem: participação de estudantes e escolas nas avaliações e resultados.

Clique aqui para acessar o Painel Educacional Municipal

Clique aqui para acessar o Painel Educacional Estadual

Clique aqui para acessar a plataforma Boletim da Escola

Fonte: Inep

https://goo.gl/scz4c7


Parceria institucional