31/03/2025 Undime
Docentes podem participar até 6 de abril. Inciativa já ouviu professores de 26 estados e do Distrito Federal, em mais de 3.588 municípios. Objetivo é coletar contribuições para ações de melhoria da aprendizagem da matemática
Foto: Ângelo Miguel/MEC
A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), foi prorrogada até o dia 6 de abril. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), já ouviu profissionais que ensinam matemática de 26 estados e do Distrito Federal, em mais de 3.588 municípios. Os docentes lecionam no ensino fundamental e ensino médio da educação básica e na educação profissional e tecnológica (EPT).
O objetivo é coletar contribuições dos professores a fim de orientar e definir ações e estratégias para a melhoria da aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores e pelas professoras.
Por meio de um questionário online, os cerca de 600 mil professores que ensinam matemática em todo o Brasil poderão responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. O tempo necessário para completar o questionário é de 20 a 30 minutos.
O questionário da escuta aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes; percurso formativo; contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atua.
Os professores que desejarem também podem preencher o formulário mais de uma vez, quando for o caso de ter atuação em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino. Para que as respostas sejam consideradas pela escuta, é necessário completar todo o questionário.
Com a escuta, o MEC espera não somente melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo sua valorização e considerando suas diferentes perspectivas, na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da matemática.
Fonte: Ministério da Educação
Foto: Ângelo Miguel/MEC
Docentes podem participar até 6 de abril. Inciativa já ouviu professores de 26 estados e do Distrito Federal, em mais de 3.588 municípios. Objetivo é coletar contribuições para ações de melhoria da aprendizagem da matemática Foto: Ângelo Miguel/MEC A Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), foi prorrogada até o dia 6 de abril. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), já ouviu profissionais que ensinam matemática de 26 estados e do Distrito Federal, em mais de 3.588 municípios. Os docentes lecionam no ensino fundamental e ensino médio da educação básica e na educação profissional e tecnológica (EPT). O objetivo é coletar contribuições dos professores a fim de orientar e definir ações e estratégias para a melhoria da aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores e pelas professoras. Por meio de um questionário online, os cerca de 600 mil professores que ensinam matemática em todo o Brasil poderão responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. O tempo necessário para completar o questionário é de 20 a 30 minutos. O questionário da escuta aborda aspectos como perfil dos professores; crenças e atitudes; percurso formativo; contexto em que atuam; clima escolar; e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e a escola em que atua. Os professores que desejarem também podem preencher o formulário mais de uma vez, quando for o caso de ter atuação em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino. Para que as respostas sejam consideradas pela escuta, é necessário completar todo o questionário. Com a escuta, o MEC espera não somente melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo sua valorização e considerando suas diferentes perspectivas, na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da matemática. Fonte: Ministério da EducaçãoFoto: Ângelo Miguel/MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/ampliado-prazo-da-escuta-de-professores-que-ensinam-matematica