Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Escola em Tempo Integral: orientações para a execução financeira é tema de videoconferência

Todas as notícias Categorias

30/11/2023 Undime

Escola em Tempo Integral: orientações para a execução financeira é tema de videoconferência

Transmissão será na próxima segunda-feira (4) pelo Conviva Educação

 

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no mês de outubro, a liberação de recursos do programa Escola em Tempo Integral. A iniciativa do governo federal tem o objetivo de ampliar o número de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. O depósito é feito em uma conta corrente específica aberta pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Banco do Brasil.

Resolução nº 18/2023 do FNDE estabelece os critérios e procedimentos operacionais de distribuição, repasse, execução e prestação de contas do apoio financeiro do Programa Escola em Tempo Integral. De acordo com a norma, as transferências de recursos financeiros são feitas em caráter suplementar, sem a necessidade de celebração de convênio, acordo, contrato ou instrumento congênere, mediante depósito na conta do Banco do Brasil.

Os recursos recebidos em cada transferência deverão ser executados de acordo com a categoria econômica (despesa corrente ou de capital) e com o grupo de natureza de despesa previsto na pactuação, em conformidade com a Portaria MEC nº 1.495/2023 e com o artigo 70 da Lei nº 9.394/1996.

Para dar orientações quanto ao uso dos recursos, o Conviva Educação realizará videoconferência, no dia 4 de dezembro, segunda-feira, às 15h (horário de Brasília), com a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim; e André Luís Fernandes, coordenador-geral de Bolsas e Auxílios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A mediação será feita pelo presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.

A transmissão on-line é aberta ao público e, para participar, não é preciso fazer inscrição prévia. Basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia. Durante a videoconferência, MEC e FNDE irão lançar o Manual de execução financeira do Programa Escola em Tempo Integral, não perca!

Sobre o Programa

O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, a finalidade é viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

O programa visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil já em 2023. Um investimento de R$ 4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. Depois, a meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

 

Fonte: Conviva Educação


Parceria institucional