30/07/2025 Undime
Dois mil profissionais da educação inscritos participam das discussões em grupo, em Salvador/BA
O terceiro dia do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções Salvador/BA, foi marcado pela intensa participação em salas temáticas. Com 2 mil profissionais da educação de todo o país inscritos, os encontros promoveram debates técnicos e práticos sobre temas centrais para a gestão da educação pública.
Ao todo, foram 20 salas temáticas, divididas em quatro turnos, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e compartilhar práticas em áreas como educação especial, prestação de contas, avaliação da aprendizagem, planejamento educacional, entre outros.
Novo PAR: planejamento educacional ganha novo formato
Na oficina "Novo PAR: novas perspectivas para o planejamento educacional", representantes do Ministério da Educação (MEC) detalharam a nova metodologia do Plano de Ações Articuladas (PAR), lançado em fevereiro. A diretora de apoio à gestão da SEB/MEC, Anita Stefani, explicou que a etapa de diagnóstico já foi concluída por 98% dos municípios e que, em agosto, será lançada a fase de planejamento.
“Essa oficina é bem prática, para mostrar em primeira mão como será o novo ciclo do PAR, com planejamento baseado em objetivos estratégicos, indicadores e metas para os próximos quatro anos”, destacou a diretora.
Já o coordenador-geral de apoio às redes de educação básica do MEC, João Cesar da Fonseca, reforçou que o instrumento de planejamento e gestão para a educação básica no Brasil fortalece a dimensão de assistência técnica, além de continuar sendo instrumento para auxílio financeiro. “Queremos superar a visão do PAR apenas como mecanismo de captação de recursos e transformá-lo em ferramenta de fortalecimento da gestão educacional”.
Para a dirigente municipal de Educação de Benedito Novo/SC, Natacha Milena, a oficina proporcionou um momento de aprendizado e práticas enriquecedoras. “Tem sido esclarecedor e muito produtivo, porque conseguimos colocar a mão na massa e exercitar em grupo aquilo que foi apresentado."
FNDE destaca articulação e apoio aos municípios
A sala sobre o papel do FNDE abordou a execução das políticas públicas educacionais em parceria com estados e municípios. A coordenadora-geral de planejamento e orçamento do FNDE, Renata Bonfim, apresentou dados sobre o orçamento e explicou a estrutura de assistência técnica oferecida pelo órgão. “Nossa proposta é mostrar como o FNDE atua na destinação de recursos e na orientação para que os municípios possam utilizá-los com eficiência em benefício da educação básica”.
Prestação de contas do PDDE é tema de oficina prática
Outro destaque foi a sala sobre a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e das ações integradas, coordenada pelo FNDE, Secretaria Municipal de Educação da Bahia e Cecampe Nordeste. A atividade contou com dinâmicas voltadas à correta aplicação e monitoramento dos recursos.
“Está sendo um aprendizado riquíssimo, principalmente para nós que viemos de uma nova gestão. É essencial que, nós enquanto dirigentes, estejamos à frente de todas as execuções, compreendendo corretamente, para não deixar só pela assistência técnica”, destaca a DME de Cocal/PI, Adriana Luiza Passos.
Saeb 2025: mudanças e inclusão em foco
Na sala “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025”, foram apresentados os principais ajustes na aplicação da avaliação. O diálogo contemplou desde os critérios de aplicação até as preocupações com a inclusão de estudantes com deficiência.
A DME do Rio de Janeiro, Leila Maria, destacou a importância da discussão: “Nossa grande ansiedade é com a participação dos alunos com necessidades especiais. Ainda há uma lacuna na forma como são avaliados, e esse debate nos ajuda a buscar um olhar mais inclusivo”.
Educação Especial: compromisso inclusivo
A conversa sobre Educação Especial e Gestão Municipal trouxe os compromissos e estratégias para garantir o direito à educação inclusiva. A coordenadora-geral da Secadi/MEC, Liliane Garcez, defendeu o fortalecimento do Pacto Federativo para garantir a presença da educação especial em todas as etapas do ensino.
“Precisamos planejar políticas públicas inclusivas, olhando para os desafios atuais e para os próximos planos decenais, garantindo que nenhuma criança fique fora da escola.”
Diversidade de temas, unidade no propósito
Além das oficinas citadas, outras temáticas foram abordadas pela manhã como: enfrentamento das desigualdades para atingir a inclusão social com equidade; BNCC Computação e inteligência artificial; saúde mental; VAAR no enfrentamento das desigualdades; BB Ágil; Educação Especial na perspectiva inclusiva, reforçando o compromisso do Fórum com uma gestão educacional democrática, eficiente e voltada para a equidade.
Fonte: Undime.
Dois mil profissionais da educação inscritos participam das discussões em grupo, em Salvador/BA O terceiro dia do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções Salvador/BA, foi marcado pela intensa participação em salas temáticas. Com 2 mil profissionais da educação de todo o país inscritos, os encontros promoveram debates técnicos e práticos sobre temas centrais para a gestão da educação pública. Ao todo, foram 20 salas temáticas, divididas em quatro turnos, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e compartilhar práticas em áreas como educação especial, prestação de contas, avaliação da aprendizagem, planejamento educacional, entre outros. Novo PAR: planejamento educacional ganha novo formato Na oficina "Novo PAR: novas perspectivas para o planejamento educacional", representantes do Ministério da Educação (MEC) detalharam a nova metodologia do Plano de Ações Articuladas (PAR), lançado em fevereiro. A diretora de apoio à gestão da SEB/MEC, Anita Stefani, explicou que a etapa de diagnóstico já foi concluída por 98% dos municípios e que, em agosto, será lançada a fase de planejamento. “Essa oficina é bem prática, para mostrar em primeira mão como será o novo ciclo do PAR, com planejamento baseado em objetivos estratégicos, indicadores e metas para os próximos quatro anos”, destacou a diretora. Já o coordenador-geral de apoio às redes de educação básica do MEC, João Cesar da Fonseca, reforçou que o instrumento de planejamento e gestão para a educação básica no Brasil fortalece a dimensão de assistência técnica, além de continuar sendo instrumento para auxílio financeiro. “Queremos superar a visão do PAR apenas como mecanismo de captação de recursos e transformá-lo em ferramenta de fortalecimento da gestão educacional”. Para a dirigente municipal de Educação de Benedito Novo/SC, Natacha Milena, a oficina proporcionou um momento de aprendizado e práticas enriquecedoras. “Tem sido esclarecedor e muito produtivo, porque conseguimos colocar a mão na massa e exercitar em grupo aquilo que foi apresentado." FNDE destaca articulação e apoio aos municípios A sala sobre o papel do FNDE abordou a execução das políticas públicas educacionais em parceria com estados e municípios. A coordenadora-geral de planejamento e orçamento do FNDE, Renata Bonfim, apresentou dados sobre o orçamento e explicou a estrutura de assistência técnica oferecida pelo órgão. “Nossa proposta é mostrar como o FNDE atua na destinação de recursos e na orientação para que os municípios possam utilizá-los com eficiência em benefício da educação básica”. Prestação de contas do PDDE é tema de oficina prática Outro destaque foi a sala sobre a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e das ações integradas, coordenada pelo FNDE, Secretaria Municipal de Educação da Bahia e Cecampe Nordeste. A atividade contou com dinâmicas voltadas à correta aplicação e monitoramento dos recursos. “Está sendo um aprendizado riquíssimo, principalmente para nós que viemos de uma nova gestão. É essencial que, nós enquanto dirigentes, estejamos à frente de todas as execuções, compreendendo corretamente, para não deixar só pela assistência técnica”, destaca a DME de Cocal/PI, Adriana Luiza Passos. Saeb 2025: mudanças e inclusão em foco Na sala “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025”, foram apresentados os principais ajustes na aplicação da avaliação. O diálogo contemplou desde os critérios de aplicação até as preocupações com a inclusão de estudantes com deficiência. A DME do Rio de Janeiro, Leila Maria, destacou a importância da discussão: “Nossa grande ansiedade é com a participação dos alunos com necessidades especiais. Ainda há uma lacuna na forma como são avaliados, e esse debate nos ajuda a buscar um olhar mais inclusivo”. Educação Especial: compromisso inclusivo A conversa sobre Educação Especial e Gestão Municipal trouxe os compromissos e estratégias para garantir o direito à educação inclusiva. A coordenadora-geral da Secadi/MEC, Liliane Garcez, defendeu o fortalecimento do Pacto Federativo para garantir a presença da educação especial em todas as etapas do ensino. “Precisamos planejar políticas públicas inclusivas, olhando para os desafios atuais e para os próximos planos decenais, garantindo que nenhuma criança fique fora da escola.” Diversidade de temas, unidade no propósito Além das oficinas citadas, outras temáticas foram abordadas pela manhã como: enfrentamento das desigualdades para atingir a inclusão social com equidade; BNCC Computação e inteligência artificial; saúde mental; VAAR no enfrentamento das desigualdades; BB Ágil; Educação Especial na perspectiva inclusiva, reforçando o compromisso do Fórum com uma gestão educacional democrática, eficiente e voltada para a equidade. Fonte: Undime.