Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debaterá a Base Nacional Comum Curricular nesta terça (31)

Todas as notícias Categorias

30/05/2016 Undime

Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debaterá a Base Nacional Comum Curricular nesta terça (31)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará nesta terça-feira (31) um ciclo de debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, que inicialmente estava previsto para ser realizado em dois dias (31 de maio e 2 de junho), será realizado apenas em um. "O Ciclo de Debates sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC foi condensado em um dia e será realizado, como Seminário, apenas na terça-feira, 31 de maio", esclareceu a Comissão de Educação.

A iniciativa foi proposta pelos deputados Rogério Marinho (PSDB/RN) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). A programação completa com os nomes dos palestrantes do ciclo de debates já está disponível. Clique aqui para acessar a programação. A previsão é de que as atividades se iniciem às 9 horas e terminem às 18 horas.

Além de deputados, participarão representantes do Ministério da Educação (MEC), da Undime, do Consed, de instituições, fundações e universidades. Na ocasião, a Undime será representada pela Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande (PB) e presidente da Undime PB, Iolanda Barbosa.

Sobre a BNCC

No dia 3 de maio, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, recebeu das mãos do então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base está prevista na Lei 13.005 de 2014, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE). De acordo com a lei, a Base representa a proposta dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da educação básica e deve ser elaborada e enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

A segunda versão do documento apresentou a consolidação de mais de 12 milhões de contribuições recebidas por meio do portal da Base. As principais mudanças aconteceram na Educação Infantil, etapa na qual os objetivos de aprendizagem foram reorganizados e agora se apresentam em três grupos etários distintos: bebês (0 a 18 meses); crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 11 meses).

Clique aqui para ler "Undime participa de cerimônia de entrega da 2ª versão do documento da Base Nacional Comum Curricular" e saber mais sobre o assunto.

Fonte: Undime


Parceria institucional