Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de seminário que debate a conectividade nas escolas

Todas as notícias Categorias

30/01/2017 Undime

Undime participa de seminário que debate a conectividade nas escolas

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC) promoveu na última sexta-feira (27), o seminário sobre Inovação, Tecnologia e Conectividade nas Escolas. O evento, realizado em Brasília, foi uma ação conjunta do MEC com a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Undime participou e foi representada, na mesa de abertura, pelo presidente da Undime Região Norte e Dirigente Municipal de Tonantins (AM), Edelson Penaforth Pinto. O seminário teve como objetivo debater o uso pedagógico da internet e ferramentas de tecnologia, a situação atual de conectividade e infraestrutura em estados e municípios e a governança interfederativa de iniciativas para a inovação nas escolas.

“O Brasil precisa discutir a questão da conectividade, inovação e tecnologia nas escolas e encontrar caminhos viáveis para aproximar a educação pública brasileira das necessidades do século 21”, destacou o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, durante a abertura do evento. O secretário ressaltou, ainda, que a tecnologia é capaz de transformar o ensino e que o uso de recursos tecnológicos pode impactar de maneira positiva os índices de aprendizagem, frequência, permanência e distorção idade-série.

O seminário foi divido em grupos de trabalho denominados: pedagógico, conectividade, infraestrutura e governança, voltados a aprofundar o debate. As discussões levaram em conta a experiência de estados e municípios e os programas recentes do governo federal sobre o tema.

Segundo diagnóstico de 2015 do programa Banda Larga nas Escolas, do MEC, 57% das escolas públicas em todo o Brasil estão conectadas à internet, porém, com velocidades insuficientes para uso pedagógico. De acordo com o titular da SEB, 53% das escolas que oferecem ensino fundamental e médio têm laboratório de informática e 88% delas têm ao menos um computador. “Os dados não consideram condições de uso e defasagem tecnológica dos equipamentos e este é um dos pontos que precisamos monitorar”, disse. Conforme números apresentados pelo secretário, 79% das crianças e adolescentes entre nove e 17 anos acessam a internet e, destes, 85% utilizam o celular para isso.

Veja mais fotos:

Fonte: Undime com informações do portal do MEC/ Fotos: Undime


Parceria institucional