Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > O começo da vida: documentário sobre a primeira infância será lançado no dia 5 de maio

Todas as notícias Categorias

29/04/2016 Undime

O começo da vida: documentário sobre a primeira infância será lançado no dia 5 de maio

Na próxima quinta-feira, 5 de maio, será lançado nos cinemas de todo o Brasil o documentário "O começo da vida". O filme percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa.

No novo documentário da diretora Estela Renner, também diretora de "Muito Além do Peso" e "Criança, a Alma do Negócio", a proposta é mostrar como os relacionamentos, nesta fase, são fundamentais para cada ser humano se desenvolver. “Os registros emocionais tanto para o bem quanto para o mal têm um peso muito maior neste período, é um momento de formação, de criação, de estrutura da pessoa”, diz a diretora.

Um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos foi a descoberta de que os bebês se desenvolvem não apenas com sua carga genética, mas a partir da combinação entre a genética e as relações com aqueles que os rodeiam. Com base nessa constatação, Estela entrevistou especialistas no desenvolvimento infantil e visitou famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais, como a de Gisele Bündchen e de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras em construção.

A estrutura narrativa do filme apresenta o bebê não como uma tábula rasa, mas como um indivíduo competente, capaz de elaborar hipóteses para melhor entender o mundo. E revela seu desenvolvimento por meio de seus relacionamentos primordiais com a mãe, o pai, os irmãos, os avós, os cuidadores, e ainda com a natureza, com as brincadeiras e experimentações, e com as histórias que são contadas a ele.

Temas como licença maternidade, o papel do pai, criação conjunta, pobreza, direitos humanos, violência, drogas e abandono são pontuados no decorrer do longa, que se conclui provocando algumas reflexões, dentre elas: o mundo precisa dar condições para que pais possam ser pais.

“Meus filhos não ligam se eu sou importante, ou se ganho dinheiro. Eles só se importam se estou presente. E isso é um ótimo lembrete para a vida”, conta um pai canadense. Ao mesmo tempo, em depoimento para o projeto, o vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2000, James Heckman, cita que uma recente pesquisa feita nos Estados Unidos detectou que a cada dólar investido em uma criança, sete dólares são ganhos no futuro através do adulto produtivo, e conclui: “cuidar bem dos nossos bebês é o maior investimento que se pode fazer na humanidade”.

Produzido pela Maria Farinha Filmes, produtora de "Muito Além do Peso", "Tarja Branca", "Território do Brincar" e "Criança, a Alma do Negócio", e apresentado pelas ONGs Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard Van Leer Foundation, Instituto Alana e Unicef, o documentário foi filmado no Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá.

Assista o trailer do documentário:

Clique aqui para acessar o portal "O começo da vida".

Como assistir?

Além dos cinemas onde serão exibidos o filme (Cinemark e Itaú Cinemas), a boa notícia é que a partir do dia 5 de maio, qualquer pessoa poderá solicitar uma exibição pública gratuita via VideoCamp. Para isso, basta acessar seguir o passo-a-passo:

1. Entre no site do VideoCamp www.videocamp.com e faça seu cadastro;
2. Clique no filme "O Começo da Vida";
3. Clique no botão "Organize uma exibição"*;
4. Preencha uma ficha rápida dizendo onde você está, onde o filme será exibido e a previsão de público;
5. Você receberá uma mensagem eletrônica confirmando a sua solicitação no mesmo dia;
6. 72 horas antes da data de exibição você receberá, via mensagem eletrônica e também no seu perfil na plataforma, um link e uma senha para ter acesso ao filme;
7. Como contrapartida é necessário confirmar, após a exibição, o número de espectadores presentes à sessão e enviar pelo menos um registro fotográfico que comprove a realização da exibição. Esse registro é muito importante para registrar a trajetória e o impacto do filme.

* As exibições públicas estarão disponíveis para todas as cidades onde o filme NÃO estiver em cartaz

Fonte: O Começo da Vida


Parceria institucional