29/03/2023 Undime
Presente na solenidade de anúncio, Undime considera de suma importância conhecer os principais desafios e grandes problemas relacionados à qualidade dos cursos de licenciatura
O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, esteve nesta terça-feira, 28 de março, na apresentação os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior - Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) edição 2021.
Na solenidade, o Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou portaria que institui grupo de trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. Outra medida será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024.
O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, compôs a mesa de honra ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana; da secretária executiva do MEC, Izolda Cela; do presidente do Inep, Manuel Palácios; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi; e dos deputados federais Pedro Uczai (PT/SC) e Rafael Brito (MDB/AL). Na oportunidade, o ministro assinou portaria que estabelece um Grupo de Trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores, que será composto por instituições ligadas à educação superior, secretarias do MEC, Capes, Conselho Nacional de Educação, entre outros. O GT terá prazo de duração de 60 dias para apresentar a proposta e as universidades identificarem o motivo da evasão.
“Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia”, afirmou o ministro.
Para Alessio, é de suma importância conhecer o CPC e IGC dos cursos de formação inicial para revelar, de fato, os principais desafios e grandes problemas relacionados à qualidade dos cursos, em especial, os de licenciatura. "A avaliação traz diagnósticos precisos de como está estruturada a oferta dos cursos de formação de professores. Os dados são importantes para elaboração de políticas que venham para avançar na melhoria da qualidade, pois sabemos que a formação inicial de professores é um grande desafio no Brasil e envolve muitos aspectos que precisam ser observados no sentido de alcançar a qualidade almejada. Do contrário, se temos falhas na formação inicial, em especial de professores, teremos, mais adiante, que suprir lacunas na formação destes profisisonais. Se queremos melhorar a qualidade do ensino no nosso país, um dos pilares é melhorar a qualificação e formação dos nossos professores”, explicou.
Além do GT, Santana anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. “Nós estamos aumentando 54% das bolsas, saindo já esse ano de cerca de 57 mil para 90 mil bolsas. E para o próximo ano já estamos anunciando que serão 100 mil novas bolsas do Pibid para formação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, informou.
Saiba mais: https://undime.org.br/noticia/29-03-2023-15-29-formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas
Fonte: Undime (com informações do Ministério da Educação)
Fotos: Undime
Presente na solenidade de anúncio, Undime considera de suma importância conhecer os principais desafios e grandes problemas relacionados à qualidade dos cursos de licenciatura O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, esteve nesta terça-feira, 28 de março, na apresentação os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior - Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) edição 2021. Na solenidade, o Ministério da Educação (MEC) anunciou medidas para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura nos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante a cerimônia de apresentação do resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, anunciou e assinou portaria que institui grupo de trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. Outra medida será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023, e outras 100 mil em 2024. O vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, compôs a mesa de honra ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana; da secretária executiva do MEC, Izolda Cela; do presidente do Inep, Manuel Palácios; do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Curi; e dos deputados federais Pedro Uczai (PT/SC) e Rafael Brito (MDB/AL). Na oportunidade, o ministro assinou portaria que estabelece um Grupo de Trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de professores, que será composto por instituições ligadas à educação superior, secretarias do MEC, Capes, Conselho Nacional de Educação, entre outros. O GT terá prazo de duração de 60 dias para apresentar a proposta e as universidades identificarem o motivo da evasão. “Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia”, afirmou o ministro. Para Alessio, é de suma importância conhecer o CPC e IGC dos cursos de formação inicial para revelar, de fato, os principais desafios e grandes problemas relacionados à qualidade dos cursos, em especial, os de licenciatura. "A avaliação traz diagnósticos precisos de como está estruturada a oferta dos cursos de formação de professores. Os dados são importantes para elaboração de políticas que venham para avançar na melhoria da qualidade, pois sabemos que a formação inicial de professores é um grande desafio no Brasil e envolve muitos aspectos que precisam ser observados no sentido de alcançar a qualidade almejada. Do contrário, se temos falhas na formação inicial, em especial de professores, teremos, mais adiante, que suprir lacunas na formação destes profisisonais. Se queremos melhorar a qualidade do ensino no nosso país, um dos pilares é melhorar a qualificação e formação dos nossos professores”, explicou. Além do GT, Santana anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. “Nós estamos aumentando 54% das bolsas, saindo já esse ano de cerca de 57 mil para 90 mil bolsas. E para o próximo ano já estamos anunciando que serão 100 mil novas bolsas do Pibid para formação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, informou. Saiba mais: https://undime.org.br/noticia/29-03-2023-15-29-formacao-de-professores-recebera-mais-31-mil-bolsas Fonte: Undime (com informações do Ministério da Educação)Fotos: Undime