Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Colegiado Ampliado da Undime realiza reunião no Rio Grande do Norte

Todas as notícias Categorias

28/11/2023 Undime

Colegiado Ampliado da Undime realiza reunião no Rio Grande do Norte

EEssa é a segunda reunião presencial da gestão 2023/2025; encontro reuniu os presidentes, vice-presidentes e os coordenadores institucionais das seccionais

 

O município de Tibau do Sul/RN recebeu, nesta segunda-feira, 27 de novembro, a 2ª Reunião do Colegiado Ampliado da Undime, biênio 2023/2025. O encontro contou com a participação da diretoria executiva nacional; presidentes e vices estaduais e os(as) coordenadores institucionais das seccionais.

A progamação começou com as boas-vindas do presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima; e do vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime/MT e Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, Silvio Aparecido Fidelis.

Alessio falou da importância de reuniões como essa para o para alinhamento de ações, aperfeiçoamento das práticas de gestão e fortalecimento institucional. “Agradeço a participação de todos e todas que vieram pra cá para trabalhar pela educação pública e a confiança de todas as seccionais no trabalho que foi desenvolvido até agora. Nosso empenho repercute diretamente nas nossas escolas e permite que o estudante tenha uma aprendizagem mais completa e interdisciplinar”, disse o presidente da Undime.


Logo após a abertura, o Sebrae iniciou a pauta sobre educação emprededora. Na ocasião, foram apresentados os resultados e dados sobre empreendorismo e educação. Além disso, os presentes alinharam pontos com o objetivo de estreitar os laços com as equipes do Sebrae em cada estado para implementar ações de educação empreendedora. “O Sebrae agradece por essa cooperação tão importante, pois com ela é possível mostrar aos dirigentes municipais a importância de se trabalhar a educação empreendedora nas escolas”, comentou a analista da Unidade de Educação Empreededora do Sebrae Nacional, Manoela Cordeiro Alexandre.

No início da tarde, o momento foi destinado a pauta interna da Undime. Na ocasião, foi colocado em discussão assuntos como: Plano Nacional de Educação (PNE); Conferência Nacional de Educação (Conae 2024); Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa); Conviva Educação; levantamento de cursos da Fundação Telefônica Vivo (FTV); o Manual de Implementação da Política de Integridade e Compliance (Conformidade), que normatiza e torna público o protocolo disciplinando rotinas e procedimentos a serem observadas no âmbito da Undime (nacional) e de suas seccionais, entre outros, para alinhamento interno.

O vice-presidente, Silvio Fidelis, agradeceu a participação dos representantes da Undime de todos os estados brasileiros no momento de formação e interação. "Juntos, neste dia, tratamos de assuntos que retratam o dia a dia dos gestores da educação. Em cada relato, em cada situação vemos que há algo que podemos fazer uns pelos outros nessa troca de experiências para as gestões em nossos municípios”.

Durante a reunião foi entregue, em primeira mão aos participantes, a edição impressa do volume 3 do livro da Undime "As mudanças decorrentes da BNCC, da Educação Infantil ao Ensino Médio". A publicação da Undime, foi organizada pelo presidente Alessio Costa Lima e pelo presidente da Undime Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, com coordenação-geral de Maria Edineide de Almeida Batista, coordenadora institucional da Undime, tendo a Fundação Santillana como a responsável pela edição e publicação.

A obra digital foi lançada durante o 19º Forum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o exemplar impresso será entregue a todos a todas as secretarias municipais de educação do país. O livro está organizado em cinco partes e conta com a colaboração de dirigentes e especialistas como Vital Didonet, Beatriz Abuchaim, Paulo Fochi, Hilda Micarello, Bernardete Gatti, Eduardo Deschamps, Dave Peck, Katia Smole, Alice Ribeiro entre outros.

Homenagem

No início das atividades, os participantes da reunião prestaram homenagem ao professor Carlos Rubens Araújo, que faleceu no útimo dia 5 de novembro. Rubens era Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos/AL e vice-presidente da seccional de Alagoas.

Confira mais fotos:

 

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional