Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escrevendo o futuro lança jogos para estimular escrita e argumentação de crianças e adolescentes

Todas as notícias Categorias

29/05/2019 Undime

Escrevendo o futuro lança jogos para estimular escrita e argumentação de crianças e adolescentes

Jogos gratuitos auxiliam professores a trabalharem gêneros textuais em sala de aula, em alinhamento com proposta da Olimpíada de Língua Portuguesa

Para auxiliar professores a trabalharem o gênero textual Artigo de Opinião com estudantes, o programa Escrevendo o Futuro lançou o jogo Pontos de Vista. O acesso pode ser feito por aplicativo para celulares e tablets, ou por computadores.

O objetivo é estimular crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, a argumentar sobre assuntos do cotidiano, num formato e linguagem atrativos para esse público.

O jogo é dividido em quatro etapas (Fato ou Boato; Meu Corpo, Meus Padrões; e Participação Política), e se inicia pela fase que o jogador mais se identificar. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados no jogo. Ao final, cada participante elabora um texto que será publicado dentro do aplicativo.

O jogo está disponível nos seguintes formatos:

Jogo de tabuleiro

Outra possibilidade de trabalho com gêneros textuais é o jogo de tabuleiro Questões Polêmicas do Brasil – O jogo da argumentação. Para brincar em equipe, os participantes podem baixar o tabuleiro em PDF no portal Escrevendo o Futuro.

O jogo de argumentação traz questões relevantes da atualidade, veiculadas em mídias como redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas. A proposta é discutir assuntos polêmicos a partir do desenvolvimento e confronto de argumentos, estimulando a capacidade reflexiva e argumentativa dos estudantes.

Outros jogos de aprendizagem para o trabalho com os gêneros textuais poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião também estão disponíveis no portal.

Fonte: Fundação Itaú Social

https://bit.ly/2EA96OX 


Parceria institucional